People who are different change the world

12/10/2014

Outubro, o tempo das Castanhas

o fruto desejado
Foi ontem ao passarmos no Largo do Chiado, que o João me pediu, este ano pela primeira vez, "Mãe, Castanhas, por favor!" E assim foi, comprei um pacotinho com meia dúzia, por causa das tosses, e dividimos irmãmente o delicioso conteúdo. Quero eu dizer, o João comeu 3 castanhas médias o que pesado sem casca, dará aproximadamente 25g.
Muito a propósito deste tema, uma das nossas queridas dietistas do Serviço do HSM, a Drª. Inês Asseiceira, teve a amabilidade de me enviar a  informação nutricional sobre este fruto maravilhoso do Outono que é a Castanha Europeia, e assim temos que:

Composição nutricional da castanha (europeia, assada) por porção (143g)
E: 350kcal
P: 4.5g
HC: 75.7g
G: 3.1g
phe: 192 mg

Assim uma parte de castanha (20mg de phe) corresponde a 14g de castanha. 
Em média uma castanha crua com casca pesa 18g e uma castanha cozida com casca pesa 10g

1 - Castanha assada com sal na Tabela do INSA
Proteína: 3,5mg/100gr
Rica em Hidratos de carbono, Vitamina A, Vitamina C, carotenos, e em minerais.

Ontem o João comeu "as partes da fruta" do jantar num lanche inesperado e delicioso na rua. Não resistimos ao perfume outonal dos assadores de castanhas na rua e com uma gestão do Plano Alimentar aberta, elástica, estica aqui, encolhe ali, conseguimos integrar alguns extras que à primeira vista, poderiam ser simplesmente excluídos.  É claro que, o João tem estado nas últimas semanas com os valores dos doseamentos bons, porque de outra forma eu não permitiria esta pequena incursão por territórios tão restritos. 
Viva o Outono! Vivam as castanhas assadas de rua! E um grande bem haja à Dra. Inês Asseiceira!

1 comentário:

  1. Ah castanhas, que delicia! O Vasco não liga nenhuma mas eu adoro. Também há castanhas congeladas no supermercado e o valor proteico por 100g é menor que o indicado. Vou verificar o valor correcto e depois digo. Bjs

    ResponderEliminar