People who are different change the world

22/08/2012

Lasanha de beringela, courgette e espinafres


Ontem o jantar foi lasanha para todos. Na foto está a porção hipoproteica (a quantidade que está na foto serviu para três doses para o Vasco). Fiz o recheio e molhos em conjunto para a versão com massa tradicional e para a versão com massa hipoproteica. Sim, a única diferença é mesmo a massa utilizada. Esta receita dá para fazer lasanha para 4 pessoas (doses generosas), sendo que no nosso caso foram 3 doses tradicionais e 1 dose hipoproteica (na foto).
Massa: Começe por se munir com uma boa massa para lasanha: a massa para lasanha da Loprofin é perfeita. Tem de ser previamente cozida durante alguns minutos em água a ferver.
Prepare o recheio: Lave, descasque e corte em pedaços 2 beringelas médias e 1 courgette média. Junte 2 colheres de sopa de azeite e sal e leve ao forno até dourar. Leve à frigideira um punhado (quantidade que se quiser ou puder) de espinafres frescos até murcharem ou utilize espinafre congelados (mas descongele ou leve à frigideira a descongelar antes de utilizar).
Molho branco: Pique 2 dentes de alho e leve ao lume numa colher de sopa de azeite até dourar, junte 1 colher de sopa de maizena (pode colocar menos ou nenhuma consoante goste do molho mais ou menos liquido) e junte depois 0,5l de nata (geralmente uso um pacote de nata de aveia e um pacote de nata normal, para lhe dar um sabor melhor uma vez que não leva queijo. A ultima que fiz juntei 3dl de nata Hoplá e um pacote de nata normal. Deixo ao vosso critério a nata a utilizar). Deixe ferver, retire do lume e tempere com sal, noz moscada e sumo de limão. Triture o molho caso note os pedacinhos do alho.
Molho de tomate: Numa panela leve ao lume 1 cebola picada e 3 dentes de alho com 2 colheres de sopa de azeite. Deixe dourar, junte 1 lata pequena de tomate triturado, uma pitada de óregãos e manjericão picado a gosto. Deixe ferver até apurar (mais ou menos 30m). Triture e tempere com sal.

Eis o resultado desta empreitada:
 
Monte a lasanha da seguinte forma: coloque no fundo da assadeira um pouco de molho branco, junte uma placa de massa, coloque molho de tomate, os legumes (beringela, courgete e espinafres) e depois molho branco e recomeçe com a massa. Repita esta operação até esgotar os ingredientes (geralmente dá para 3 ou 4 camadas). Termine com molho de tomate.
Leve ao forno durante mais ou menos 1 hora a 180º (ou até verificar que está bem cozida e dourada).
Sirva imediatamente.
Bom  apetite!
Paula Viegas

2 comentários:

  1. Viva Chef Paula,
    O aspecto da tua lasanha é simplesmente divinal! Ainda vou estrear o João na lasanha, de resto é um prato muito apreciado na família. Mais ou menos tipo Garfield, toda a gente adora lasanha cá em casa. Elevaste a fasquia, para não variar! Eu na minha lasanha comum nunca ponho natas e acho que vou experimentar ralar um pouco de substituto de queijo na do João.
    Obrigado pela deliciosa receita e beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Olá Chef Sofia!
    O meu molho branco leva nata em substituição do leite, porque o sabor fica incomparavelmente melhor, mas é óvio que também se poderá fazer a receita com o comum molho bechamel. De resto é uma lasanha perfeitamente normal, massa, ingrediente base (no caso legumes), molho branco e molho de tomate.
    Tentei aproximar a receita de lasanha à dieta do Vasco e a dieta do Vasco à receita da lasanha, para simplificar a confecção e "democratizar" o pranto!
    Aguardo ansiosamente a tua receita!
    Bjs

    ResponderEliminar