People who are different change the world

18/10/2011

Dia de fazer Pão, é dia de suspiros!

Porque será que fico sempre ansiosa quando chega o dia de fazer pão? Não percebo, tenho uma máquina que faz o trabalho todo sozinha, quase que me limito a deitar os ingredientes para dentro da cuba e ir espreitando o início do processo para ver se a farinha não se acumula nas paredes laterais. É o meu terceiro pão, os dois primeiros até que ficaram muito bem e foram desaparecendo da caixa sem ondas. Mas a verdade, é que fico preocupada, e se ficar péssimo? custa-me horrores pensar que vou ter que o atirar para o lixo! Cada vez que leio algum livro da especialidade, fico em choque com o rol interminável de probabilidades de o pão sair esburacado, achatado, massudo, sei lá as queixas são intermináveis! Hoje, após um aturado estudo de receitas de outro continente, impossíveis de traduzir literalmente para a nossa realidade, resolvi introduzir umas pequenas alterações muito subtis, como a junção de mel e de especiarias, para ver se consigo fugir daquela cor branca, branca deslavada! e agora já estou arrependida porque o mais certo é que o meu Pku as vá detestar...E ainda estou tentada a atirar umas passas lá para dentro, perdida por um, perdida por mil! Daqui a três horas e meia, verei o resultado....Suspiro!

9 comentários:

  1. Ui! Três horas e meia de espera? Isso é mais do que eu conseguiria suportar...
    Já fiz 5 vezes pão e só consegui aproveitar 1 deles. O Vasco não gosta (compreensivelmente) do pão embalado. Só cheguei ainda a uma conclusão: o pão feito com levedura fresca fica com um sabor muito melhor e a proporção é 25g (um cubo) para 500Kg de farinha. Experimentei adaptar uma receita do site cookforlove e resultou um pão douradinho e delicioso (todos comemos) pena é que passado 30m de ter saido do forno estava reduzido a uma queijada! Que frustração!! Mas eu já devia saber que não sendo utilizados os mesmos ingredientes o resultado é sempre diferente!! Mas não vou desistir até ter um pão dourado, saboroso e com uma ótima textura. Nem que experimente 100 vezes! Boa sorte Sofia!

    ResponderEliminar
  2. ...Olá "meninas"Tanto tempo para fazer o "pão nosso de cada dia"pois eu faço-o normalmente,manual, sigo a receita que acompanha a embalagem de farinha,pois cada farinha tem a sua receita,deixo levedar,logo que chega ao cimo da forma,coloco no forno a 200ºpor 40 minutos e não sai assim deslavado,vem com uma cor amarelada,e se vejo que quer mais um pouco de cor retiro da forma e levo mais um pouquinho ao forno e fica ótimo...beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Paula e Ana,
    Passadas as 3h30m, tive uma boa surpresa. A fotografia não mostra bem a cor do pão, mas tem um certo tom dourado, bonito! Abateu um pouco no topo, mas a consistência parece-me óptima e o cheiro também me parece diferente, com um toque de gengibre e erva doce. Falta a prova, mas ainda está quente....A Ana deve rir-se das nossas angústias de principiantes, mas isto com o tempo, vai lá!
    Beijinhos para as duas
    Sofia

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Sophia,tanto sofrimento por antecipação!não,não me riu pois oiço tanta gente a queixar-se que têm problemas com o pão mas se seguirem a receita que vem na embalagem acho que o resultado será muito bom,só um truque ,juntem uma colher de café de açúcar á massa do pão e deixem levedar,outro se acharem que está muito deslavado pincelem com um pouco de óleo e levem a secar ao forno...mas mesmo assim levem ao forno se o acharem muito branco e deixem dourar um pouco...é verdade que a loprofin o pão fica muito fofo,mas as outras farinhas também são boas,é mesmo só seguir as receitas...
    beijinhos,Ana

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelas dicas Ana!
    A vantagem da máquina, é que deixo-a a trabalhar sozinha após a primeira meia hora de baby sitting, e vou para a rua descansada tratar "das vidas"!
    É uma qualidade apreciável, há que reconhecer. Se fosse o forno não teria coragem de sair de casa...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ola Sofia, Cá em casa todas as semanas faço o pão para o André.
    Ele gosta muito de pão e todos os dias come uma ou 2 fatias, e também continuo a fazer a açorda de pão uma vez por semana.

    Uso o pão da loprofim ou da taranis, embora prefira o da taranis.
    Faço-o na maquina de fazer pão, e tb deito a agua morna, depois o fermento de padeiro +- 15 gramas, o óleo, a farinha e sempre uma colher de sopa de açúcar, e uma pitada de sal muito pouco.
    Sai sempre bem até agora, tem um senão é que acho sempre que o pão tem sempre um bocado o gosto do fermento, e tenho ido reduzindo a quantidade.
    Deito os ingredientes como vem na caixa e só volto a maquina qd ela apita a dizer que terminou.
    Fora isto fica sempre bem e o André adora com manteiga.
    só o tiro da maquina depois de estar frio, depois corto em fatias e congelo.
    Todos os dias tiro uma fatia e aqueço no microondas e fica fofinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Viva Ana Paula,
    Eu uso sempre a farinha Loprofin e tem saído sempre bem, fora a última vez que não usei máquina e os deixei cozer demasiado! O João é por fases, ora se entusiasma, ora lambe a manteiga e esquece o pão... Mas como amanhã tenciono mandá-lo para o colégio (ao fim de quinze dias em casa...), quero que ele coma uma fatia de pão como os outros meninos da Sala a meio da manhã. Eu retiro-o da máquina logo que apita e deixo-o arrefecer em cima de uma grade metálica. E até tenho funcionado bastante bem com a máquina. É a melhor maneira de eu não perder o controlo do tempo e poder fazer outras coisas. Hoje é dia para dizer, Pão por Deus! Pão por Deus!
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  8. Olá,

    Vou iniciar as minhas experiências de pão para o Guilherme! Já fiz o pedido da farinha só estou mesmo á espera que chegue para me aventurar! Mas estou bastante perdida :( . Quando falam em fermento de padeiro é aquele nosso normal que se pode comprar nas paderias?

    Obg
    Beijinhos
    Mª João

    ResponderEliminar
  9. Viva Maria João,
    Eu até agora usei sempre o pacotinho de fermento que vem dentro da embalagem da farinha hipoproteica. Até agora, mas irei experimentar o fresco que se vende em cubinhos no frio do Pingo Doce, por exemplo. Aconselho começar pelo básico e depois ir melhorando a receita, seguir as regras da embalagem e depois começar a adaptar ao gosto do Gui. Apesar do aspecto do pão ser bastante razoavel, ainda não consegui que o João aderisse. Atenção à sequência dos ingredientes e à temperatura da água.
    Boa sorte!
    Sofia

    ResponderEliminar