People who are different change the world

20/06/2010

Lançamento da Tabela dos Alimentos para consulta gratuita online

Tabela dos Alimentos
  É uma referência nacional para a composição dos alimentos consumidos em Portugal, disponibilizando dados referentes a Energia, Macroconstituintes, Ácidos Gordos, Colesterol, Vitaminas e Minerais em alimentos crus, cozinhados e processados, sendo possível, a partir de agora, a sua consulta gratuita online.
A Tabela de Composição dos Alimentos (TCA) está disponível no site do INSA, podendo a pesquisa ser efectuada por Palavra-Chave, grupo de alimentos, componentes ou por ordem alfabética.
A ferramenta, agora disponível, permite a qualquer pessoa localizar, com facilidade, alimentos do seu interesse e os componentes considerados prioritários pelas autoridades mundiais. Para conhecer a composição nutricional dos alimentos, por exemplo em energia, colesterol, vitamina C, sódio ou ferro os componentes são referidos a 100 g de alimento edível (parte comestível) com excepção das bebidas alcoólicas, reportados a 100 ml. A pesquisa por componentes permite, também, encontrar os alimentos mais ricos num determinado nutriente (ex. mais ricos em vitamina C ou cálcio).
Ao disponibilizar esta informação, e de forma gratuita, o INSA contribui para uma maior literacia em saúde e, consequentemente, uma população mais informada, condições essenciais para a promoção da saúde e a prevenção de doenças associadas à alimentação.
Sobre a Tabela e os dados apresentados
A TCA foi publicada em 2006 e apresenta os teores dos componentes que provêm da compilação de dados de diversas fontes tais como, estudos analíticos realizados pelos Laboratórios do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e pelo Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR), publicações científicas, outras Tabelas e, para alguns alimentos processados, informação retirada dos respectivos rótulos. A Tabela contém ainda dados obtidos por cálculo, caso das receitas e de valores de nutrientes para os quais não se dispunha de informação (valores omissos).

Consultar a Tabela da Composição de Alimentos

Newsletter do INSA nº41 de 18 de Junho de 2010

1 comentário:

  1. Ja nao era sem tempo esta tabela, vai dar muito jeito a todos ^^

    ResponderEliminar