People who are different change the world

20/09/2012

O dia seguinte

O claustro do Colégio
Hoje seria a prova de fogo, mas para meu grande espanto foi com a sua colaboração que nos despachámos a correr para não chegar tarde ao colégio. Papa devorada, tudo prontinho e corrida pela rua até chegarmos pontualmente à hora. Mais uma vez fui convidada a assistir ao início dos trabalhos da classe. O tema das quintas feiras é o recorte à tesoura, o que é sempre um tema aliciante. Como na véspera, sentei-me numa cadeirinha próxima do grupo e assisti à canção da manhã seguida de uma pequena oração quase comovente (é um colégio católico mas aberto a todas os credos). O João não se quis juntar ao grupo, mas foi interpelado e respondeu correctamente relativamente ao tema do conto da véspera revelando que esteve atento. Recusou o bibe, não se sentou com os outros meninos no tapete, mas ficou agarrado a mim e um pouco irrequieto. Hoje, logo após a "hora do conto", assim como o cãozinho Lulu disse "Adeus" ao seu amigo Mulato, a João disse "Adeus" à sua Mamã e fui rapidamente convidada a desaparecer! Um beijo rápido, um abraço e o meu pedido para que comesse bem ao almoço  e até logo. Sem ondas mais uma vez. O meu tempo de presença foi reduzido a metade, mas também resolvi vir buscá-lo bem cedo e fazer um programa bem divertido à tarde. Assim foi, logo a seguir ao almoço, encontrei a Educadora, que entre gargalhadas me contou as aventuras cómicas do João na Sala, as malandrices, as manhas, mas que esteve impecável. Fiquei um pouco enciumada, não estou habituada a partilhá-lo com mais ninguém e gosto de ter o exclusivo das gracinhas e dos mimos, mas c'est la vie! Ele terá que crescer e eu que o soltar. Fez um desenho com os outros inspirado pelo cão Mulato, digitinta que adorou, comeu a sopa toda e metade do arroz e mais um figuinho. Estava super bem disposto e fez-me uma grande festa. Fizemos os dois um belo programa à tarde com o seu grupo habitual de companheiros de brincadeiras. Dei-lhe a papa do lanche mais cedo para evitar a indisposição de ontem. Contou-me alguns episódios dos meninos e da "minha professora", e ainda não foi desta que os problemas surgiram. Só para vos fazer entender o quanto me levaram a sério no colégio, ontem a Educadora quando me telefonou, perguntou-me se poderia dar água  a beber ao João. Amanhã será outro dia e a ementa do colégio é pescada cozida com salada camponesa e ovo cozido, não sei que faça de parecido porque estou com a batata posta de lado até ao próximo doseamento. Acho que vou repetir o crepe maravilha...
Queria também dizer-vos que apesar de ser uma Mãe Pku em Síndrome de Abstinência, a verdade é que hoje tirei barriga de misérias e passei a manhã calmamente a tratar de assuntos há muito adiados e ainda deu para dar uma voltinha a pé, almoçar sossegadamente, coisa impossível de acontecer com  o meu bicho pequeno, neste dia maravilhoso, neste Setembro abençoado. Estes quase quatro anos de dedicação absoluta, dia e noite. noite e dia, pois não tenho apoio de Avós ou outro, são muito esgotantes, e saber que podemos partilhar a responsabilidade com outros que ganham rapidamente a nossa confiança é também muito bom. Para eles que ganham novos mundos e para nós que também já fomos e somos mais do que Mães.

2 comentários:

  1. Que bom, tudo vai correr bem, o João é um valente e vai-se adaptar bem! Aproveite para se mimar um pouco! Nós mamãs especiais também precisamos de mimos :) beijo grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Maria João,
      Acho que essa é uma grande verdade que vamos esquecendo com a nossa dedicação aos nosso meninos queridos. Nós também temos que ganhar o nosso espaço, quanto mais felizes estivermos mais felizes os vamos tornar. Mimos para as Mães Metabólicas, precisam-se!
      Obrigado Maria João, graças a Deus está a correr bem e também acho que temos que ir partilhando as boas experiências. Não é tão difícil como parece. Só tenho medo mesmo é das infecções e das viroses. E o Gui? Qualquer dia o Gui salta do baloiço e vai a correr brincar com o João!
      Beijinhos
      Sofia

      Eliminar