People who are different change the world

13/11/2013

Dietoterapia nas D.H.M.P. para Pais e Familiares - II Módulo de Formação

As nossas Dietistas com uma sala cheia!
As Dificuldades na Alimentação e o cálculo de Partes I
As Dificuldades na Alimentação II
Na segunda feira dia 11, decorreu o II Módulo de Formação para Pais e Familiares sujeito ao Tema Dietoterapia nas Doenças Hereditárias do Metabolismo, no Hospital de Santa Maria. 
Desta vez, o enfoque foi dado às Dificuldades no Cálculo das Partes e nas dificuldades na Alimentação. A sessão foi muito interessante e viva, a sala desta vez era pequena para a quantidade de Pais, Avós e Cuidadores que vieram ouvir a Dra. Zélia. O espaço de perguntas e questões da assembleia foi animadíssimo com uma profusão explosiva de perguntas, opiniões e partilhas, mesmo em controvérsia! Foi um verdadeiro debate, ficando algumas questões que obviamente extravasaram o domínio da Dieta e Nutrição e que pedem a intervenção alargada da equipa multidisciplinar que nos assiste no Centro de Tratamento.  No final ficámos ainda a conhecer alguns produtos novos acabadinhos de chegar ao mercado. Uma excelente novidade, a Sessão foi aberta também aos adultos.

Mais uma vez repito, um Novo e Feliz Capítulo foi aberto este ano de 2013,é uma vertente fundamental no apoio aos Pais e Famílias de crianças com DHMP que o nosso Centro de Tratamento iniciou este ano. A formação adequada com espaço para debate é fundamental para clarificarmos as nossas dúvidas e partilharmos experiências e debatermos estratégias com a equipa que nos conhece e assiste. Em grupo, conseguimos ver outras perspectivas novas, percebemos que partilhamos muitos dos problemas que nos angustiam bastante e aprendemos muito uns com os outros. A exposição da Drª. Zélia foi muito clarificadora e abrangente para integrar as vária patologias e diferentes formas de tratamento, sublinhando os aspectos comuns e que no fundo fazem as pontes entre esta comunidade. E em Dezembro, virá a Terceira!

Um enorme bem Hajam para a nossa Drª. Zélia Patrício, para a Drª Patrícia Nunes e toda a Equipa de Dietética e Nutrição

1 comentário:

  1. Adorei a sala cheia e a sessão super animada, com o contributo de mães mais experientes nos vários assuntos que foram abordados. E ainda provei uma nova barrinha de aminoácidos da Cambrooke, de chocolate branco, para os pkus, que era deliciosa.
    A equipa de nutrição e dietética está de parabéns. Continuem o bom trabalho!
    Bjs

    ResponderEliminar