People who are different change the world

17/11/2011

Castanhas, sim ou não? Ou nunca?

De passagem pela Baixa, não resisti a um pacotinho de castanhas assadas na Praça da Figueira, ainda por cima simpatia da Vodafone, que as oferece até dia 18. É claro que o meu Pku, ficou logo encantado com o pacotinho misterioso e com as castanhas quentinhas a estalar. Sem mais nem menos enfiou logo uma casca estaladiça na boca só para provar. E depois, claro, seguiu-se uma bela castanha às dentadinhas. Eu já tinha reflectido nesta questão das castanhas e assumido que apesar de não constarem da lista e com a informação segura de que 50gr seriam aproximadamente 3 Partes, que as iria dar a provar ao meu pequeno, uma vez por festa. Ele adorou, e o problema é que depois de uma bela castanha seguiu-se mais meia, comigo já arrependida com a aventura, e no fim da metade veio a exigência de Mais!. E agora? A história acabou em lágrimas dele e remorsos meus. Uma castanha média grande pesa aproximadamente 20gr. Se uma Parte andar aproximadamente entre 15 e 17 gr, uma castanha e meia como as que lhe dei a provar, são seguramente 1 Parte e meia. Bom, lá terei que cortar alguma Parte na refeição do jantar e andar afastada dos assadores de castanhas por algum tempo. O que é vos parece, o que é vos diz a vossa experiência? Castanhas, nunca? Castanhas, uma dose pequena em dia de festa? Não vale a pena sequer experimentar, sabendo que a dose será sempre muito curta? Opiniões e conselhos, precisam-se!

2 comentários:

  1. Se repararem bem a única diferença que existe por exemplo entre os bróculos e a castanha é que uma está incluida na tabela pku e a outra não. A quantidade correspondente a 1 parte é a mesma. A castanha é um fruto sasonal, faz parte dos rituais religiosos, culturais e sociais do Outono, e dos meus rituais familiares, será que não vale a pena incluir na dieta do Vasco fazendo ajustamentos e deixá-lo assim participar nesses rituais? Cheguei à conclusão que, para mim, a resposta a esta questão é sim, tendo em conta todas as circunstâncias! Não devemos excluir uma hipótese à partida sem estarmos completamente informados sobre a mesma. Questionem a dietista, é para isso que ela lá está!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo contigo, mas com muita cautela. Não valerá a pena esperar até que eles tenham uma dieta mais alargada? Ou seja que o número de Partes seja maior? Não sei, devíamos pedir à Fátima Campos Ferreira para lançar o tema no Prós e Contras...
    Beijuzinhos

    ResponderEliminar