People who are different change the world

20/09/2012

Hoje foi o dia

Foi hoje o primeiro dia em que o meu querido, amoroso, adorado João Pku entrou no colégio e na descoberta de uma nova vida. Não posso dizer que tenha corrido mal, para além da minha taquicardia e do vazio em que fiquei mal fechei a porta e saí do edifício. Entrámos no dia da semana dedicado à Motricidade, que sorte pensei! Aproveitando o convite da Educadora e a minha disponibilidade, fiquei duas horas presente para ajudar à transição que acredito que não será fácil. Os meninos e meninas, encantadores nos seus bibes cor de rosa e azuis, executavam exercícios de lateralidade e equilíbrio enquanto cantavam canções e batiam palmas conforme o desempenho melhor ou pior dos colegas de palmo e meio. Quando chegámos, os exercícios foram interrompidos e os meninos todos se sentaram no chão muito ordenados a ouvir a breve apresentação em que a Educadora introduziu o João, apresentando-o ao grupo e lembrando a todos que "este menino, era aquele de quem já todos sabiam que não podia fazer, o quê? Comer comida da escola, responderam em coro. Chegou uma menina atrasada que veio conhecer o novo amiguinho e logo foi questionada, o que é que o João não pode fazer? Falar!" Ri-me com os meus botões, mas fiquei bastante feliz porque desde o empregado da Portaria, ao Funcionário da Secretaria, todos me informaram de que já estavam avisados que o João tinha esta restrição severa. E todos com uma enorme simpatia, sem ares pungentes que eu detesto! O João entretanto não saiu do meu colo ou do meu pé, recusou-se a vestir ou sequer experimentar o bibe, mas esteve sempre de cara alegre e ainda por sua iniciativa meteu uma colherada nas perguntas das cores dos arcos que usavam para os exercícios. Na pausa para a merenda a meio da manhã, enquanto os outros meninos recebiam o pãozinho, o João comeu umas bolachinhas da Taranis enquanto aguardavam licença para brincar. Foi aí, na hora da brincadeira que fui discretamente convidada a retirar-me. Saí com uma despedida rápida e sem dramas e cá fora as Irmãs vieram a correr consolar-me, ao que me ri bem disposta mas preocupada com o seguimento. Deixei a sopa, o crepe com azeitonas e pimentos na cozinha e os figos e vi-me cá fora na rua, sem saber muito bem como reagir. Estranho, como as ruas me pareceram silenciosas... 
Mais tarde, a educadora telefonou-me para me dar o feed back da manhã, combinando as horas de saída. Quando o fui buscar, estava entretido a brincar com legos e quando me viu fez uma enorme festa. A educadora disse-me que tudo tinha corrido muito bem, sem ondas, mas que amanhã é que me preparasse para o embate. Que era muito obediente... Obediente? Perdão? Que primeiro milagre é este da educadora? Saí a rir com as novidades e mal pôs um pé na rua, passou o resto da tarde a fazer birras de tal forma que até pensei que estivesse doente. Depois percebi, não tocou na sopa, o crepe veio metade de volta, dos três figos, só comeu um pequinininho. Rapaz, deixa-te de birras que o teu mal é fome! A papa Nutribén (com os aminoácidos) do lanche foi devorada e a disposição melhorou 200%. Amanhã será a prova de fogo. Vou fazer um arroz de cogumelos para não destoar do arroz de frango, está decidido.

9 comentários:

  1. Olá Sofia,
    Até hoje me interrogo quem é que se ressente mais com esta transição para a escola: a mãe ou o filho? Não tenho resposta certa se bem que me inclino mais para a 1ª opção.
    Espero que tudo continue a correr bem!
    Muitos beijinhos para ti e para o João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulinha,
      Até agora, acho que sou eu a principal lesada com a ida para o colégio. Mãe em Síndrome de Abstinência... Hahahah!
      Beijinhos e obrigado

      Eliminar
  2. Parece que correu muito bem, para o pequeno João, espero que corra tudo bem nos restantes dias!

    beijinhos

    catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Catarina Caloira!
      Espero também que tu, tal como o João, sejas muito feliz nestes anos maravilhosos que são os anos de estudo na Universidade! E pela Catarina, não vai nada, nada nada? Tudooooo!
      Beijinhos
      Sofia

      Eliminar
  3. Ola Sofia.
    Sempre que leio os vossos comentários de terem de deixar os nossos pequeninos na escolinha pela primeira vez, da-me cá um frio na barriga que penso logo (Ana Paula quando chegar a nossa vez vai ser bonito vai! )
    Acho que ao fim destes quase 2 anos que faz em Dezembro me sinto cada vez mais dependente do André, que quando o deixo uma simples horinha na avó (para ele tb se ir habituando a não estar sempre comigo) dou por mim passado uns minutos a ligar p/ver se esta bem , se não chorou,etc e a falta dele é como se um pedaço de mim me falta-se.
    Agora só ter de pensar em deixar-lo na escolinha com pessoas que nunca vi, que nunca convivi, que não conheço, e vou ter de aprender por confiar a força, pois é assim mesmo, é uma sensação das piores.
    sei que ainda falta mt tempo, mas esta pequena ideia até me põem nervosa.
    Como te entendo Sofia, e vá la que aguentaste sem chorar ao bater aquela porta, já comigo não sei mesmo como será....
    Simplesmente considero-te uma Super Mãe
    Beijinhos e força para amanha e p/ próximos dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Paula,
      É por isso mesmo que estou a partilhar a experiência, pode e deve ser uma boa experiência a entrada no Jardim de Infância. Temos que nos preparar e prepará-los também para essa altura. A nossa confiança e a escolha de uma instituição que nos inspire é fundamental. O meu, nosso, segundo dia correu maravilhosamente. Se conseguirmos dispor de algum tempo e colaborar com a Educadora para fazer um acompanhamento orientado, é provável que tudo corra pelo melhor. Bem sei que ainda estou só no início e que as dificuldades vão surgir, mas para já, estamos os dois muito felizes com os acontecimentos. E obrigado, somos todas umas Super-Mamães!
      Beijinhos
      Sofia

      Eliminar
  4. Sofia, acho que correu muito bem :) isto é um dia de cada vez e daqui a uns dias já é tudo normal e o João vai estar felicissimo com os novos amiguinhos e as novas brincadeiras. Força e tudo vai correr bem! Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  5. Como eu já vi este filme sophia! Mas acredita que eles adaptam-se bem!!! E que é bom para eles descobrir um mundo la fora, onde ele vai descobrir que existem crianças com outros problemas. Mas nós sofremos sempre... e o nosso coração fica pequenino!! Somos mães de uns meninos muito especiais!!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Pris!
    É verdade que somos Mães de uns meninos muito especiais, mas também é verdade que todos os nossos filhos são especiais, sempre! Esta fase da entrada nos sistema, é muito complicada para o nosso coração de Mães Metabólicas, mas o nosso coração fica pequinininho ao deixá-los e volta a explodir de alegria quando os vamos buscar e os encontramos bem. E o seu menino muito especial, o Rafael, como é que tem corrido a escolinha? Como é que faz com a alimentação?
    Beijinhos para os dois
    Sofia

    ResponderEliminar