People who are different change the world

18/06/2013

A lancheira do Vasco - 3ª feira


A ementa da escola hoje é: Sopa de alho francês, batata e bróculos cozidos com filetes de pescada, sobremesa: maçã.
A ementa do Vasco: Sopa de alho francês (por coincidência tinha uma dose deste tipo de sopa congelada), batata doce e bróculos cozidos e omelete com queijo ralado. A sobremesa é a fruta da escola.
Há uns meses atrás preocupava-me imenso com o facto de fazer a refeição do Vasco o mais parecida possível com a ementa da escola. Não é que não tenha essa preocupação agora, mas está um bocadinho mais mitigada. Fazer refeições parecidas pode servir de estimulo a experimentarmos receitas diferentes e às vezes obtermos bons resultados, mas nem tudo se pode copiar. Também é importante que a refeição que envio para o Vasco, em termos gerais, seja algo que ele come bem e que goste. Por isso hoje leva a omelete que ele adora (a batata doce e os bróculos cozidas não é algo que ele adore mas come).
Por vezes também experimento enviar para a escola algo que ele não come bem em casa, só para testar se realmente não gosta ou está a fazer "fita". E muitas vezes é mesmo "fita"!
Há que usar a escola também como nossa aliada nestas coisas e já cheguei a conclusões muito úteis, por exemplo, o meu maroto em casa só come de fruta maçã, pera, banana e mais recentemente cerejas. Mas na escola come qualquer fruta que lhe ponham à frente, portanto, digamos que não é uma questão de gosto...
Como diz a Sofia, meninos espertalhões, mães cheias de truques!
Beijinhos
Paula Viegas

1 comentário:


  1. Viva Chef Paula,
    Mais uma vez uma óptima sugestão de almoço, e mais uma vez me lembras algo que não faço há que tempos, a omelete!
    Tal como tu, também eu já me desliguei de uma certa fixação em copiar as ementas do colégio, até porque descobri, que sem aviso, elas por vezes são trocadas sem pré-aviso e o meu esforço seria em vão. Quando é óbvio o paralelismo eu faço, quando não, liberto-me e faço um daqueles petiscos Pku que o João adora. E sim, concordo, a escola é uma óptima aliada para lhes dar a volta, é o efeito "psicologia de grupo", não querem ficar atrás dos outros.
    Não usaste as batatas doce laranja que comprámos no mercado? hehehehe!
    Beijinhos e obrigada
    Sofia

    ResponderEliminar