People who are different change the world

14/09/2012

Churrasco

Espetadas de tomate roxo, cogumelos e pimento, batatas doces do Algarve, pimento e bananas quase prontos a grelhar
A primeira semana de escola dos meus filhos está a findar e foi stressante ao máximo! Ambos mudaram de escola, tive de percorrer o caminho de explicar o regime alimentar do Vasco, conseguir adaptar refeições, entregar tudo o que me foi pedido, conseguir conter as lágrimas cada vez que os deixo a chorar na escola...estão a ver não é!
Mas o fim de semana aproxima-se e finalmente podemos descontrair um pouco e não conheço melhor forma de o fazer do que estar com a familia e amigos, aproveitar o bom tempo e ir à praia e, no final do dia, uma refeição (confeccionada) ao ar livre, por outras palavras um belo churrasco!
Infelismente este ano não pudemos fazer um churrasco-piquenique com todos, mas no próximo ano não escapa!
Na era pré-Vasco apenas me limitava ao trivial: carne ou peixe, pimentos e maçarocas de milho ocasionalmente. O que eu estava a perder! O mundo vegetal oferece-nos tantas coisas boas que podem fazer parte de um belo churrasco, que pena que só este ano começei a explorar!
Bom mas queria deixar-vos estas sugestões que já experimentei e adorei e recomendo vivamente, porque um bom churrasco tem de ser obrigatoriamente para todos!
As espetadas de legumes já mostrei por várias vezes e basta temperar com um pouco de azeite e sal e deixar dourar na grelha.
As batatas doces assadas nas brasaa são a maior descoberta: basta lavar bem as batatas, embrulhar em papel de aluminio e colocar directamente nas brasas. O tempo de confecção depende das batatas e das brasas (convem usar mais pequenas para assarem mais depressa e pode-se usar qualquer tipo de batata). Geralmente demora cerca de meia hora. Depois é só desembrulhar, abrir e colocar uma noz de manteiga e está pronto a desgustar. Todos adorámos as batatas assim. 


Já experimentei grelhar também vários legumes como beringela, tomate, pimento, espargos (na foto) e courgete (na foto). A confecção é basicamente: preparar os legumes inteiros ou cortados às rodelas ou tiras, temperar a gosto, levar a grelhar e já está: simples, saboroso e saudável.
Mas se pensavam que iamos ficar por aqui estão enganados. O que me dizem a uma banana caramelizada na grelha? E com uma bola de gelado a acompanhar?! Basta cortar as bananas ao meio longitudinalmente, povilhar as metades com açucar mascavado claro, levar a grelhar a parte povilhada com açucar por uns minutos (cuidado porque queima facilmente) e temos uma sobremesa divinal, com o mínimo de esforço e o máximo de sabor! Mas também se podem grelhar outras frutas como ananás ou pêssego.
Tudo bons motivos para descobrirmos e aproveitamos ao máximo um belo churrasco!

Beijinhos e espero que esteja tudo a correr bem!

6 comentários:

  1. Ai que delícia, aqui nos festejos de São João sempre colocamos batatas para assar na brasa, pois acendemos fogueiras do dia 23 para o dia 24 de junho aí pela manhã só restam brasas e desde criança via meus avós colocando as batatas para assar na fogueira,hoje eles já se foram , mas eu faço questão de manter essa deliciosa tradição.Ah, dá pra assar abobora também no forno.

    ResponderEliminar
  2. Viva Chef Paula!
    Ora temos aqui um verdadeiro tratado de churrasco! Eu sou uma verdadeira ignorante nesta matéria, nem nunca fiz nenhum, a única aproximação que tenho e já vai bem longe, era assar as massarocas na lareira na época da desfolhada, que se bem me lembro era por esta altura. Que saudades da festa e do milho rei... Mas para o ano o nosso piquenique de Verão vai ser uma aula ao vivo de churrasco By Chef Paula e seu Ajudante Mor José Pedro ( movido a jolas, hehehe!) As batatas doces assadas no forno,envoltas em alumínio são uma das minhas sobremesas favoritas e ainda não as dei a provar ao João, imagina! E agora também não posso fazê-lo porque tenho ordens estritas para cortar com batata, banana, e outros mais ricos. Acabamos o Verão com valores a dar um salto até às alturas! E para não variar, sem qualquer causa evidente. C'est la vie.Fico-me positivamente a babar pavlovianamente,para as tuas courgettes, batatas doces, bananas, espargos e tudo o mais!Acredito que seja uma refeição consolo ideal para a primeira semana de colégio. Para a semana sou eu a penar com a primeira semana de colégio!
    A abóbora no forno é também uma delícia ou de qualquer maneira mesmo. Ainda hoje cortei-a aos cubinhos e fritei-a ligeiramente no azeite como se fossem batatas(estou proibida!), e juntei-a à panqueca, ficou deliciosa e foi prontamente devorada.
    Obrigado Super Chef Paula por mais este tratado.
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Ó Chef,
    Que história é essa do tomate roxo? Já fiquei com a pulga atrás da orelha...
    Bjs
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Chef Sofia!
      É um variedade de tomate que comprei no mercado (não me lembro em qual desgradaçadamente...), mas já sequei as sementes para ver se consigo plantar em vaso. Bjs

      Eliminar
    2. Querida Chef,
      Desejo-te muita sorte na tua vocação de hortelã.
      Votos sinceros
      Sofia

      Eliminar
  4. Humm essa banana assada deve ser optima. E o churrasco de legumes delicioso. Eu ás vezes costumo fazer na minha churrasqueira eletrica improvisada na varanda :) Já experimentaram fazer também a mistura de legumes no fornos (Courgete, Beringela, Cenoura, Cogumelos, tomate, cebola) com um fio de azeite e sal, fica delicioso...cá em casa adoramos! O Gui é que ainda não teve o prazer de provar, mas de certeza que também vai adorar!

    Beijos e boa sorte para o colégio, esta semana vai ser mais fácil e Sofia coragem tudo vai correr bem!

    Mª João

    ResponderEliminar