People who are different change the world

18/09/2012

Spaguetti, a estreia!

A técnica perfeita
Hoje ao jantar foi a grande estreia do João com o spaguetti. E em grande, porque o prato foi devorado num ápice. Tenho a dizer que fiquei muito bem impressionada com a qualidade deste esparguete da Loprofin, em tudo semelhante ao nosso e à forma impecável como fica depois da cozedura. Uns legumes salteados uns minutos na frigideira, uma colher de natas de arroz por cima, e o jantar está servido! Excelente, todos adoramos massa cá em casa, todos jantámos spaguetti hoje, só o molho foi diferente. Na verdade, o João poderia ter comido o nosso molho também , mas como é um picuinhas com a cebola, com os espargos, com as peles do tomate... ficou-se por uns cubos de abóbora salteados com azeitonas pretas. Nada mau para quem está a dieta da dieta! Quando crescer, vai poder aderir aos meus molhos "crescidos". Vou repetir mil vezes, logo as fotografias dos pratos irão aparecer, que desta vez nem deu tempo. Mais um básico conquistado para a lista dos pratos da família, só me falta mostrar-lhe o video da Lady e do Vagabundo para apurar a técnica....

8 comentários:

  1. Olá Chef Sofia!
    O esparguete da Loprofin é realmente muito bom e costumo fazer muitas vezes para o Vasco. Parece que adivinhaste, é que ontem ao final do dia estive a fazer almondegas e hoje vou tratar de preparar bolonhesa de cogumelos, dois acompanhamentos perfeitos. O meu congelador ficou vazio com este ritmo de férias. No fim de semana foram os hamburgueres de batata doce, sopas e pão. Esta semana mais pratos se seguem: ratatouille, couve flor gratinada...uf!
    Beijinhos e bons cozinhados

    ResponderEliminar
  2. Ola Paula, as almôndegas que fala são feitas com o substituto de carne ?
    Ou tem outra receita?
    Ontem estive a fazer dessas almondegas mas achei o cheiro muito forte, embora tivesse juntado alguns legumes como o chefe da glutamine ensinou na receita, para ver se não fica mt forte o sabor mas acho que o andre não vai gostar.
    Esta semana vou estufar e ver o resultado. beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Paula,
      Ainda não utilizei o substituto de carne, resisto um pouco a este tipo de produtos porque, no que me é possível intervir, gosto que a alimentação do Vasco seja o mais natural possível. Costumo fazer almondegas utilizando a minha receita do rolo de legumes http://pkumetabolicas.blogspot.pt/2012/02/rolo-de-legumes.html . Depois de confeccionada a receita do rolo moldo bolinhas e levo-as ao forno em tabuleiro untado ou levo à frigideira levemente untada só para "selar" o exterior e impedir que se desfaçam depois.
      Costumo congelar porque faço em grande quantidade. Depois é só descongelar a quantidade necessária e juntar molho de tomate. Também já experimentei fazer almondegas partindo da base da bolonhesa de cogumelos e também ficam boas. Temos de ir variando. A base é sempre escolher os legumes pretendidos, triturar e refogar em alho e cebola. Temperar a gosto e juntar pão ralado e arroz bem cozido e triturado para dar liga.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. eu experimentei com o substituto antigo de carne e adorei juntei um pouco de farinha para não se desfazer tão facilmente.
      Agora que não gosto do novo substituto vou tentar essa opção.

      obrigada

      catarina

      Eliminar
  3. Ola Paula e Catarina, amanha o André vai comer ao almoço, mas tb isto de fazer almôndegas com umas saquetas de pó não me cai lá mt bem, faz-me cá confusão na minha cabeça, como eu não gostava para mim, tb não gosto para ele, mas amanha vou provar a ver como fica.
    tenho que ler bem a tua receita do rolo de carne, e fazer em almôndegas, obrigada pela dica.
    Como fazes as bolonhesa de cogumelos? é estufar os cogumelos?

    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Paula,
      A receita de bolonhesa de cogumelos que faço é a do site cook for love http://www.cookforlove.org/node/3 e é deliciosa.
      Utilizo também a base desta receita para fazer bolonhesa com carne.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Ola Paula
      A receita dos cogumelos já tirei(tive de me registar) e traduzi no Google deve ficar muito bom.
      Agora uma duvida, a Paula faz em grande quantidade e pode-se dividir por refeição e congelar?

      Agora do rolo de legumes dá para fazer em almôndegas e hambúrguer? E os molhos que coloca por cima antes de levar ao forno em tabuleiro como faz qd é nas almôndegas?
      Depois de estarem moldadas as bolas passa na mesma pelo molho de soja,mostarda,e ketchup? Os cogumelos podem ser cogumelos brancos?

      Tenho mesmo que começar a diversificar as refeiçoes do André, pois já há muito que não junto novas receitas.

      Há as almôndegas do substituto de carne ficaram horríveis, foram direitinhas para o lixo, embora tenha juntado cenoura,tomate cebola azeitonas, aquele sabor do substituto continua lá, nem eu nem o meu marido conseguimos comer, logo ao André nem lhe dei a provar, até poderia gostar , mas eu detestei e optei por não lhe dar.
      Agora tenho de fazer as suas almôndegas.

      Também ando com umas ideias de fazer um puré com fécula de batata bem grossinho e juntar por exemplo os cogumelos a bolonhesa tudo junto e moldar em bolinhas e depois ir ao forno. tenho mesmo de me dedicar .
      Paula muito obrigada mesmo.
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Olá Ana Paula,
      Praticamente tudo o que é faço é em grande quantidade e congelo. A bolonhesa também congelo em doses e esta receita é mesmo deliciosa. Pode ser feita com qualquer tipo de cogumelos.
      Só o rolo de legumes é que leva o molho de mostarda e ketchup. Quando moldo em hamburgueres (também dá para fazer) e almondegas e só moldar e levar ao forno em tabuleiro untado e sem molhos. Depois é só congelar.
      Beijinhos

      Eliminar