People who are different change the world

27/02/2012

Cookies com pepitas de chocolate

Acho que este "clássico" dispensa apresentações e esta fotografia do meu Vasco a rapar a tigela da massa das bolachas convence qualquer um a experimentar esta receita :)
Quem resiste a estas bolachinhas deliciosas com pedacinhos de chocolate, acabadas de fazer, acompanhadas de um leite bem fresquinho?
Ora pois, ninguém (que eu conheça pelo menos...) e o Vasco não é excepção como podem ver. Aqui vos deixo a receita que experimentei para ele e que rivaliza com qualquer cookie tradicional.
Ingredientes:
100 de manteiga amolecida
50g de açucar mascavado escuro + 50 g de açucar granulado
1 pudim boca doce de baunilha
1,5 dl de água
170g de farinha hipoproteíca
1 colher de chá bem cheia de fermento em pó
1 pitada de sal
50 de chocolate hipoproteíco picadinho
Misture a manteiga com o açucar. Junte o pudim, a água, a farinha, o fermento e o sal. Misture bem. Junte os pedacinhos de chocolate.
Coloque a massa, que fica espessa e pegajosa numa folha de papel vegetal.
Molde num rolo e leve ao congelador por 2 horas até ficar firme mas não congelada.
Desembrulhe e corte em rodelinhas (bolachas). Leve a forno pré-aquecido as que pretender cozinhar, durante mais ou menos 15m. As restantes coloque numa bandeja e leve ao congelador. Depois de congeladas retire da bandeja e guarde em saco de congelação. Fica com um stock de bolachinhas para quando for preciso.
Por fim saboreie estas pequenas delícias!
Beijinhos da Paula Viegas

8 comentários:

  1. Viva Chef Paula,
    Com um modelo assim, ninguém resiste às tuas receitas! Devem ser deliciosos os teus cookies, mas o Vasquinho..... está um verdadeiro Cookie!
    Vou experimentar para o meu monstro das bolachas, ele vai adorar!
    Obrigado por mais este mimo de receita
    Bisous
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Chef Sofia!
    O Vasco é meu muso!
    Tenho a certeza que o teu Cookie João também vai adorar estas bolachinhas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ola Paula
    Que bom aspecto que tem estas bolachinhas.Era tão bom eu já poder dar ao André.
    Tenho é que perguntar a medica do André se já lhe posso dar chocolate.
    É que ainda nunca trouxe chocolates para ele do centro genético e ele agora vai a caminho do 15 meses.
    A partir de quanto tempo os vossos pequerruchos começaram a poder comer chocolate?
    Eu do centro de genetica ainda só trago as papas, leites para o puré batata, massas letrinhas para as sopinhas, farinhas pão, e bolo chocolate ou limão, e as bolachas caramelo e tipo Maria.
    Que produtos há mais para os nossos pequeninos para eu poder diversificar mais?
    Vi que há dias falaram dos queques de pêra.
    Gostaria de saber mais produtos pois não conheço o que existe e para então pedir a medica para ver se já posso dar ao André.
    Beijinhos
    Ana Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Paula,
      Em relação ao chocolate será melhor falar sobre o assunto com os profissionais que acompanham o seu filho. Relativamente ao Vasco, que vai fazer 2 anos no próximo mês, fui autorizada a dar-lhe chocolate por altura do Natal, quando lhe fiz o calendário de Natal. Decidi agora fazer-lhe estas bolachinhas que ele come esporadicamente. Tenho para mim que não se deve dar chocolate por sistema a qualquer criança.
      Quanto aos produtos, pode pedir no Centro de Genética que lhe entreguem uma cópia da lista de produtos existentes para ter conhecimento de tudo o que poderá ser fornecido.
      Beijinhos
      Paula

      Eliminar
    2. Ola Paula.
      Obrigada
      Beijinhos

      Eliminar
  4. adorei a ideia só tenho 2 dúvidas podemos comer pudim boca e doce ?

    a quanto ponho o forno?


    beijinhos

    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      O pudim boca doce tem por base amido e aromas e é hipoproteíco, por essa razão poderá ser incluido na dieta da fenilcetonúria. Qualquer dúvida quanto a outras dietas é melhor esclarecer com a nutricionista.
      Relativamente à temperatura do forno, esclareço que cozinhei as bolachinhas em forno pré-aquecido a 180º.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. ja fiz e adorei o tempo no forno foi quase meia hora:)

      beijinhos

      Eliminar