People who are different change the world

26/06/2010

A introdução dos alimentos sólidos...

Para além das alterações súbitas e inexplicáveis dos valores da fenilalanina, os sólidos, são o problema que mais me preocupa neste momento.  Estou a ter imensas dificuldades com a introdução de alimentos sólidos e não sei muito bem o que fazer. O pão, olha para ele com um ar curioso e afasta-o delicadamente, "Obrigado Mãe, mas não me parece que vá gostar...", as bolachas já vai mordiscando e desfazendo uns bocaditos na boca formando aquelas pastas (repugnantes) que se colam a qualquer coisa, mas é só para brincar. As sopas, se estão mais encorpadas e com bocados sólidos, é vómito quase certo e recusa garantida. Gosta de roer bocados de maçã crua ou pêra, e demonstra muita curiosidade por tudo quanto nós comemos em particular a fruta. Adora chupar bocadinhos de meloa e detestou os morangos. Ando a ver o caso muito mal parado e não vejo avanços. Doses inesgotáveis de paciência? Sim, claro.

3 comentários:

  1. Eu perguntei aos meus pais como e que foi o inicio quando eu comecei com os solidos, e por aquilo que eu percebi tambem foi muito complicado, ate a comida vomitava mas depois com o tempo comecei habituar.me a comida e comecei a comer... por isso nao se preocupe que isso e so a fase da transiçao, depois com o tempo vai começar a gostar da comida
    AH e em relaçao ao pao, depende, porque nem todas as farinhas sao boas, quando o pao e feito com uma certa farinha que vem do IGM eu tambem nao gosto muito, por isso nao estranhe se ele nao gostar

    ResponderEliminar
  2. Olá Sofia. De facto, a introdução dos sólidos é bastante complicada. O Diogo deveria, por ordem da dietista, ter iniciado os sólidos com 18 meses, mas por obra do destino destes meninos que são tão dificeis para comer porque como diz a Dra Ana, têm uma anorexia propria, o Diogo iniciou a comida sólida 1 ano depois. Comecei apenas por lhe dar batata cozida do nosso prato, por exemplo, e dps começei a arranjar um prato para ele só com batata dps de perceber que ele gostava. Dps comecei com bocadinhos de tomate que ele adora também. Neste momento mando todos os dias para o colégio a sopa, a fruta e os legumes cozidos cortados pequeninos. Segundo sei, a educadora, tanto esmaga com o garfo como lhe dá como eu mando para ele mastigar e não ser preguiçoso, entendes? Mas isto, levou meses sem fim para chegar a este ponto. Alturas em que desisti porque ele simplesmente vomitava só de lhe pôr um pouco de cenoura na boca, por exemplo. Ainda não tinha comido nada e já estava a vomitar. Era horrivel! Simplesmente devastador. Eu não gosto de dar conselhos, mas pela minha experiência, digo-te para tentares, para já, perceber o que lhe interessa mais e o que achas que o João poderá comer mais inteiro com vontade. Fruta doce como uma pêra bem madura, por exemplo. Mas sempre com uma paciência inesgotável, sem dúvida, com muitas lágrimas e igual desespero. Não digo que seja fácil, mas tudo é possível com coragem e perserverança. Força e qualquer dúvida, estamos aqui. Beijinhos.
    PS: Como a Ana Rita disse e com muita razão: nem todo o pão é bom, depende muito da farinha. O Diogo actualmente não come pão. Tenho feito e congelado em porções e as x lá vou tentar dar-lhe um pouco mas ele simplesmente rejeita. O q fazer? Deixa-lo que ele um dia ira pedir. Fica bem.

    ResponderEliminar
  3. o que a minha mae costuma fazer quando isso acontece, e misturar 2 farinhas diferentes, isto kd tem ainda outros pacotes

    ResponderEliminar