People who are different change the world

21/09/2010

Pontos de Referência do Desenvolvimento

Capacidades Motoras
Por volta dos dezoito meses, dois anos, a criança passa todo o dia a fazer experiências. Trepa para cima de tudo o que vê, achando esta actividade muito excitante, mas não tem a noção das alturas. Por isso, os pais têm de a proteger. Precisam de se certificar de que há tapetes ou almofadas na parte inferior dos seus degraus preferidos, se por acaso já a deixam subir as escadas. Nesta idade, ela prefere correr para todos os lados em vez de andar.
Começa a girar sobre si própria, a experimentar todas as suas novas aquisições motoras - equilibrar-se, rodopiar, correr. Tenta afastar-se dos pais sempre que tem oportunidade - num supermercado, numa loja, na rua, seja onde for, os pais têm sempre que ter uma mão livre para a criança; caso contrário, ela pode perder-se.

O Grande Livro da Criança, página 205- T. Berry Brazelton, Ed. Presença

É tudo verdade, e eu choro a rir quando leio algumas passagens desta bíblia da criança. Vemo-nos retratados nas situações mais cómicas, e ajuda-nos a perceber melhor que as birras, as teimosias e outras maluquices que nos parecem incompreensíveis e inultrapassáveis, afinal são parte natural do  crescimento e desenvolvimento da criança saudável. Eu estou a passar por esta fase terrível, chego ao fim do dia de rastos a rezar para o ver na caminha a dormir, não consigo fazer mais nada do que andar numa loucura atrás do menino e dos seus caprichos....Ufa ufa! Acho que não me cansava tanto quando estava a trabalhar num atelier cheia de pressão e stress para respeitar os prazos de entrega...Também não me ria às gargalhadas duzentas vezes ao dia nem era coberta de abracinhos amorosos, bolachinhas babujadas nojentas, dentadas , arranhadelas piores do que as dos gatos e outros mimos indescritíveis!

Sem comentários:

Enviar um comentário