People who are different change the world

08/01/2013

Eu dou-lhe o arroz.... ou não? Eis a questão!

Novo Ano, nova sondagem, novo inquérito de opinião! 

Agora queremos saber tudo sobre o arroz. Como é em vossas casa, arroz hipoproteico ou arroz comum à mesa metabólica? O arroz, na verdade vem na Tabela de alimentos autorizados para dieta de Fenilalalina com um valor atribuído por 1 Parte igual a 6 gr, o que me parece manifestamente pouco, não mais do que uma colher de sobremesa! Se sim, arroz comum, carolino, agulha, em que quantidades? Desde que idade, depois dos 4, 6, 12 anos? Por vossa iniciativa própria, por reflexão individual? Por inspiração em outros Metabólicos? Ou por sugestão de Nutricionistas/Dietistas?  Como foi que aconteceu? Como é que se gere a saciedade com quantidades tão pequenas? A adesão dos meninos foi automática? Sem alterações significativas no Plano Alimentar? Foram monitorizados pelos Centros de Tratamento? Contem a história da vossa relação com o arroz.

Eu, mãe (orgulhosa) de um Pku com quatro esplendorosos anos (já? Meu Deus, como o tempo passa rápido), nunca dei arroz que não seja hipoproteico ao meu filho. Nós cá em casa temos hábitos quase orientais relativamente ao consumo de arroz, contribuímos para a estatística, adoramos arroz pura e simplesmente. Arroz básico refogado, arroz de isto e arroz daquilo, arroz malandrinho, arroz sequinho, arroz à  crioula, arroz, arroz e mais arroz. Mas cada vez me deparo mais com o arroz nestas nossas conversas entre a Família Mutabólica e as dúvidas começam a inquietar-me, e se....
Participem na nossa primeira sondagem de opinião de 2013 e se possível contem a vossa história.
Arroz, sim, ou não, qual é a vossa opinião?

11 comentários:

  1. Olá Sofia, no caso do André desde que começou a comer a refeição do prato, e como os médicos disseram que podia comer todos os alimentos da tabela, sempre lhe fiz arroz do normal, e tb do hipoproteico.
    É certo que no caso da Aciduria Glutarica tipo 1, 1 parte representa 13 gramas, e como numa refeição o André pode comer 3 partes opto por gastar 2 partes de arroz, e faço sempre arroz malandrinho para dar a sensação que tem mais por causa de ficar "malandrinho" e depois gasto a outra parte com os legumes tem menor proteína como cenoura, couve coração.
    E tenho pena de ainda não conseguir que o André coma as omeletes da nossa chefe Paula, pq assim um arrozinho de tomate malandrinho e uma omelete com azeitonas, hummm, ficava mesmo bem, mas acredito que com o tempo o André comece a comer.
    Beijinhos e espero ter ajudado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Ana Paula,
      Obrigado pelo testemunho. É verdade que a vossa tabela é muito mais favorável relativamente às quantidades permitidas, mas acho que no fundo sentimos igualmente a força da restrição. O meu pequeno está muito caprichoso nos seus gostos e é terrível quando não quer, não gosta, nada há a fazer. Pode ser que com a idade vão alargando mais o palato!Eu também faço o arroz hipo malandrinho para o João e ele gosta muito, vá lá!
      beijinhos e obrigado

      Eliminar
  2. Olá Sofia,
    O plano alimentar do meu Vasco é muito restrito para incluir o arroz comum. Seria possível incluir por exemplo uma parte, mas como em termos de quantidade representa muito pouco estaria a comprometer a saciedade. Assim na nossa mesa é arroz comum para uns e hiporoteico para o Vasco, embora em ambos os casos o tempero seja o mesmo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. pai da bruna ;manuel aguiar;10/01/13, 13:54

    a bruna come de vez em quando arroz comum e por agora graças a deus nao tem tido problemas o mesmo tem acontecido com o consumo de pao neste caso pao com cereais ,que nao è pao adequado para ela mas ela come bastante e tambèm nao tem tido problemas ,hà vàrias questoes quanto ao que pode comer e nao pode ,apesar de saber que ela nao pode comer tantas ;porcarias: como ela o diz e contudo tem comido às vezes um pouco mais das tais ;porcarias; e os valores nao teem subido o que è uma admiraçao para nos e tambèm para o neurologista e a dietista da bruna

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Manuel,
      Agradeço o testemunho, a Bruna tem uma acidúria Propiónica, certo? Vocês têm também uma tabela de alimentos permitidos? Com quantidades? Como fazem? Quanto às "porcarias", (hehehehe), todos o fazemos uma vez por outra, no nosso caso da Pku, os açucares são livres, por isso imagine-se a liberdade de comer toneladas de ar e vento cheio de açúcar! Enfim, no caso é caso para dizer que o que sabe bem, ou é pecado ou faz mal...
      Um abraço
      Sofia

      Eliminar
    2. pai da bruna manuel aguiar10/01/13, 20:08

      viva sofia
      sim a bruna tem uma tabela de alimentos permitidos ;sim com quantidades; e como fazemos quanto às porcarias tentamos sensivizala que estas chamadas ;porcarias;sao como veneno para ela ,ela compreende isso mas como sabes hà sempre a tentaçao disto e daquilo e sim o que ela tem è aciduria propionica e sim os açucares sao livres claro

      Eliminar
  4. Olá,
    No caso dos meus gémeos, e já depois de ter tentado várias vezes com a médica deles, não é permitido o arroz normal, com muita pena minha pois o arroz hipo não se compara nem de longe nem de perto com o nosso.
    Já por várias vezes pensei em lhes dar no dia anterior à colheita para ver os resultados, mas o receio de que fiquem a gostar e a querer mais tem-me contido.
    Vamos lá ver se com o passar da idade lá chegamos...
    Por acaso, em termos de restrições, incomoda-me mto mais o facto de eles não poderem comer pão normal, arroz normal, massas normais, etc do que propriamente o peixe e a carne.
    Bjis,
    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra,
      Partilho o desgosto em não poder dar, principalmente Pão. O arroz hipo, não é nada mau e o João até gosta muito, as massas hipo, há várias bastante boas, mas o pão... Não há pão feito com farinhas hipo que se compare ao nosso. Nos bolos até nos conseguimos "safar" com bolos muito saborosos, mas o pão é mesmo o calcanhar de Aquiles. Cada vez que vejo notícias sobre a duvidosa qualidade alimentar do peixe e da carne, fico um pouco consolada com a alimentação vegetariana dos nossos meninos, mas o Pão...
      Beijinhos e obrigado
      Sofia

      Eliminar
    2. Para quem não sabe, a Sandra é a Feliz Mãe de dois meninos gémeos com Fenilcetonúria! Um acontecimento ainda mais raro! Bjs

      Eliminar
  5. Olà
    a minha filha que tem 1 ano e 3 meses pode comer o arroz comun mas polido. O que significa polido? Eu sou italiana e na italia nao temos.10 g de arroz polito cozido tem 11 mg de fenil.
    Ue prefiro que minha filha come o arroz comun mas saudavel.
    obrigada
    Arianna

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Arianna,
      Obrigado pelo seu comentário e fiquei muito curiosa com o "arroz polido"! A sua filha tem também fenilcetonúria? E segue alguma tabela especial? Pode dar algumas pistas sobre este arroz?
      Um abraço Sofia

      Eliminar