People who are different change the world

27/01/2012

Os cogumelos Portobello

Descobri recentemente os cogumelos Portobello, que são muito mais saborosos do que os vulgares cogumelos brancos. Para além disso como têm um "chapéu" maior dá para utilizar como se fosse um pequeno hamburguer ou rechear e assar no forno, para além de muitas outras utilizações. Merecem, por isso, um post em exclusivo!
Simplesmente grelhados são divinais e é muito simples de fazer.
Começe retirar a pele exterior e lavar bem os cogumelos. Coloque-os dentro de um saco de congelação e tempere com sal (pouco), pimenta, alho picado e azeite (para 3 cogumelos basta 1 colher de sopa de azeite). Leve ao frigorífico a marinar durante 1 ou 2 horas.
Depois de marinar, grelhe e estão prontos a saborear. Aqui está um "belo" Portobello grelhado que, acompanhado de um arroz de tomate, fez as delicias do Vasco!
Apesar da nossa tabela de alimentos referenciar "cogumelos" não significa que abranja todo e qualquer tipo de cogumelo, dado que de acordo com os dados de outras tabelas de alimentos, o teor proteico varia sensivelmente de qualidade para qualidade.
De acordo com a tabela americana (podem consultar em http://www.ars.usda.gov/Services/docs.htm?docid=22112), que é uma das bases da nossa tabela, 100g de cogumelos Portobello fornecem 55mg de phe, pelo que, de acordo com os meus cálculos, 1 parte corresponderá a 36g dos ditos.
Bons cozinhados!

1 comentário:

  1. Viva Chef Paula!
    Ainda não experimentei os Portobello, mas estou já mortinha por o fazer. Olha lá, o teu arroz de tomate tem muito bom aspecto!
    Gostei da ideia da marinada dentro do saco de congelação, boa dica.
    Bisous
    Sofia

    ResponderEliminar