People who are different change the world

15/07/2014

7 dias de alimentação hipoproteica - Paula

 
A minha motivação!
O desafio dos 7 dias de alimentação hipoproteica terminou e é mesmo para repetir, pelo menos anualmente e por altura do dia internacional da fenilcetonúria. Para quem não sabe, este desafio foi inspirado no facto de um grupo de dietistas inglesas ter decidido fazer a dieta hipoproteica por 7 dias. Estes ingleses são uns sortudos com dietistas destas!

Motivação
O Vasco claro! Fiquei surpreendida com a oposição que houve por cá a uma experiência destas e confesso que não encontrei nenhuma razão de peso para não o fazer. Não quis fingir que faço esta dieta ou que queria saber como é por curiosidade. Fiz esta dieta pelo enorme respeito que tenho por todos os que a fazem e por amor ao meu filho. Antecipar um pouco como será a vida do Vasco já crescido (qual é a mãe que não faz isto), sim, colocar-me na posição dele e perceber os desafios, perceber se a parte da alimentação que faço só para ele em termos de sabor, variedade e saciedade são suficientes.
 
As regras que adoptei:
- Dupliquei as partes que o Vasco faz, mas não inclui leite;
- Inicialmente optei por não incluir o arroz comum, mas como não bebi leite aproveitei essas partes para consumir o arroz normal a partir de determinada altura;
- Não fiz grandes alterações ao pequeno almoço. Bebo habitualmente leite vegetal e pude manter este hábito. Poderia ter incluido leite, até porque o Vasco bebe Aptamil, mas nunca gostei muito do sabor do leite e actualmente é muito raro beber. Aliás há grande controvérsia relativamente aos benefícios que o leite efectivamente tem, mas isso é assunto que daria pano para mangas;
- Consumi por algumas vezes pão, massa e arroz hipoproteico, não seria uma verdadeira experiência se não as tivesse incluido. Confirmei que o pão que faço para o Vasco em regime diário é maravilhoso e como tem fibra promove a saciedade;
- Para que não hajam ataques de fome ou mesmo fome o ideal é fazer-se refeições regulares: pequeno almoço, snack a meio da manhã, almoço, lanche e jantar. Ao almoço e jantar incluir sopa, prato principal e sobremesa (fruta ou o ocasional doce);
- Faço sopa igual para todos em casa, ou seja peso tudo e faço as contas, o que facilita a organização das refeições.

Algumas refeições que fiz:
O pequeno almoço clássico: Sandes de pão hipo com queijo Violife e leite de amêndoa.


A meio da manhã por vezes uma fatia de bolo (ehehehe), mas logo acabei com isto e passei à fruta.

Almoços/jantares:

Quiche de cogumelos hipo, salada de alface, pepino e maçã, e sopa
strogonoff de cogumelos, salada e batata doce e comum cozida (o meu prato hipo favorito)
Omeleta hipo de queijo Violife, arroz comum de tomate e courgete salteada

Batata comum e doce, bróculos e cenoura à Gomes de Sá

Peixinhos da horta, salada de beterraba e arroz de tomate hipo
Salada fria de massa penne da Loprofin com cogumelos, tomate e azeitonas
O meu lanche favorito: smoothie de manga (1,4g de proteina por embalagem de 200ml) e uma barra cerealito da schar com fibra (0,8g de proteina por barra)



Almoço especial de Domingo: Lasanha de espinafres, bolo de cenoura e brigadeiros


Notas finais
- Nos três últimos dias de dieta confesso que me senti indisposta e com dores de cabeça. Consumi uma ou outra vez uma barra proteica que comprei no celeiro (obrigada pela sugestão Vera, foi muito útil) e aumentei a quantidade de batata e arroz. Na próxima experiência tenho de incluir alguma proteina, sob a forma de barras ou bebidas, porque a proteina é mesmo fundamental seja sob que forma for;
- Não comentei com o meu filho esta experiência. Ele estranhou quando me viu comer a massa ou arroz dele e perguntava porquê e eu dizia ou que não me apetecia a massa/arroz comum, ou então que estes não chegavam para todos e ia comer um bocadinho da dele e a coisa passou porque foram poucas vezes. Não quis criar nenhum equivoco na cabeça dele, até porque ainda é muito pequeno;
- Habitualmente trago a marmita com o almoço para o trabalho mas nesta semana calhou ter de almoçar duas vezes fora (só planeava uma) e ainda tive uma festinha de aniversário de uma amiguinha dos meus filhos e a festa de aniversário de casamento da minha irmã (será possível tanta festa caramba!!!!). Mas consegui encontrar sempre alternativas com algum planeamento e se o ambiente dos almoços for em centro comercial arrisco dizer que é possível quase sempre encontrar alguma alternativa. E se há uma festa é fundamental levarmos o prato principal e a sobremesa que mais gostamos;
- Planeamento, variedade (possível) e espirito aberto são fundamentais!

Beijinhos
Paula Viegas

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Dri, obrigada, eu também tenho muito orgulho em ser sua amiga!

      Eliminar
  2. Querida Chef Paula,
    Acho que passaste com distinção nesta prova. Apesar de que neste caso, penso que só aceitar o desafio e mergulhar nesta pequena experiência hipoproteica, teve um valor extraordinário. Apesar de toda a minha desorganização, foi muito bom em todos os sentidos, a passagem por esta pequena aventura. Como será ser um adulto autónomo, sem a ajuda preciosa das Mães? Porque com uma Mãe, como Tu, (hehehe!) a preparar estas belas refeições parece tudo fácil! Uma das minhas amigas, fez-me esse comentário, quando acompanhou as publicações do diário do desafio, éramos o 8 e o 80! Que era só abrir o teu frigorifico e retirar as belas refeições prontas, hehehe! Enquanto que lá em casa,..... deserto!
    Mas cada um é como é! E eu para o João esforço-me e dou o meu melhor. Verdade. A tua quiche de cogumelos deixa-me água na boca, deve ser maravilhosa e eu adoro quiches!
    Eu adorei ter feito esta semana hipoproteica e daqui a um ano volto a embarcar neste Desafio! Até lá escolherei um dia por semana a acompanhar o João. Que achas, assim como fazem umas Mães espectaculares no Brasil?
    Beijinhos e abraços
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia, foi mesmo uma experiência muito esclarecedora em vários aspectos. Pode parece fácil mas não foi e regra geral todas as refeições, com excepção do pão e da quiche que tinha congeladas, foram confeccionadas nesse dia e para o jantar, sempre em quantidades maiores para dar para o almoço do dia seguinte. Planear e fazer coisas que gostamos é fundamental porque a ideia não era passar fome. No fundo foi fazer o que já faço para o Vasco em doses maiores. A quiche ficou muito boa, depois publicarei a receita quando voltar a fazer porque tenho de rever algumas coisas. Eu por enquanto não vou fazer um dia de dieta por semana, apesar de achar uma boa ideia, prefiro apostar em encontrar mais bases comuns de refeições e tentar, pelo menos uma vez por semana, fazer o mesmo jantar para todos. Bjs

      Eliminar