People who are different change the world

16/01/2011

Dióspiros - Alimento divino



São a última descoberta do meu PKU, e foram devorados à colher neste período em que esteve a dieta de dieta. "Alimento divino", não é para qualquer um, eu só os redescobri recentemente pois passei a minha infância e adolescência de nariz torcido a este fruto lindíssimo de sabor exótico e indescritível.
Pois é verdade, o meu bebé que não é de fáceis simpatias na alimentação, delirou com a novidade, e pula de alegria só com a visão destes belos frutos. E eu fico feliz e derretida ao vê-lo disfrutar de tão rara iguaria que só mesmo a Mãe Natureza nos oferece. Infelizmente é muito curto o período em que os encontramos disponíveis para consumo e agora só para o ano, já só encontramos nesta altura a variedade de roer, a qual não é comparável com a de polpa mole.

Fruto sofisticado de sabor característico, originário do Oriente, o dióspiro, também conhecidos por damasco-do-japão assemelha-se a um tomate alaranjado. Sumarento de sabor agridoce e adstringente, deve ser consumido bem maduro, devendo apresentar uma polpa bem mole.

Kaki em francês, italiano e basco; caqui em catalão e no Brasil, onde também lhe chamam caquizeiro; kakipflaume em alemão; persimmon em inglês; e, se bem que não seja incorrecta a designação caqui (ou cáqui) (e caque e figo-caque em Macau, de acordo com o Houaiss), em Portugal chamamos a esta árvore, diospiro, dióspiro (ou diospireiro), designações derivadas directamente da denominação científica do género atribuída por Lineu. De acordo com Jacques Brosse*, Lineu usou o termo com que Teófrasto (c 371 -c. 287 AC) designava os frutos do já referido Diospyros lotus; 'dios', em grego seja 'de deus', 'pyros' quer dizer 'o trigo, o grão', significando portanto o conjunto "alimento divino".
Ver o artigo completo AQUI 

Dióspiro  101grs = 1 parte = 20mg de Fen, na Tabela fornecida pelo IGM para dieta de Fenilcetonúria
Dióspiro na Tabela do INSA  Os dióspiros são ricos em potássio e vitamina C.

2 comentários:

  1. Eu até agora ainda não liguei muito aos diospiros xD
    Tenho de provar a ver se mudo de ideias x)

    http://driikacd.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Olá Sofia.
    Também sou fã deste fruto e o Diogo também. Descobri-o há uns meses e desde então, tenho sido compradora assídua, e só tenho pena que agora só existam os de roer, como disseste. Mas mesmo assim, pode ser que haja algum mais maduro e que consigamos fazer mais ou menos o mesmo que com os maduros. É de facto, muito bom! Boa escolha!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar