People who are different change the world

31/12/2012

Votos de um Bom, Excelente, Maravilhoso Ano Novo!

Um Bom Ano Novo é o que desejamos do fundo do coração para toda a nossa querida Família Mutabólica. Contra a corrente, que ele seja surpreendentemente Bom e que não nos esqueçamos que há mais maravilhas no Céu e na Terra para além  daquelas que é possível contar, e essas sim, as que não são mensuráveis podem transformar as nossas vidas extraordinariamente.

Neste tempo de alguma incerteza, partilho convosco alguns dos meus desejos para este Ano Novo para a nossa comunidade;
  1. Que as Sessões para pais no HSM e a prometida cozinha, finalmente aconteçam. Aguardamos ansiosos, contem connosco!
  2. Que haja não um, mas vários Encontros de Pais e doentes metabólicos a acontecer espalhados pelo país, Algarve, Lisboa, Coimbra, Porto, Madeira e Açores.
  3. Que aconteçam as tão desejadas Escolas de Cozinha, no Sul, ao Centro ao Norte e nas Ilhas. Porque há metabólicos espalhados um pouco por todo o país e dentro do espírito de razoabilidade e bom senso, a informação e formação deveria chegar a todos. Ou pelo menos ser geograficamente acessível.
  4. Que os produtos Hipoproteicos e a os Aminoácidos, encontrem a melhor forma de chegar a todo o lado e a todos, porque são absolutamente essenciais para a nossa vida. 
  5. Que os Laboratórios e Empresas da Indústria Farmacêutica, que tanto nos têm proporcionado de bom, continuem o seu excelente trabalho, com mais Escolas (de Cozinha, claro!) para os Pais e Comunidade dos doentes e facilitando a vida à nossa comunidade. Obrigado Amigos Anamix (Nutricia), obrigado Glutamine!
  6. Que os nossos colaboradores do Blogue, as nossas fantásticas Chefs, Superchefs, MasterChefs e   aprendizes como eu, da misteriosa alquimia que é a cozinha Hipoproteica, nos continuem a deslumbrar e a estimular com tantos e tão deliciosos pratos e manjares divinais.
  7. Que continuemos o nosso caminho juntos, dentro e fora de fronteiras, deste e do outro lado do Atlântico, com coragem e determinação, sempre com a profunda convicção de que o espírito de partilha é o que nos move.
Um abraço forte para todos

Sofia

29/12/2012

Rabanadas da minha avó

Ola este natal fiquei-me pelas Rabanadas feitas pela minha avó.
Ingredientes:
  • Água
  • Casca de limão
  • Canela em pó
  • Canela em pau
  • Açúcar
  • Óleo
  • Fatias de pão de forma
Como  fazer:
Junta a água, o pau de canela, a casca de limão e o açúcar  numa panela e ferva até ficar com uma calda grossa.
Molhe as fatias de pão de forma nesse caldo e deixe escorrer.
Frite em òleo as fatias passam 1 vez cada face até ficarem douradas e ponha num prato com Canela em pó.
A minha avó ainda fez uma calda de casca de limão e de laranja com açúcar àgua e pau de canela para pôr por cima.

Festas Natalícias

Para este Natal optamos por não fazer o tradicional Bolo-Rei, mas sim rabanadas, aletria e arroz doce. A Sofia adorou, principalmente as rabanadas. 

Rabanadas
  • 4 fatias de pão de forma
  • água q.b.
  • casca de limão
  • canela em pau e em pó q.b.
  • açúcar q.b.
  • preparado de ovo completo (cc de 3 a 4 ovos)
  • óleo para fritar (usamos o de milho)

Fazer uma calda com água, açúcar, casca de limão e um pau de canela. Após ferver, retirar do fogão e embeber de ambos os lados as fatias uma a uma; retirar com cuidado para não desfazer e deixar secar um pouco. Entretanto preparar o ovo completo e aquecer o óleo, passar o preparado de ovo por cada fatia e fritar. Depois de dourar os dois lados, deixar escorrer, de preferência numa rede para não colar. Polvilhar com canela e açúcar a gosto.

Arroz doce
  • 1 chávena (pequena) de arroz carolino (pesar para ter a noção das partes)
  • açúcar amarelo a gosto
  • 1 embalagem de leite (usei da Loprofin)
  • casca de limão
  • 1 colher (sobremesa) de becel ou outra margarina, 
  • 1 pitada de sal, 
  • 1 pau de canela,canela em pó
  • 2 colheres de ovo amarelo (reconstituído).

Levar o arroz a cozer em água a ferver com o limão, o sal e a canela em pau. Mexer de vez em quando para não colar ao fundo. Entretanto colocar o leite a ferver. Quando o arroz estiver a abrir adicionar a margarina e o leite aos poucos, sem nunca deixar de mexer enquanto ferve. Junte o açúcar. Por fim, acrescentar o ovo amarelo. Retirar a casca de limão e o pau de canela, deitar num prato fundo e decorar a gosto.

Aletria
É uma variante da receita de arroz doce, com a diferença que se substituí por massa hipoproteica e o leite coloca-se a ferver com a água, ou seja desde o início.

E voilá!
Abraço a todos/as , Ana

20/12/2012

Laboratório de Análises da Faculdade de Farmácia em Lisboa parado por falta de reagentes.

Mais uma vez, a justificação é a falta de reagentes. Nós mandámos a análise para o INSA no Porto e fomos prontamente atendidos. Graças a Deus que há alternativas.

19/12/2012

Preparado de bolo de chocolate Loprofin = Bolo + Salame


 +

Não me vou alongar acerca do bolo de chocolate porque julgo que toda a gente saberá como prepará-lo. A questão aqui é mesmo o salame.
Sei que aqui já foram divulgadas alguma receitas de salame (ótimas por sinal) mas o que vos proponho hoje é: com uma única embalagem de bolo de chocolate Loprofin preparar um bolo e, com as sobras do bolo, em vez de congelar para outra altura, preparar uma receita nova que é o sobejamente conhecido salame de chocolate.
Ingredientes:
120g de bolo de chocolate Loprofin (bolo já preparado e assado no forno, frio)
30g de açucar amarelo
60 g de manteiga ou margarina amolecida
60g de bolacha hipoproteica a gosto (utilizei bolachas de côco)
60g de chocolate hipoproteico derretido (vita bite ou outro chocolate a gosto)
Esfarele o bolo com as mãos e misture com o açucar. Junte a manteiga, o chocolate derretido e a bolacha. Misture muito bem e molde em forma de rolo. Embrulhe em papel de aluminio e leve ao frigorífico até ficar sólido. Fatie e sirva. Fácil, rápido e muito saboroso!

Uma sugestão: Também pode ser moldado em bolinhas e passar as mesmas por côco ou chocolate ralado e assim obter umas belas trufas de chocolate.
Boas Festas!

10/12/2012

Tronco de Natal

 INGREDIENTES:
  • 1 torta da cenoura da chefe Carla
  •  doce de laranja q.b.
Retire a torta do forno e  coloque-a sobre um pano de cozinha,polvilhado de açúcar e barre a torta com doce de laranja.Enrole com cuidado com a ajuda do pano de cozinha e deixe arrefecer.  

Para o creme:
  • 60g de margarina vegetal (usei becel)
  • 2 cs de Nesquik
Coloque numa taça a margarina e o Nesquik e bata tudo muito bem até obter um creme bem liso.Corte uma fatia de torta numa das pontas,e coloque-a num dos lados da torta.Barra a torta com o creme deixando-o irregular (tipo casca de pinheiro)no topo da fatia barre com doce de laranja assim como os lados laterais.Decore a gosto.
                                                                  Bon appetit et joyeux Noel

07/12/2012

Palitos de cerveja

Ingredientes:
  • 250g de farinha hipoproteíca
  • 125g de margarina vegetal
  • 100ml de cerveja
  •  açúcar em pó q.b.
Modo de fazer:
Numa taça deite a margarina e a cerveja e vá juntando aos poucos a farinha amassando com as mãos até que a massa se descole da taça.Coloque farinha num plano de trabalho estique a massa com um rolo e corte a massa às tiras,passe essas tiras por açúcar em pó enrolando-as de uma ponta a outra ao revés (fica como a massa parafuso/fusilli). No tabuleiro do forno coloque uma folha de papel vegetal e disponha os palitos,leve a meio do forno 15 minutos a 180º(dependendo do forno,ficam dourados). Polvilhe-os com açúcar em pó,açúcar e canela etc.a gosto.
Joyeux Noel!   

Bolachinhas de Natal

Para o nosso lanche de Natal levei estas bolachinhas que acho que foram do agrado de todos os que provaram.
Costumo fazer estas bolachinhas para todos comermos em casa, porque o sabor é tão bom que quase esquecemos que são hipoproteicas. É uma adaptação da receita dos "roll out sugar cookies" do site cookforlove. Recomendo vivamente!
Sem mais delongas a receita é a seguinte, e rendeu-me cerca de 50 bolachinhas:
390g de farinha (usei Loprofin)
3/4 colher de chá de goma xantana (não contém proteinas e serve para tornar as bolachinhas mais coesas)
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento
1 pudim boca doce de baunilha
110g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
2 colheres de sopa de banha (não contém proteinas)
30 g de queijo creme Philadelfia (1,5 de proteina ou 75mg de fenilalanina é este o ingrediente que vai dar o sabor maravilhoso)
2 colheres de sopa de água
2 colheres de chá de extracto de baunilha
3/4 de chávena de açucar
Substituto de ovo equivalente a um ovo (usei da marca Orgran: 1 colher de chá de substituto misturada com 2 colheres de sopa de água)
Misture a farinha, a goma xantana, o fermento, o sal e o pudim e reserve.
Misture a manteiga com o queijo creme e a banha com a batedeira. Adicione o açúcar e bata até ficar cremoso. Adicione o substituto de ovo, a água e a baunilha. Adicione os ingredientes secos e misture até formar uma massa. Divida a massa ao meio e coloque cada metade num saco de congelação mas deixe o saco aberto. Estenda ligeiramente a massa (dentro do saco) com o rolo e leve ao frigorífico por cerca de 1 hora (ou pode congelar metade da massa para usar noutra altura).
Pré-aqueça o forno a 180º.
Retire uma das metades da massa do frigorífico e do saco de congelação e coloque-a entre duas folhas de papel vegetal (assim pode estender a massa sem que ela agarre). Estenda a massa com o rolo até ficar com a espessura de 0,25mm.
Recorte as bolachinhas com um cortador com a forma que desejar.

Coloque as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 10 minutos (vá vigiando porque as bolachas assam muito depressa, assim que o rebordo das bolachas ficar douradinho deve retirar de imediato do forno).
Retire as bolachinhas do forno e transfira-as no papel vegetal para uma grelha e deixe arrefecer. Depois de frias estão prontas a decorar ou podem ser comidas assim. Repita o procedimento com a outra metade da massa.
Para o lanche decorei as bolachas utilizando a receita do glacé de açúcar da Chef Ana Câmara, ou seja açúcar de pasteleiro misturado com água até ficar uma massa consistente, ao qual juntei corante vermelho e corante verde. Coloquei o glacé nas bolachinhas utilizando um saco de pasteleiro descartável.
Bons cozinhados!
Paula Viegas