People who are different change the world

11/11/2012

Finalmente, a primeira semana completa.

A celebrar a primeira semana inteirinha de colégio,ao fim de dois meses. Segunda, terça, quarta, quinta e a sexta finalmente sem birra, ou não fosse o dia da Festa de São Martinho do Colégio! 
Na sexta-feira já não houve choro, quando o larguei de manhã, só trombas. É o momento verdadeiramente mau do dia. Saio destroçada e com vontade de o arrancar de lá, sem conseguir controlar a angústia e os remorsos de deixar o meu menino. Fico a contar o tempo para o ir buscar. Ao fim de dois meses, o João passou 90% do tempo em casa doente ou a recuperar de uma qualquer infecção. Em consequência, nunca conseguiu fazer a integração na sala, pois nunca ficou o tempo suficiente para criar laços com os amiguinhos e o corpo do Colégio. Aproveitei o regime de excepcionalidade que as Irmãs abriram para mim e tomei o pequeno almoço no claustro todos os dias, e estive o maior tempo possível na Sala, a ver os trabalhos e desenvolvimentos do pequeno.
Na sexta-feira que foi dia de castanhas (comeu quatro autorizadas!) e muita dança e alegria, foi o primeiro dia em que me senti pela primeira vez aliviada, leve e feliz por o deixar. Durante a tarde de festa esteve todo o dia a fugir de mim,  sempre atrás da Educadora, a dançar e a pular, ou a controlar-me à distância e nunca pretendeu sair e ir para casa. Uma vez iniciado o processo de integração não há volta atrás, seriam muito maiores os danos e iria dificultar gravemente a socialização da criança. Primeira semana, primeira Vitória!

3 comentários:

  1. Emocionada com o seu testemunho e a imaginar quando chegará o nosso dia, sem ansiedade para isso é claro, um dia de cada vez, assim como o João está vivendo os seus dias na escolinha, um de cada vez.

    ResponderEliminar
  2. Olá Sofia
    Mais uma etapa vencida.
    Cada vez que leio os seus testemunhos, da-me cá um friozinho na barriga só de imaginar que tb irei passar por isso, mas como todas as mães, aos pouquinhos iremos ultrapassar etapa por etapa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Mt parabéns meus queridos, espero que tudo continue a evoluir pelo melhor.
    A primeira prova de fogo está ultrapassada, mas continua a doer deixa-los no colégio quando eles são mt agarrados a nós.
    A minha Iny frequenta o colegio desde que nasceu e ainda hoje me pediu para ficar comigo todo o dia e para não a deixar na escolinha (onde ela tem amiguinhas que adora e não para de falar nelas ao final do dia).
    Custa sempre .... mas temos que ganhar alguma resistência
    beijinhos metabolicos

    ResponderEliminar