À procura de substitutos de batata, fiz finalmente uma experiência com a mandioca. Segui as sugestões de quem sabe, e depois de descascada a mandioca, cortei-a aos palitos grosseiros e cozi-a em água a ferver com sal durante aproximadamente 15 minutos. Bem escorrida e colocada no forno num tabuleiro com um fio de azeite, mais quinze a vinte minutos e voilá!
Uma delícia. Eu adorei e o João ficou muito desconfiado e quando deu por isso já tinha desaparecido do prato....Frita e mergulhada num molho de tomate ou uma espécie de maionese também deve ficar deliciosa.
A mandioca, segundo a Tabela com teores de proteína e de fenilalanina em alimentos in natura do Brasil, fornece 48mg de Phe por 100gr de produto, logo, fazendo contas simples, chegamos à conclusão de que:
1 Parte de mandioca= 42gr*
*Atenção que este valor resulta da aplicação de um cálculo simples que fiz para uso particular, seguindo as regras que nos são fornecidas para aplicação geral.
*Atenção que este valor resulta da aplicação de um cálculo simples que fiz para uso particular, seguindo as regras que nos são fornecidas para aplicação geral.
Cara Chef Sofia,
ResponderEliminarComo tinha uma mandioca a dormitar lá em casa experimentei fazer a tua receita, apenas acrescentei um pouco de alho em pó e levei ao forno por 30m. Resultado: estaladiça, saborosa, DE-LI-CI-OSA! Obrigada e beijinhos
Aqui no Brasil extraímos a fécula da mandioca e fazemos um pão, aqui chamamos de tapioca, tem 0% de proteína e é uma delicia.
ResponderEliminarViva Fran,
ResponderEliminarNão quer dar-nos uma ajuda e ensinar-nos como se faz esse delicioso pão hipoproteico de tapioca?
Íamos adorar!
Um abraço
Sofia