People who are different change the world

03/08/2012

Brigadeiro..... OBAAAAA!!!!!!

(Receita da mamãe Elaine Bramante) 

Meninas, essa receita foi passada a mim por uma amiga querida q também tem um pequeno metabólico, é feita com granulados, não sei como vocês chamam aí mas são aqueles farelinhos que usamos sobre os brigadeiros:
Esse brigadeiro é hipoproteico e ao faze-lo me senti muito, muito feliz, pois agora sei que meu filho poderá comer este doce tão apreciado por todos e que sempre faz a alegria da criançada. A receita é inusitada pois na verdade utiliza-se o granulado em vez do chocolate, já que nossos pequenos não podem consumir proteína, e algumas marcas de granulado trazem zero de proteína para certa quantidade, então aqui vão os ingredientes e o passo a passo:

100mg de chocolate granulado preto 
100mg de chocolate granulado branco
20ml de creme de leite (creme de leite aqui no Brasil, não é leite condensado, aqui temos os dois, não sei como definir para o pessoal de Portugal)

Derreter tudo, colocando de 30 em 30 segundos no microondas, mexendo bem até ficar homogêneo, fazer as bolinhas e passar no chocolate escuro ou em outro granulado que quiser, acho q dá pra variar.

15 gr de brigadeiro tem 12 de leucina.

Olha como ficou depois de uma sequencia de 5 vezes de 30 segundos no microondas. Cada vez que eu tirava eu misturava bastante.
Untei o prato com margarina
Despejei o brigadeiro para esfriar. 
Tentei fazer as bolinhas, rsss deu mais ou menos umas 12 de 15 grs, aí na foto só tem 11, onde será que foi parar a outra, rssss..... 
Por fim joguei uns granulados por cima, na verdade poderia ter ficado melhor a apresentação, mas é que só tô começando gente, rssssss Bom, agradeço mais uma vez a minha querida Elaine Bramante, um bj bem grandão p vc. 

9 comentários:

  1. tenho uma dúvida os chocolates granulados não tenhem proteína ou tem.
    eu conheço a eleine tem um menino com a mesma doença que eu.

    ResponderEliminar
  2. Querida Dri,
    Adoro brigadeiros de chocolate e adorei o truque de optar pelo granulado com 0 gr de proteína. Aqui em Portugal, vamos ter que chekar se os granulados disponíveis no mercado também são assim. Continuo a acreditar que o vosso "creme de leite" são as nossas natas, até prova em contrário!
    Acredito também que o desaparecimento dos brigadeiros em falta na fotografia, devem ter deixado um doce rasto, do género bigodes de chocolate!
    Obrigado e beijinhos para os dois
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Cathy,aqui no Brasil algumas marcas vem com 0 de proteina e 0 de gordura.
    Então Sophia, eu ainda não sei se são a mesma coisa das natas mas tenho certeza que não é o leite condensado, pois o leite condensado é algo doce e o creme de leite não.

    ResponderEliminar
  4. O creme de leite são as nossas natas.
    O chocolate para o brigadeiro é chocolate vermicelli.

    ResponderEliminar
  5. Cristina, obrigada por nos esclarecer.

    ResponderEliminar
  6. Sofia no glossário que publicas-te
    http://pkumetabolicas.blogspot.pt/2011/09/glossario-de-cozinha-pku-do-brasil.html é natas sim e deu-me jeito para receitas que me mandou a mãe pku aquelas das fotos lindas !
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o livro da SHS que tens podes me enviar as receitas ?

      Eliminar
    2. Cathy,
      A melhor forma que tens de aceder às receitas será por aqui que foi como eu fiz.
      http://www.facebook.com/SHSIreland/photos
      Também poderás como eu pedir através de um email que te enviem para a casa os livrinhos de receitas. Foi o que eu fiz e recebi-os em casa pouco tempo depois.
      Se esgotadas estas tentativas não conseguires resposta, eu digitalizo-os e envio-te os que tenho. Ok?
      Mas é muito mais engraçado e prático teres os originais impressos em casa.
      http://pkumetabolicas.blogspot.pt/2011/09/receitas-de-massas-quick-and-easy-by.html
      Beijinhos
      Sofia

      Eliminar
  7. ja consegui no site da nutricia ireland há em pdf todos os livros.

    beijinhos

    ResponderEliminar