People who are different change the world

26/01/2012

Mandioca, finalmente!

À procura de substitutos de batata, fiz finalmente uma experiência com a mandioca. Segui as sugestões de quem sabe, e depois de descascada a mandioca, cortei-a aos palitos grosseiros e cozi-a em água a ferver com sal durante aproximadamente 15 minutos. Bem escorrida e colocada no forno num tabuleiro com um fio de azeite, mais quinze a vinte minutos e voilá! 
Uma delícia. Eu adorei e o João ficou muito desconfiado e quando deu por isso já tinha desaparecido do prato....Frita e mergulhada num molho de tomate ou uma espécie de maionese também deve ficar deliciosa.
A mandioca, segundo a Tabela com teores de proteína e de fenilalanina em alimentos in natura do Brasil, fornece 48mg de Phe por 100gr de produto, logo, fazendo contas simples, chegamos à conclusão de que:
1 Parte de mandioca= 42gr*


*Atenção que este valor resulta da aplicação de um cálculo simples que fiz para uso particular, seguindo as regras que nos são fornecidas para aplicação geral.

3 comentários:

  1. Cara Chef Sofia,
    Como tinha uma mandioca a dormitar lá em casa experimentei fazer a tua receita, apenas acrescentei um pouco de alho em pó e levei ao forno por 30m. Resultado: estaladiça, saborosa, DE-LI-CI-OSA! Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Aqui no Brasil extraímos a fécula da mandioca e fazemos um pão, aqui chamamos de tapioca, tem 0% de proteína e é uma delicia.

    ResponderEliminar
  3. Viva Fran,
    Não quer dar-nos uma ajuda e ensinar-nos como se faz esse delicioso pão hipoproteico de tapioca?
    Íamos adorar!
    Um abraço
    Sofia

    ResponderEliminar