People who are different change the world

08/10/2013

Dietoterapia nas Doenças Hereditárias do Metabolismo Para Pais e Familiares - I Módulo de Formação

Aspecto geral do anfiteatro Prof. Jorge Horta 
A nossa dietista Drª Zélia Patrício (Pediatria) e a Coordenadora Drª Patrícia Nunes (Adultos)
A jovem equipa do Serviço de Dietética e Nutrição
A Drª. Zélia Patrício a fazer a sua exposição
Ontem decorreu o I Módulo de Formação para Pais e Familiares sujeito ao Tema Dietoterapia nas Doenças Hereditárias do Metabolismo, no Hospital de Santa Maria. 
Com uma abordagem genérica aos Erros Inatos do Metabolismo e sua Indicação Dietética/ Tratamento e a Diversificação Alimentar em crianças com Diagnóstico Metabólico, a sessão foi muito interessante dando ainda espaço para perguntas  e dúvidas dos Pais e um pequeno debate em que fomos expondo e confrontando as estratégias pessoais na abordagem individual da alimentação dos nosso filhos.

É uma vertente fundamental no apoio aos Pais e Famílias de crianças com DHMP que o nosso Centro de Tratamento ontem iniciou. A formação adequada com espaço para debate é fundamental para clarificarmos as nossas dúvidas e partilharmos experiências com a equipa que nos conhece e assiste. Em grupo, conseguimos ver outras perspectivas novas, percebemos que partilhamos muitos dos problemas que nos angustiam bastante e aprendemos muito uns com os outros. A exposição da Drª. Zélia foi muito clarificadora e abrangente para integrar as vária patologias e diferentes formas de tratamento, sublinhando os aspectos comuns e que no fundo fazem as pontes entre esta comunidade.

Um novo e Feliz capítulo foi ontem inaugurado em Santa Maria, e eu espero e desejo que o caminho agora aberto seja plenamente usufruído por todos. Vale a pena o esforço de nos dispormos a ir e participar, porque foi Muito Bom, foi concebido para nós, exige um enorme esforço da organização e vem de encontro ao que sempre desejámos, uma comunidade de partilha e informação terapêutica da qual fazemos parte com muito orgulho.

Um enorme bem Hajam para a nossa Drª. Zélia Patrício, para a Drª Patrícia Nunes e toda a Equipa de Dietética e Nutrição

2 comentários:

  1. É uma iniciativa muito importante para nós pais e doentes e que merece todo o nosso apoio e participação. Diria mesmo que a participação da comunidade metabólica é fundamental para que esta e outras iniciativas sejam levadas a cabo no sentido de melhorar os serviços que nos são prestados.
    Um muito obrigada a toda a equipa de dietética e nutrição do Hospital de Santa Maria e em especial à Dra. Zélia Patrício.

    ResponderEliminar
  2. Que interessante Sophi, quando tiver oportunidade de participar novamente presta atenção se falarem algo sobre a Aciduria 3 hidrox 3 metil glutárica, rsss... sempre é bom ter novas informações.

    ResponderEliminar