People who are different change the world

05/06/2012

Descobertas interessantes!

Bom, hesitei um pouco entre divulgar algumas destas descobertas. Isto porque parte delas fogem à regra batida dos 0,5g proteína por 100g e, portanto, tem de ser contabilizados na dieta, tendo presente que 0,5 equivalem a 1 parte pku.
Sou meramente uma mãe, não sou uma profissional do ramo da saúde e portanto não vou divulgar cálculos, nem sugerir que experimentem, nem aconselhar o que quer que seja. Vou limitar-me a divulgar o resultado das minhas investigações por uma questão de princípio.

E sem mais conversa, começo por partilhar convosco o site de produtos dietéticos em que os nossos amigos espanhóis fazem compras , chama-se Ecodiet News, o link é http://www.ecodiet.com/listado.php?seccion=1&dieta=2  e têm um catálogo de produtos especificamente pku, com alguns produtos já nossos conhecidos. Já encomendei algumas coisas, foram simpaticissimos, não foram muito rápidos e cobraram €16,00 de portes (o que é caro, mas vale a pena uma extravagância de vez em quando). O que verdadeiramente me motivou a comprar foi esta pequena maravilha, a morcilla patatera!

Um enchido feito à base de gordura de porco, batata, coentros, alho, pimento e sal. Uma delícia e segundo o produtor (enviei uma mail a perguntar a quantidade proteica já que o produto não a trás) não contém proteínas. A adição de umas rodelinhas transforma logo qualquer pãozinho, tortilha, pizza ou estufado. E devo dizer, sem exagerar, que prefiro o sabor e textura da "patatera" ao dos nossos enchidos tradicionais.

Continuando, outra grande descoberta é este verdadeiro chocolate que tem 2,5g/tablete 100g (Celeiro). É rico em cálcio. Tendo em conta que tem ainda uma quantidade considerável de proteína, utilizo na confecção de sobremesas para toda a família (para petiscar em pequena quantidade também é muito bom).


Este arroz vermelho tem apenas 3,88g/100g, o que representa cerca de metade do arroz normal (Celeiro). Leva mais tempo a cozinhar é certo (30m na panela de pressão), tem um grão mais curto e é mais estaladiço. Bom para preparar saladas. Uso também para ligar almôndegas ou hamburgueres.


Mistura para bolo Schar (Celeiro e Continente), que tem 0,4g/100g. É o meu próximo projecto a testar.

Natas à base de arroz e à base de côco, com 0,5g/100g (Celeiro). Duplicam de volume depois de batidas como um verdadeiro chantilly.

E por último, bolacha maria da Schar (Celeiro e Continente), com 1,8g proteína/100g bolacha, sendo que cada bolacha tem cerca de 7g. Estas bolachas são ótimas e o Vasco adora. Muito boas também para fazer sobremesas para toda a família.


Boas compras família metabólica!

13 comentários:

  1. Viva Chef Paula!
    A Patatera deve ser de cair para o lado de boa! Tens que explicar tintim por tintim como é que se encomendam ou onde se compram. Já estou fã ao primeiro olhar. As bolachas Maria poderão ser a tal chave para o bolo Universal de bolacha! Também adiro e já as vi no Celeiro. O arroz integral, não sei, detesto arroz integral, mas vou tentar manter uma open mind, hehehe!
    Obrigadinho pelas deliciosas descobertas partilhadas.
    A alimentação dos nossos filhos não voltará a ser a mesma.
    Gros bisous
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Gente tenho que fazer um protesto rsss preciso dessa loja celeiro aqui no Brasil, rssss infelizmente já entrei em contato e eles não tem filial aqui. Aos poucos vou descobrindo coisas que não possuem proteína ou que tem baixa quantidade, a vida vai se acomodando e a gente vai aprendendo a lidar né.

    ResponderEliminar
  3. Ó Meninas,
    E se fizéssemos uma pressão sobre o Corte Inglês para ver se eles encomendam umas Morcilas Patateras(sem os custos de 16euros de transporte)?
    Era uma boa ideia?
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  4. Boa ideia Sofia, é que segundo me foi dito estas morcillas também se vendem no El Corte Inglês em ESpanha. Eu estive no Supercor este fim de semana e informo que as sugestões de produtos a importar devem ser apresentadas na recepção do supermercado. Vamos pressionar!

    ResponderEliminar
  5. Apoio 100% :)
    O El Corte Inglês é dos supermecados que tem mais coisas para nós.
    Tanto o de Lisboa como do Porto, mas curioso que há coisas que encontro num que não encontro no outro. Os belos croissants deliciosos só encontrei no do Porto. Mas em Lisboa, descobri vários tipos de pão com 0% de proteína, incluíndo pães para hamburguer. Também encontrei os pãezinhos tipo de aperitivo, estaladiços que se encontram muitas vezes nas pizzarias, ao lado dos talheres. Tinham dois sabores, ervas e tomate. Ambos são divinais. Pena que na Suíça não haja El Corte Ingles. Contudo, fiz aqui umas encomendas de novos produtos que não temos acesso. Quando a encomenda chegar conto-vos tudo! :) Um beijinho dos Alpes*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ter notícias tuas, Susana!
      E como é a vida de uma Pku por terras alpinas? Como é que arranjas os produtos hipoproteicos? Há alguma Associação que dê apoio? Podias fazer uma reportagem e contar como é.
      Beijinhos
      Sofia

      Eliminar
  6. eu vou encomendar as morcelas e queria que me reenviasses o mail que te mandaram e outros produtos +.
    O el corte inglês com a cobra de 15 euros envia-me os produtos a casa que estão longe 300km.
    Vou hoje ao continente acabar de pesquisar uns produtos se puder posto aqui.
    As bolachas maria eu li e tem ovo e leite e não nos deixam.

    beijinhos obrigada a todas.
    o meu mail: cati.c.costa@gmail.com

    ResponderEliminar
  7. Boa noite Paula :) poderas me explicar como e que se faz a encomenda, e que la pede tipo o numero de socioe assim e nao entendi la muito bem.
    E podes me explicar tudo o que sabes sobre produtos de la ou mesmo catalogos? aqui envio-te o meu e-mail diana-quelhas@hotmail.com.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Olá Diana,
    A informação que tenho é apenas a que consta no site da Ecodiet. Para ver os produtos pode aceder ao link que referi e clicar no detalhe do produto para ver a composição.
    Quanto à forma de encomendar pode ser por telefone, fax, ou através do próprio site. Está tudo explicado aqui
    http://www.ecodiet.com/contenido.php?id=6.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Paula, desculpe só ter respondido agora mas não tinha visto a sua resposta.
      Obrigado por me esclarecer a duvida Cumprimentos :))))

      Eliminar
  9. ola já fiz a encomenda e chegou em 3 dias....
    As Madalena são fofas e uma delícia melhores que as da receita que vem na farinha Sanavi.
    O resto ainda não comi, mas o chouriça não veio e não me explicaram o porquê?

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Catarina, é melhor contactares a empresa e perguntar isso mesmo. Não te enviaram um mail a confirmar o que iriam fornecer? Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já me esclareceram disseram que não paguei a choriça e alem disso não a enviaram porque as que tinham passava a validade em 2 dias...
      Por isso quando voltar a encomendar encomendo-a também...
      beijinhos

      Eliminar