People who are different change the world

08/06/2013

O Pão Brioche - Versão II

Morno, doce, perfumado e com um sabor ligeiramente baunilhado.
Ingredientes:
  • 2 pacotinhos de leite hipoproteico da Loprofin
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal à temperatura ambiente
  • 1 colheres de sopa rasa de coffee mate
  • 1/2 pacote de levedura seca (dos pacotinhos que acompanham a farinha)
  • 1 colher de sopa de açúcar baunilhado
  • 4 colheres de sopa de açúcar mascavado
  • 300gr de farinha hipoproteica da Loprofin
  • 1 colher de sobremesa de substituto de ovo
  1. Amornar o leite e deitar todos os ingredientes, com excepção da farinha, numa taça e misturá-los com uma colher ajudando a que a mistura fique uniforme. Acho que foi um dos meus calcanhares de Aquiles da primeira vez que fiz esta receita de pão.
  2. Quando a manteiga, em particular, parecer bem derretida no leite, deitar a mistura para o interior da cuba da máquina do pão e juntar a farinha e o substituto de ovo.
  3. Escolher um programa na máquina que seja de 2h10/15m ou equivalente, eu escolhi na minha máquina, um programa adequado à execução de pão de leite. Mais uma alteração à receita anterior, desta vez escolhi um programa mais curto.
  4. Ajudar com a espátula se necessário para evitar que a farinha se agarre às paredes laterais da cuba.
  5. Esquecer o assunto enquanto a máquina trabalha.
Sabor adocicado sem ser enjoativo, cheiro excelente, textura do miolo óptima, crosta deliciosa, fiquei mesmo encantada com o resultado.,Esta receita é a que vou finalmente registar no meu livrinho das Melhores Receitas para o João, porque ficou mesmo muitíssimo bom. O João adorou.

*A receita vinha publicada pela Maman Mathilde Dufour, num grupo de Fenilcetonúria francês do FB e eu adaptei.
* A minha máquina de pão é uma Tefal e estou razoavelmente feliz com os seus resultados.

3 comentários:

  1. Que bom aspecto. Vou ter que fazer!!
    Mts bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      onde é que se pode comprar o Coffe Mate?

      Obrigado

      Eliminar
    2. Olá Cristina,
      Eu comprei o coffe mate no armazém GB em Cascais, mas há também à venda no Liberty Store em Lisboa e julgo já o ter visto também no supermercado do Corte Inglês.

      Beijinhos
      Sofia

      Eliminar