Para este Natal optamos por não fazer o tradicional Bolo-Rei, mas sim rabanadas, aletria e arroz doce. A Sofia adorou, principalmente as rabanadas.
Rabanadas
- 4 fatias de pão de forma
- água q.b.
- casca de limão
- canela em pau e em pó q.b.
- açúcar q.b.
- preparado de ovo completo (cc de 3 a 4 ovos)
- óleo para fritar (usamos o de milho)
Fazer uma calda com água, açúcar, casca de limão e um pau de canela. Após ferver, retirar do fogão e embeber de ambos os lados as fatias uma a uma; retirar com cuidado para não desfazer e deixar secar um pouco. Entretanto preparar o ovo completo e aquecer o óleo, passar o preparado de ovo por cada fatia e fritar. Depois de dourar os dois lados, deixar escorrer, de preferência numa rede para não colar. Polvilhar com canela e açúcar a gosto.
Arroz doce
- 1 chávena (pequena) de arroz carolino (pesar para ter a noção das partes)
- açúcar amarelo a gosto
- 1 embalagem de leite (usei da Loprofin)
- casca de limão
- 1 colher (sobremesa) de becel ou outra margarina,
- 1 pitada de sal,
- 1 pau de canela,canela em pó
- 2 colheres de ovo amarelo (reconstituído).
Levar o arroz a cozer em água a ferver com o limão, o sal e a canela em pau. Mexer de vez em quando para não colar ao fundo. Entretanto colocar o leite a ferver. Quando o arroz estiver a abrir adicionar a margarina e o leite aos poucos, sem nunca deixar de mexer enquanto ferve. Junte o açúcar. Por fim, acrescentar o ovo amarelo. Retirar a casca de limão e o pau de canela, deitar num prato fundo e decorar a gosto.
Aletria
É uma variante da receita de arroz doce, com a diferença que se substituí por massa hipoproteica e o leite coloca-se a ferver com a água, ou seja desde o início.
E voilá!
Abraço a todos/as , Ana
Muito legal Ana, vc postar aqui a sua ceia de Natal. Ainda não tivemos uma ceia para o Arthur, acho q o ano que vem quando ele estiver com 2 anos e meio podemos investir um pouco mais. Bjão.
ResponderEliminarObrigada Driana. Um bom ano para voces. bejinhos
EliminarViva Ana!
ResponderEliminarQue bela mesa de Natal! Umas perguntas, nas rabanadas usa o pão de forma da Loprofin, ou pão feito na máquina? E a massa hipoproteica da aletria, é aquela fininha da Bezgluten?
Fico animada por ver que a sua menina pode comer alguma quantidade de arroz comum. Foi sempre assim? A partir de que idade é que foi introduzido? É uma questão que me interessa bastante, eu adoraria poder dar do nosso arroz ao meu João, mas o Plano Alimentar dele é ainda muito restrito, é um assunto que gostaria de aprofundar e debater. Não consigo perceber se é uma questão de opção individual ou tem a ver com os planos Alimentares serem mais ou menos alargados. Para o João terei que fazer o arroz doce com arroz hipoproteico ou tapioca.
Obrigado e Parabéns pelo primeiro post, que espero que seja o primeiro de muitos!
Beijinhos para as duas e Bom Ano Novo!
Sofia
Olá meninas, obrigada pelas palavras de incentivo a novas publicações,tentarei postar com alguma frequência novas receitas.
EliminarQuanto às questões, o que usamos foi mesmo algumas fatias do pão da Lopofrin e a massa da Bezgluten. Em relação ao arroz, a dieta da Sofia começou a incluir o arroz já depois dos quatro anos. E sim, penso que tem a ver com os planos alimentares. Primeiro porque inicialmente têm de experimentar o leque de vegetais bem alargado, para se perceber as suas preferências, sendo muito importante procurar que se incremente a maior variedade possível. Depois não podemos descurar a quantidade de massa ou arroz hipoprotéico que têm de ingerir em cada de refeição. E como a tolerância é maior com a idade torna-se mais fácil fazer um prato de arroz comum(do vosso como diz a Sofia)quando se fez uma canja de bróculos, por exemplo.
Nos primeiros anos também fazia o arroz doce com o hipoprotéico e ficava igualmente saboroso. De certeza que o João vai adorar. Beijinhos e um óptimo ano novo!
Ana