People who are different change the world

21/08/2012

Glossário de Cozinha PKU do Brasil - Início

Creme de leite
Natas frescas
Emustab e liga neutra
São produtos utilizados para fazer sorvetes na ausência de acesso a substituto de ovo. Servem para ligar os ingredientes.
Farinha Rilla 
É uma farinha especial, com baixo teor de fenilalanina, feita à base de amido de trigo. Este composto é basicamente a farinha de trigo comum onde o glúten foi retirado e em seu lugar foi adicionado elemento de liga, substituto ao glúten. Corresponde à nossa farinha hipoproteica.
Farinha de Rosca
Corresponde ao nosso pão ralado. Pão torrado e moído.
Carboxjmetilcelulose(CMC)
Age como espessante e agultinante, substituto do glutem. São encontrados em revendedores de produtos para boleiras e doceiras, lojas de material para confecção de doces e bolos para festas. Segundo a autora as medidas são: Para pães: 3/4 de colher de chá para cada xicara de farinha. Para bolos 1/2 colher de chá para cada xicara de farinha e para biscoitos 1/4 de colher de chá para cada xícara de farinha.
(contribuição da Driana)
Canudo
É a nossa portuguesa palhinha! Para pôr no batido ou no copo de sumo e sorver com todo o prazer.
(contribuição da Driana)
Suco
Sumo de frutas
Pirulitos
Chupa-chupas (Adriana)
Café da manhã
É o nosso Pequeno almoço!

Serve este pequeno glossário para auxiliar a uma melhor compreensão das receitas dos nossos irmãos do Brasil. É que apesar da Língua comum, há uma série de termos e ingredientes que parecem cifrados para os leigos como eu. E assim inicio um pequeno registo de termos e ingredientes que eu tinha uma enorme dificuldade em compreender e agora começo a clarificar. Procurando aqui e ali, sempre recorrendo às impecáveis explicações das inexcedíveis Mães Pku, Lilian e Marlene Medeiros Fraga que oferece no FB, um receituário Pku invejável e também à nossa querida Adriana Chaves . Agradeço a quem queira ajudar a completar.

2 comentários:

  1. Bom, vi aqui num livro chamado Autismo Esperança pela Nutrição, da Autora Claudia Marcelino, que por sinal é muito bom e tem umas receitas legais, depois vejo o que serve pra gente:
    "CMC: age como espessante e agultinante, substituto do glutem. São encontrados em revendedores de produtos para boleiras e doceiras, lojas de material para confecção de doces e bolos para festas. Segundo a autora as medidas são: Para pães: 3/4 de colher de chá para cada xicara de farinha. Para bolos 1/2 colher de chá para cada xicara de farinha e para biscoitos 1/4 de colher de chá para cada xícara de farinha. "

    ResponderEliminar
  2. Driana,
    Muito obrigado! Que amor! Uma baiana que nos vai ensinar imensos truques, está visto! A cozinha baiana utiliza produtos naturalmente hipoproteicos, como a maravilhosa mandioca, o que é uma enorme vantagem, principalmente para quem tem mão na cozinha.
    Beijinhos e obrigado
    Sofia

    ResponderEliminar