People who are different change the world

08/08/2012

Dicas que facilitam a (minha) rotina alimentar!

Estamos em contagem decrescente para as férias e preparamo-nos para finalmente aproveitar a praia, passear, fazer piqueniques, conhecer novos sítios, e tudo o que mais se proporcionar.Para se conseguir aproveitar ao máximo e não ficarmos stressados com a rotina alimentar, lembrei-me de partilhar convosco algumas dicas e rotinas básicas que facilitam e muito a minha vida, não só nas férias mas durante todo o ano. São elas:
1. Preparar na véspera os dois biberons que o Vasco toma no dia seguinte, os quais conservo no frigorífico;
2. Tentar fazer com que a refeição familiar seja partilhado ao máximo, para que não se tenha trabalho dobrado. A parte dos legumes, da batata e da sobremesa é igual para todos. O resto da refeição é confeccionada de forma o mais simples e similar possível;
Na foto salada russa, exemplo clássico da refeição para todos, na dose tradicional acrescentar atum ou ovo picado

3. Ter sempre em stock no congelador doses de molhos que poderão servir para colocar na massa, arroz, pizza, almondegas, etc.
Unidoses de molho de cenoura e molho de tomate em quantidade industrial

4. Ter os básicos que fazem sempre sucesso na mesa (no caso do Vasco são as massinhas preferidas (aletria, ditalini e letrinhas), o arroz, os tomates cereja e as azeitonas). Tenho sempre uma pequena quantidade de um tipo de massa ou arroz cozidos no frigorífico, apenas temperados com uma noz de manteiga.

5. Os legumes e ervas que são utilizados com  menos frequência convém arranjar e congelar para não se estragarem e estarem prontos a utilizar;
Hortelã picada pronta para ser congelada com água e aipo em pedaços congelado

6. Ter sempre no congelador doses individuais de sopa, variadas e coloridas;
 De cima para baixo: caldo verde, creme de beterraba e sopa de cenoura

7. Ter sempre disponível a mistura seca para fazer omelete ou tortilha que se conserva bem no frigorifico pelo menos 1 mês. Basta juntar 2 colheres de mistura e leite de arroz até fazer um polme espesso. Juntar recheio a gosto e levar ao lume.
Mistura seca para omelete e tortilha de morcilla patatera com batata palha

8. Tirar o máximo partido da fruta. Para além de ser servida ao natural, pode ser utilizada congelada para fazer gelado (veja-se a receita do gelado de banana) ou smoothies e para fazer purés. Geralmente faço puré de maça e pêra (misturar maça e pêra, açucar a gosto e um pau de canela, levar ao lume até cozer as frutas e depois triturar), que se consersa muito bem no frigorífico, pelo menos por uma semana. Dá para comer assim, juntar à papa ou iogurte ou para ser utilizado como acompanhamento. Dá muito jeito, especialmente para bebés e assim sabemos o que lhes estamos a dar;

 
Frutas preparadas para irem ao lume e puré prontinho a papar  

9. Preparar hamburgueres, rolo de legumes, croquetes, almondegas, legumes gratinados, ratatouille e outras receitas do repertório sempre em maior quantidade e congelar em unidoses. Este é sem dúvida a dica mais valiosa, especialmente para preparar os almoços dos miúdos para levarem para a escola e para ter uma refeição à mão em férias.

 
Nas fotos rolo de legumes e hamburgueres prontos a irem ao forno

10. Por ultimo ter sempre à mão (o que também pode significar no congelador) um stock de pão, bolo fatiado, queques, ou bolachinhas.
Na foto queques de chocolate

Moral da história: a organização, o frigorífico e o congelador são os nossos maiores aliados!
Espero contribuir para facilitar a vossa vida e também gostaria de saber quais são os vossos truques e dicas.
Boas férias família metabólica!

7 comentários:

  1. Querida Paula,
    Estou perfeitamente boquiaberta e entre o deslumbrado e o "um pouco invejoso", pois sei que por muito que me esforce nunca conseguirei atingir esse grau de organização. As minhas "criações" sempre saíram de estiradores aparentemente caóticos e a adrenalina das vésperas sempre jogou a meu favor nas soluções mais engenhosas do meu trabalho. Para o João, aproveitando a condição de estar em casa com ele, faço tudo dia a dia, na hora ou no máximo de véspera, porque também gosto que ele tenha tudo acabado de fazer. Sei que agora com a entrada próxima no colégio, vou ter que reformular estratégias e adaptar-me a uma nova rotina. E sim, molhos congelados em cubos, adoro e acho superprático. As sopas, são uma teima minha, a regra é fazê-las na hora ou na véspera e nunca mais do que duas doses de cada vez. Os "ovos" que são já um dos meus básicos na dieta do João, tenho-os quase sempre preparados em caixinhas herméticamente fechadas no frigorífico. Os bolinhos ou queques que faço raramente, na maior parte das vezes deito metade fora, e acho que vou ter que congelá-los mesmo, porque são excelentes acabados de fazer e no dia seguinte, depois... não!
    Obrigado pelas maravilhosas dicas e muitos parabéns por tão excelente organização.
    E boas férias para a família Viegas!
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Também me encantei com tudo q postou e lie reli umas 3 vezes, rssss amei as dicas. Como o Arthur ainda é pequeno não faço tantas coisas, apenas sopas q preparo no mesmo dia,mas quem sabe em umfuturo próximo eu consiga fazer algo parecido com vc.Bjs, Dri.

    ResponderEliminar
  3. Paula,

    Adorei estas dicas, temos mesmo de conseguir simplificar. Adorei as doses nas covetes de gelo, são sem duvida uma grande ideia, acho que nunca me passaria pela cabeça! Eu estou como a Driana, neste momento só sopinha e fruta, as fruta ja faço para 4 refeições pois o Gui só come 50g de Pêra ou Maçã e é dificil fazer pure só com 50g e também ja adoptei o metodo da sopa congelada. Temos de estar preparados para qualqier contratempo.

    Um beijo grande e Boas Ferias!
    Mª João

    ResponderEliminar
  4. Paula, vc tem alguma dica para congelamento, eu não sei bem lidar com isso, nem congelador tenho, mas acho q deve ser muito útil. Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Driana,
      Não sou conhecedora de grandes técnicas de congelação, apenas faço as coisas um pouco intuitivamente e também conforme aprendi com a minha mãe. Basicamente após confecção da sopa ou refeição, divido em doses, deixo arrefecer um pouco, nunca mais de 1 hora para evitar deterioração da comida pela acção das bactérias, e congelo de seguida. Tenho por regra que pratos confeccionados nunca devem ser congelados por mais de 2 meses. Os molhos, ervas e legumes no máximo 6 meses. Espero ter ajudado. Beijinhos

      Eliminar
    2. Dri,
      Mais uma achega importante no processo de congelação é a etiquetagem correcta, com data de embalagem e respectivo conteúdo com indicação do peso. Em autocolante ou com caneta apropriada. Vai permitir uma gestão segura dos "stocks" e facilitar em muito a sua utilização. Quando congelo, por exemplo abóbora japonesa que compro no mercado inteira, descasco-a,limpo-a e congelo-a em cubos, cada saquinho de abóbora tem uma Parte de abóbora segundo a tabela para Fenil- É um critério possível e que me dá imenso jeito.
      Algumas dicas úteis para a preparação dos alimentos com segurança,
      http://pkumetabolicas.blogspot.pt/2011/02/cinco-chaves-para-uma-alimentacao-mais.html
      Beijinhos
      Sofia

      Eliminar
  5. Obrigada meninas, as dicas foram ótimas. E vão facilitar as coisas futuramente. Bjão.

    ResponderEliminar