People who are different change the world

22/11/2011

Experiências com sabor a queijo

No fim de semana, como já vem sendo hábito, aventurei-me em novas experiências culinárias, desta vez com queijo. Após aturada pesquisa na internet e algumas tentativas falhadas consegui finalmente preparar um queijo caseiro, que poderá ser utilizado para gratinar legumes, massa ou pizzas, não dá é para fatiar (ainda não cheguei tão longe, mas já faltou mais). Utilizei esta essência de queijo, que está disponível em lojas que vendem produtos para pastelaria. Ingredientes:
2 dl de natas Hoplá
2 colheres de sopa de maizena
1 colher de café de essência de queijo
uma pitada de sal (poderão acrescentar outros temperos a gosto)
Misture a maizena com as natas e com o sal e leve ao lume a engrossar. Retire do lume e junte a essência. Coloque a mistura numa tigela forrada com papel vegetal.


Deixe no frigorifico até solidificar durante 1 ou 2 dias. Após solidificar rale em tiras finas. Utilize em gratinados. Guarde no frigorífico ou congele (eu congelei).
Caso se pretenda fazer um molho de queijo para por exemplo adicionar à massa ou fazer um gratinado de legumes outra hipótese é preparar um molho bechamel levando ao lume 1 colher de sopa de margarina, deixar derreter, juntar 2 colheres de sopa rasas de preparado para pão de queijo Yoki e por fim 1 pacote de leite especial. Deixar ferver até engrossar. Retire do lume e tempere a gosto. Utilize. Deixo uma fotografia de um gratinado de couve flor que fiz para o Vasco utilizando este molho.
Quer a essência, quer o preparado para pão de queijo têm um sabor diferente, no entanto algo similar ao queijo parmesão. É uma questão de experimentar e decidir se é de incluir ou não no "livro de receitas" de cada um.Beijinhos

4 comentários:

  1. Viva a nossa Chef Paula!
    Que bela cozinha de investigação! Ainda por cima parece fácil de fazer. Quick and easy, afinal és tu o nosso Mc Gyver da cozinha! Já está adoptada.
    Parabéns e obrigado
    Beijuzinhos
    Alguma sugestão de loja que venda a essência de queijo em Lisboa?

    ResponderEliminar
  2. Ó meu Deus o Mcgyver! Mas que grande elogio, obrigada.
    As lojas que têm disponível a essência de queijo: http://catalogo.istofaz-se.pt/cat/
    As receitas são super fáceis de fazer!
    Beijuzinhos

    ResponderEliminar
  3. Hola soy de España. Que es la nata hoplá? es nata de leche (leite)?

    ResponderEliminar
  4. Hola, Hoplá es nata vegetal de Itália.
    Sofia

    ResponderEliminar