People who are different change the world

02/01/2013

Strogonoff de cogumelos


Antes de mais um ótimo Ano Novo para todos!
E para começar o Ano Novo com o pé direito fiz uma nova receita, para ser saboreada por todos os membros da familia, da qual eu fiquei absolutamente fã, a ponto de preferir esta versão de longe à receita tradicional feita com carne. O Vasco também gostou (yupiii!)
Experimentem que não se vão arrepender!
Ingredientes:
1 cebola pequena
1 cenoura pequena
2 dentes de alho
azeite
1 tabuleiro de cogumelos brancos com cerca de 200g
1,5 dl de natas de aveia ou Hoplá (utilizei de aveia, que tem 1g de proteína por 100ml)
0,5 dl de natas (1g de proteína, todavia esta pequena quantidade de nata contribui em muito para o sabor final do prato)
1 colher de sobremesa de molho de soja
1 colher de sobremesa de caldo de legumes em pó (utilizei o Herbamare que é o meu preferido)
1 pitada de noz moscada
1 colher de sopa de farinha maisena
1 colher de sopa de vinho do Porto

Refogue a cebola, o alho e a cenoura bem picados em azeite. Quando estiver refogado junte os cogumelos, previamente lavados, arranjados e fatiados. Quando os cogumelos amolecerem e libertarem liquido junte o molho de soja, o caldo de legumes em pó, a noz moscada e a farinha maisena (polvilhe a farinha sobre o preparado com a ajuda de uma peneira ou coador para não criar grumos). Mexa bem e junte o vinho do Porto e por fim as natas misturadas. Rectifique o tempero juntando sal se necessário. Deixe cozinhar por mais 10m até apurar. Sirva imediatamente com arroz hipoproteico simples, para a versão hipoproteica, e com arroz branco basmatti, para a versão tradicional, e cenoura ralada (ou outro legume para salada a gosto).
Uma delícia!
De sobremesa fiz crepes com banana caramelizada, mas esta receita fica para outro post...
Beijinhos

2 comentários:

  1. Viva Chef Paula,
    O teu strogonoff está de se lhe tirar o chapéu! Eu na verdade sempre adorei o molho e os cogumelos, mais do que a a carne propriamente dita. Acho que o teu ingrediente secreto, aqui, só pode ser o vinho do Porto. Pois, um cálicezinho faz maravilhas na cozinha! In vino veritas. Ou Madeira, claro! Aguardo ansiosamente a receita dos teus crepes, para juntar à minha já longa lista.
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Ai Paula, preciso muito começar com os cogumelos, aqui tem um site onde compro hambúrguer e a base é cogumelo e vejo que a Julia adora, então está na hora de desenvolver isto...

    ResponderEliminar