Começo por dizer que esta receita, em termos de sabor, é das melhores que já fiz para o Vasco e que valeu mesmo a pena experimentar. A receita original está publicada aqui http://www.crmgroupusa.com/crm_emails/vitaflo/200907/RecipeBeetBurgers.html e cheguei até ela graças a uma mãe americana que publicou o link num página do facebook (eu adoro esta dinâmica que os americanos tem de partilha compulsiva de receitas :)).
Fiquei intrigada com o facto da receita incluir maçã e beterraba, que lhe dá uma corzinha diferente e, como também não tinha cogumelos (o Vasco agradece), decidi experimentar. Fiz umas pequenas adaptações e pesei as quantidades de alguns legumes para ter uma base mais sólida de futuro. A confecção é simples e rápida e o resultado muito bom. Ora vejam:
Ingredientes:
40g de beterraba crua ralada
70g de courgette crua e descascada ralada
20g de cenoura crua ralada
1 maçã média granny smith descascada e ralada (tem de ser mesmo desta variedade e está disponível quase sempre em qualquer hipermercado - são cerca 80g de maça depois de descascada)
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de ketchup
1/2 colher de chá de molho worcestshire (molho inglês)
1/8 colher de chá de liquid smoke (é um condimento que serve para dar um sabor fumado aos alimentos e está à venda no supermecado americano Liberty. Caso não encontrem a receita também poderá ser feita sem ele mas haverá uma diferença no sabor)
2 colheres de sopa de óleo
sal a gosto
meia chavena de migalhas de pão hipoproteico (geralmente uso uma fatia de pão que faço para o Vasco - não substituir por pão ralado)
1/4 de chávena de farinha hipoproteica (ou mais se necessário)
Triture na picadora ou na bimby a beterraba, a courgete, a cenoura e a maçã. Retire e esprema a mistura com as mãos para retirar a maior parte possível de água.
Numa tigela misture a cebola e o alho bem picados, o ketchup, o molho worcestshire, o liquid smoke, o sal e o óleo. Adicione a mistura de legumes e maçã espremida. Por fim junte as migalhas de pão e a farinha. Misture tudo muito bem, rectifique o sal e junte mais farinha se necessário.
Leve a mistura ao frigorífico no mínimo durante 1 hora.
A mistura depois de pronta |
Hamburgueres e salsichas prontos a congelar |
Na receita diz-se que se pode também fritar ligeiramente e depois grelhar ao estilo churrasco, mas ainda não experimentei desta forma.
Por graça preparei para o Vasco este cachorro quente mini, que ele gostou muito :)
Bom apetite para todos!
Beijinhos
Paula Viegas
Querida Super Chef,
ResponderEliminarParecem ser deliciosos e a cor da beterraba dá-lhes mesmo aquele ar sanguinolento das salsichas frescas! Adoramos beterraba e assim sendo esta receita vai ser um sucesso garantido! Eu sempre utilizei a maçã nas saladas e até nas sopas já experimentei e fica delicioso. Costumo preferir sempre a reineta por ser menos doce e porque é mesmo a minha favorita na cozinha, doce ou salgada. O teu hot dog está com um aspecto divinal e imagino a alegria de todos a partilharem uma verdadeira fast food, só que no caso supersaudavel! Vou descobrir a receita da michelle Hays e partilhá-la assim como vou tentar encomendar pelicula para fazer as ditas "salsichas frescas" no talho. Será que a pelicula é hipo? Ou será de origem animal? Eis a questão a averiguar. Obrigada por esta maravilhosa receita e beijinhos para todos!
Sofia
Olá Chef Sofia,
EliminarEu também uso maçã mas nas saladas, nunca tinha experimentado num hamburguer e só te digo fica mesmo bom. Não sei se a maçã reineta é indicada para esta receita por ser mais "farinhenta". A maçã granny smith é ácida também, mas firme.
Quanto a películas confesso que desconheço onde encomendar por cá, mas também gostaria muito de experimentar uma receita mais composta como essa. Aguardo então a receita prometida. Muitos beijinhos
Paula