People who are different change the world

27/10/2013

Foi assim o nosso Sábado no Mercado-Jardim

Folhas de mostarda nas mãos da Paula, as romãs do meu João, as vitelottes e a super pastinaca da Mafalda 
Olá! Os meus pimentos doces favoritos! E beringelas bebé e o feijão rolinho!
Acelgas de cores brilhantes, o jardim aromático e as flores comestíveis
Os tupinambos, os tomates capucho ou phisalis, as abóboras de gila
O Quiosque Pink para o belo café, a Luzinha no "campo" e a RN na Feirinha de Velharias
Os miúdos no parque de brincadeiras
 A manhã estava já de Outono e perfeita para as compras no Mercado, o céu coberto, sem vento e com uma temperatura amena. Com a magnífica colaboração do Chef Viegas que teve a seu cargo os miúdos (Uiiii! Mil obrigados, mas mesmo mil!), as Mamãs dedicaram-se a explorar o mercado.  Acho que foi uma manhã de mercado mesmo maravilhosa, o café com conversas e risadas e mais ainda umas cookies de chocolate de comer e chorar por mais da Paula. Ó Paula como é que consegues ser assim tão perfeita?
Encontrámos de tudo o que queríamos e muito mais. Tem graça, que apesar de o mercado ser pequeno, há uma grande variedade de preços. Vale a pena dar uma primeira volta antes de fazer as compras porque arriscamos-nos a comprar por metade do preço na banca do lado.  Eu tinha a encomenda das romãs e de beterrabas decentes que há que tempos que não encontro umas frescas a meu gosto, e o João não passa sem elas! Acelgas aos molhos e às cores, funcho com rama que adoro, batatinhas vitelottes por bom preço e nacionais, Uau!, morangos doces, manjericão canela (e não é que mistura mesmo o perfume da canela com o do manjericão!), romãs doces romãs, pastinacas gigantes e tugas, cogumelos à escolha, vim carregadinha com a ceira a deitar perfume no eléctrico até chegar a casa. É raro encontrar como aqui encontrámos, uma tão grande variedade de raminhos de ervas aromáticas, manjericão verde, roxo, limão e canela, só na classe do manjericão, imagine-se o restante. E muito mais por lá havia, como o tomate melão a descobrir na próxima oportunidade, os tupinambos, que não compro porque foram chumbados lá em casa, abóboras à escolha, flores comestíveis, um caso também a ser investigado na perspectiva proteica, etc, etc.Este mercado-jardim, assim ao ar livre, vai deixar saudades até à próxima Primavera em que lá voltaremos. Vamos explorar os outros Mercados cobertos durante os meses de Inverno e se houver oportunidade agendar o nosso mini mini encontro de Natal no CCB.
Obrigada a todas por terem vindo partilhar a manhã de mercado. Cada vez gosto mais destas manhãs partilhadas com as mãos na "horta" e as conversas entrecortadas com a escolha da melhor pastinaca, ou da alface mais fresca. Sabe sempre a pouco, apetece sempre repetir. Querida Chef Paula, continuemos!


Pontuação do Mercado

Qualidade dos produtos : Excelente 5 Pontos
Apresentação: Excelente 5 Pontos
Quantidade: Média 3/4 Pontos
Preço: Médio/Caro 3/4 Pontos
Lugar: Maravilhoso 5 Pontos
Café: Bom e bonito 5 Pontos

3 comentários:

  1. Continuemos pois Chef Sofia!
    Desculpa lá mas não posso contar-te o segredo de tanta perfeição, "because then i will have to kill you" ahahahahaha ;)
    Fora de brincadeiras, adorei voltar a este mercado, fartei-me de comprar folhas verdes e conheci também algumas espécies novas como o tomate melão (que ontem entrou na nossa salada do jantar e que tem verdadeiro sabor a melão, é delicioso!), a mizuna (uma folha verde que é uma espécie de cruzamento entre a nabiça e a rúcula) e o rábano, cujas folhas já entraram na sopa. O Vasco levou hoje para a escola uma deliciosa sopa de nabiça e batata doce. Acho que quanto mais vou a este mercado mais gosto dele! E nota-se que os preços praticados em algumas bancas são ótimos. Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ai amei tudo, que vontade de estar junto a vocês. Paulinha, pode dar mais ou menos a ideia de como faz essa sopa com batata doce? Bjs grande.

    ResponderEliminar
  3. Olá Driana! Eu também adoraria que você estivesse connosco. Pode ser que um dia isso aconteça...
    A sopa para o meu Vasco levou básicamente batata doce, nabiça, abóbora, cenoura, um mini nabo, cebola, alho e coentros. Tudo triturado que aquele pestinha só come sopa bem passada. Bjs

    ResponderEliminar