People who are different change the world

11/09/2012

Conselhos para a Escola

Mesmo a propósito! O excelente site catalão Guia Metabólica publica um artigo muito interessante para os Pais, que como moi-même, têm que lidar com as novidades da escola e a entrada de um Filho PKU. Destaco alguns dos conselhos que traduzi e adaptei à minha medida.
  • É essencial o contacto entre a família e os responsáveis da cozinha da escola para possibilitar uma antecipação dos menús e estudar os possíveis pontos de contacto com a dieta da criança.
  • Entregar um pequeno dossier na escola com:
  1. As características da doença.
  2. A dieta diária da criança (no meu caso a cópia da dieta do Hospital).
  3. Se tomar um suplemento ou fórmula, especificar o número de tomas e as horas a que o deve fazer.
  4. Entregar uma lista de alimentos permitidos e proibidos, tipo semáforo (leitura clara e óbvia!).
  5. Listar os alimentos possíveis na dieta e de venda livre, detalhando as marcas.
  6. Eu imprimi uma cópia do Folheto para professores disponibilizado no site da apofen. Acho-o um pouco extenso, mas está lá tudo.
  7. Vou também entregar uma cópia da Tabela de Equivalentes para Fenilalanina
  • Pedir o Menú semanal com antecedência para entregar os produtos semelhantes e que a cozinha da escola possa preparar, como massas e arroz, ou para poder adaptar o prato enviado de casa de forma a que possa ter algumas semelhanças. No meu caso particular, o João terá que levar o almoço integral de casa, pois o Colégio tem uma empresa externa que lhe presta esse serviço. Azar o meu!
  • Enviar um pequeno stock de pão já dividido em doses individuais.
  • Prever e deixar também um pequeno stock de bolachas ou chocolates para as ocasiões especiais em que haja a partilha entre as crianças de guloseimas. É útil pedir as datas festivas do Colégio ou de aniversários dos coleguinhas da sala, para evitar surpresas e que a criança fique sem alternativas nesse dia.
  • Uma boa planificação evita os menús repetitivos e permite uma boa diversificação.
  • E acima de tudo, ANDAR SEMPRE EM CIMA DO ACONTECIMENTO! É o que tenciono fazer. Vou ser a mãe chata e ansiosa? Pois vou.
O artigo disponibiliza também umas tabelas com sugestões de refeições e lanches para adaptar, verdadeiramente fantásticas! Aconselho vivamente a leitura.

Menú controlado en proteínas (consejos para la escuela) | Guía metabólica

6 comentários:

  1. Olá Sofia!
    Como sempre estás em cima do acontecimento e estas dicas preciosas são a prova disso.
    Não estou em início de percurso mas os miúdos mudaram de escola o que é igualmenter stressante! O Vasco tem-se dado muito bem mas é o único a levar comida de casa! Tenho tentado fazer adaptações para as refeições serem parecidas. Ah e é o único a comer papa ao lanche (muito embora já esteja farto dela) os outros é pão e leite ou iogurte.
    Entreguei na escola o folheto da Apofen e a declaração do HSM. Deixei na escola um stock de bolachas e elaborei um resumo das proibições e das refeições que ele faz na creche (nomeadamente a explicar a preparação da papa muito embora já leve tudo pesado) para colar no caderninho que ele tem. A única coisa que autorizei que ele comesse na creche é a fruta que comem a meio da manhã! Uf! Vamos ver como corre. Beijinho e espero que corra tudo bem com o João

    ResponderEliminar
  2. A mim confesso que foi mais simples, apesar de os professores e funcionários saberem muito pouco da doença pelo que sei, tem siente de que não posso comer grande parte da comida.
    Levo a comida de casa o lanche constituído por: bolachas / iogurte daqueles de fruta do supermercado para bebés ou agora uma madalena espacial e na escola compro o sumo (se não o levar também) e fruta, no verão têm na escola gelados de gelo que me dão para consular.
    Quanto ao almoço, começei tarde só aos 13 anos a almoçar na escola, levo a comida de manhã eles guardam-na na cozinha à hora aquecem no microondas ou em banho maria e servem-me da escola como a fruta e salada e legumes que costumam ter.
    Nem sempre a comida era parecida com a deles, mas havia sempre colegas que tentavam tirar-me uma massa ou um cogumelo do prato e na hora do intervalo pedia-me um cantinho da bolacha para provarem...
    Por isso não tenham muito receio, se ensinarem à criança antes de ir a algum lugar onde tenha comida que não é dele, ensinem-no a perguntar se pode á mãe.
    Mostrem-lhe o que deve ou não comer, ele vai aprender e aí será tudo mais fácil.
    Eu aprendi desde pequena a perguntar quando tinha dúvidas e a saber o que posso ou não e em que quantidade para facilitar a segurança e a socialização com os outros...
    Boa sorte para o inicio da escolinha!

    beijinhos


    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Sou a Sandra mãe dos gémeos.
    Tenho andado numa ansiedade louca, os meus pestinhas começam a escolinha na próxima semana.
    Imagino a vossa preocupação, pois eu, mesmo tendo a sorte deles irem almoçar a casa da avó ando com o meu coração "apertadinho".É uma nova etapa e só peço a Deus que nos ajude!!
    Bjis para todas

    ResponderEliminar
  4. Viva!
    O meu querido João também começa na segunda-feira o colégio e eu estou um bocado ansiosa, é verdade. Fui convidada pela educadora a assistir durante uns dias na primeira semana às actividades da sala, acho que vai ser uma transição suave, espero! E vou também eu que ter que levar toda a alimentação, sendo o João o único do colégio a levar as refeições de casa. Acho que vai ser uma aventura, e já percebi que ele evita o assunto quando lhe pergunto se gostou do colégio. Como já lhe vou dar o lanche em casa, pelo menos nesta fase, a escola não vai ter responsabilidades nas tomas dos aminoácidos para já e farei a transição devagarinho. E Sandra, apesar do aperto no estômago, convém não lhes transmitirmos a nossa ansiedade, e levar a história a rir. Para mim também vai ser uma aprendizagem, e Deus queira, que como em tudo o resto, seja apenas necessário um período de adaptação para absorvermos todas as novidades. Não vou ser perfeccionista e tentarei adaptar apenas o que for possível, na verdade acho que as outras crianças vão invejar alguns dos pratos do João, modéstia à parte! Mais cool do que panquecas variadas, sopas deliciosas e coloridas, massas e outros, não há! O que me preocupa mesmo, já nem é a alimentação mas as doenças... On verra! Obrigado pela força, Catarina! Boa sorte para todas! Contem como foi!
    Beijinhos
    Sofia
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Bom, por aqui ainda falta tempo para o nosso pequeno Arthur ir para escola, já que ele tem apenas 1 ano e 3 meses,entretanto no Brasil as escolas não são de turno integral,ou eles estudam pela manhã ou pela tarde e todos levam o lanche de casa, ou compram algo nas cantinas da escola. Acho q algo que deve ser mais complicado devem ser as festinhas de aniversários que ocorrem nas escolas, acho q vou ter que me preparar para mandar aqueles kits festas que já sugeriram por aqui.

    ResponderEliminar
  6. E eis que chego às vésperas de mandar Arthur Felipe para escola, tendo passado 2 anos e 5 meses desde q fiz a última postagem deste Post... Arthur tem agora 3 anos e 8 meses é um menino esperto é bem desenvolvido, o frio está na minha barriga, mas tenho certeza q essa é a hora certa.obrigada meninas por estarem sempre juntas com a gente.

    ResponderEliminar