People who are different change the world

03/10/2014

A Escola Primária, o pequeno almoço Pku

À saída da escola
O primeiro mês de escola está quase completo e as novas rotinas já estão instaladas, três vezes ao dia subo ao Castelo e apesar do dia cortado ao meio, não consigo já imaginar-me sem aquela hora de almoço passada no meio das criancinhas, partilhando os braços com as funcionárias do refeitório que me recebem de cara aberta, sorrisos francos e piada fácil. Também acho difícil libertar-me do alegre convívio dos pequeninos que são realmente adoráveis, criativos e espontâneos. Enquanto falam comigo com ar inocente, vão dando pontapés uns aos outros por debaixo da mesa, comem o papel dos individuais, fazem trinta por uma linha! As meninas falam-me da Princesa Sofia e eu chamo-as de princesas também. Ganham-se cumplicidades, o João na segunda semana começa a demonstrar o seu mau feitio à refeição, acha sempre que eu lhe envio uma enorme quantidade de comida, a sopa está sempre muito quente, o arroz é dramático, não suporta o cheiro da comida dos outros até ficar sentado quase de costas à mesa e em grande aflição, é pastelão, tem ataques de tosse (propositados ou não!) é difícil! 
Eu queria ir-me libertando devagarinho, começar a não ir um ou dois dias por semana, mas sinto-me bastante agarrada, a tosse do João preocupa-me sempre, come mal e se forçado, vomita, o que bem sabemos que é a pior das piores opções.
E as cenas da alimentação começam logo ao pequeno almoço, levanto o João sempre com o tempo necessário para ele poder tomar descansadamente o pequeno almoço, 20 ou 30 minutos para uma caneca normal com a mistura do "leite" com aminoácidos morno e umas colheres de papa de forma a que fique rala para poder ser bebida sem dificuldades. O tempo nunca é suficiente para que tenhamos sossego, acabo sempre por me irritar, até que comece a tomar o leite, são só problemas, está muito cheia! está muito quente! entrou uma abelha na cozinha, quer contar-me histórias, chora se insisto com ele, tosse, não sei se já sabe que eu modero logo a atitude quando começam as tosses. Investiga a lancheira da escola, refila com a barrinha dos aminoácidos, "detesto!", é a vida, tem que ser. Só relaxamos quando nos pomos da porta para fora.

Aqui deixo a pergunta, Mamãs Pkus, quais são os vossos truques e estratégias para que o pequeno almoço corra bem, com tranquilidade? E com a dose de aminoácidos toda tomada, claro, esta é uma questão imprescindível.

Sem comentários:

Enviar um comentário