People who are different change the world

25/01/2012

Caldo de legumes caseiro

Os caldos de legumes existentes no mercado contêm demasiados conservantes, corantes, e outras coisas das quais nunca ouvimos falar mas que seguramente não são saudáveis. Muitos deles nem sequer são aconselháveis para crianças com menos de 3 anos. Para além disso, a maioria contem proteína, em quantidade variável.
A dieta actual do Vasco é muito restrita e portanto a ideia é acrescentar sabor aos pratos, sem com isso aumentar o teor proteíco.
Por estas razões experimentei fazer um caldo de legumes caseiro, que ficou muito saboroso e que apenas contém vestígios de proteína (não sendo necessário portanto contabilizar), dado que apenas se utiliza a água de cozer os legumes.
Pode-se utilizar os legumes que se tiver em casa, sendo certo que o alho, a cebola, o alho francês e ervas aromáticas são a base porque dão muito sabor.
Ingredientes que utilizei:
2 cebolas médias
1 haste de aipo
5 cenouras
1 cheróvia
2 alhos franceses
200g de cogumelos frescos
4 dentes de alho
1 batata doce
Corte em pedacinhos os legumes e envolva-os com 2 ou 3 colheres de sopa de azeite. Leve ao forno durante 45m a 1h até dourar ou então pode salteá-los na frigideira durante cerca de 30 m até dourar (serve para concentar os sabores).
Aqui está o meu tabuleiro:
Posteriormente coloque os legumes numa panela e junte 2 litros de água e temperos a gosto. Utilizei 1dl de vinho branco (não se preocupem o alcool evapora-se com a cozedura e só fica o sabor), 3 pedaços de tomate desidratado, 1 colher de café de pimenta em grão, louro, salsa, coentros e uma colher de chá de sal. Levar ao lume e deixar ferver durante 1 hora.
Depois de cozidos, coar o liquido e colocar os legumes num pano bem fininho e apertar bem até que se liberte o máximo de liquido possível.
Está pronto a utilizar, rende mais ou menos 2 litros de caldo. Congelei parte do caldo em sacos para fazer gelo. Achei que seria o mais prático para utilizar e para economizar espaço no congelador.
Preparei uma sopinha diferente para o Vasco, estilo oriental, caldo de legumes com massinhas e juntei pedacinhos de cenoura, cogumelos e alho francês (reservei uma parte dos legumes que levei ao forno para a preparação do caldo). Ficou muito saborosa. O Vasco papou tudo...depois de devidamente triturada (só gosta de sopa em creme e não abre excepções, nem quando a mamã passa horas a preparar um caldo de legumes...).
Para além de aromatizar sopas, o caldo também pode ser utilizado para cozinhar o arroz ou a massa e aromatizar quaisquer preparados que exijam caldo de legumes.
Dá trabalho é certo mas vale a pena porque fica muito bom e o teor proteíco é desprezível.
Bons cozinhados!

1 comentário:

  1. Viva Chef Paula,
    Vieste ao encontro dos meus últimos pensamentos culinários. Andava a planear um arroz tipo risotto para o João e uma das dificuldades a ultrapassar era mesmo um caldo. Na receita que vou adaptar aconselham a utilização de um "miso", mas eu francamente, detesto caldos de compra, acho-os bombas de sal e outros mistérios insondáveis, que não quero utilizar com o João.
    Vou fazer o meu caldo caseiro às tua imagem, na verdade é a melhor solução, apesar de que às vezes, me dá um ataque de preguicite aguda para fazer todas estas preciosidades culinárias....
    Obrigado e
    beijus
    Sofia

    ResponderEliminar