People who are different change the world

12/03/2012

Refeições para os mais pequenos

Todas nós temos muitas dúvidas quanto ao que confeccionar para os mais pequenos. As regras do jogo são outras, os ingredientes diferentes, às vezes parece-nos que o que fazemos é pouco, ou pouco imaginativo, ou há algo que nos escapa.
Desde que o Vasco iniciou a alimentação, farto-me de pesquisar receitas, experimentar, provar! Passo a vida na cozinha, mas é por gosto mesmo, não estou a queixar-me!
Pensei em criar um registo fotográfico de refeições do Vasco para me guiar quer na confeccção da alimentação, quer para saber o que ele comeu melhor. O meu registo ainda é pequeno, e muitas experiências não passam disso mesmo. Os olhos também comem e para uma boa refeição não há nada como começar por aí.
Vou partilhar convosco o meu registo, pode ser que isso ajude e pedia-vos também para fotografarem os vossos pratos e partilharem, porque se cada um mostrar duas ou três coisas poderemos enriquecer as nossas ementas.

Vou começar por mostar 5 refeições, com uma parte de legumes no prato e sem batata (condicionantes da dieta), que o Vasco leva para a escola, não fotografei a sopa e a fruta, que ele também leva, nem o lanche que é habitualmente papa ou iogurte e fruta. As fotografias são das mais antigas para as mais recentes:


Aletria temperada com azeite e ratatouille versão simplificada
Esparguete com molho de tomate e hamburguer de batata doce
Aletria temperada com azeite e alho e legumes assados no forno

Tagliatelle temperado com manteiga e bolonhesa de cogumelos

Arroz branco, croquete de cogumelos e tomates cereja
Mostro agora mais 5 pratos, exemplos de jantar do Vasco (mas que também podem ser almoço claro). Mais uma vez da mais antiga para a mais recente:


Massa guisada com cenoura

Arroz de tomate com cogumelo Portobello grelhado
Chili vegetariano

Tagliatelle com molho de queijo e salada russa

Polenta com croquete de cogumelos e salada de tomate cereja e azeitona



A parte da refeição constituida por legumes é igual para todos lá em casa (e espero que a batata também brevemente o passe a ser.)

Quero ver fotografias dos vossos pratos também familia metabólica!

Bom apetite!

Beijinhos

7 comentários:

  1. Viva Chef Paula,
    Nem sei por onde começar com tanta informação!
    Polenta! Quero a receita.
    Lancheira para a escola, quero as referências.
    Utilizas cebola picada ou desfeita nos teus estufados com o Vasco?
    Está aqui um verdadeiro tratado de alimentação infantil Pku!
    Obrigado e adorei, também vou passar alguns dos pratos favoritos do João. Apesar de que não tive sorte nenhuma nem com os croquetes nem com os hamburgueres... Chuif!
    Bisous
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Olá Chef Sofia,
    Nos meus estufados utilizo habitualmente cebola picada, mas no molho de tomate trituro tudo.
    A lancheira para a escola é da marca Tommee Tippee.
    Relativamente à polenta, comprei da instantanea e fiz a receita básica que vem na embalagem, com água e juntei tomate seco picado e temperos. Mas tenho de aprimorar mais esta receita, talvez fazendo com leite. O Vasco muitas vez não gosta das coisas à primeira, nem à segunda, mas eu vou fazendo e dando de forma espaçada até chegar à conclusão se gosta ou não de um determinado alimento.
    Fico à espera das tuas fotografias Chef!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos esclarecimentos,Chef Paula.
    E, já agora qual, é a marca da Polenta? Tem quadro nutricional? Ando cheia de dúvidas relativamente ao milho frito madeirense, por causa da sêmola de milho.

    Bijus
    Sofia

    ResponderEliminar
  4. Chef Sofia, a polenta instantanea que comprei é da marca "Polenta Express Ferrero" e comprei no Jumbo. Não tem quadro nutricional (não encontrei nenhuma marca que tivesse), pelo que pedi à Dra. Zélia para analisar o produto e ela aconselhou que me guiasse pelas quantidades de farinha de milho indicadas na tabela. A polenta é feita à base de sêmola de milho.
    E agora mereço provar o teu milho frito à madeirense?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Chef Paula,
    Mereces, sim Senhora!
    Só preciso de o fazer primeiro! Eu desesperei à procura de uma marca com quadro nutricional, e nada! Mas com o consentimento da Dra. Zélia vou fazê-lo para o João. A ver vamos se se digna a provar. Talvez as costelas madeirenses venham ao cimo....
    Bijus
    Sofia

    ResponderEliminar
  6. Ola Paula
    Mais uma vez agradeço estas fotos das refeições pois danos uma ideia das refeições que podemos fazer.
    O André começou agora com os sólidos mas está a ser complicado pois embora eu corte os legumes mt mt pequeninos ele deita logo fora quando lhe dou a comer, pois estava habituado a comer triturado nos pures e acordas.
    Agora faço os legumes e há parte ponho as massas ou arroz ou batata e ele não quer.
    Mas vou tb tirar umas fotos para publicar e talvez venha a servir para outras mães como eu.
    Beijinhos
    Ana Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Paula,
      Eu diria que é normal a reacção do seu André. Com o Vasco passou-se o mesmo, mas após várias recusas e cuspidelas começou a comer os legumes normalmente.
      Também utilizei um truque: como muitas vezes eles estão interessados em provar o que temos no prato, passei a colocar no meu prato os legumes ou outra coisa que possam comer e deixar que petisquem. O Vasco, especialmente ao jantar, ainda hoje gosta de se sentar ao meu colo e petiscar. Como parte da nossa refeição é comum tenho sempre algo que lhe posso dar. Beijinhos

      Eliminar