People who are different change the world

02/01/2013

O Bolo de Bolacha para todos

Quatro velas para quatro maravilhosos anos
O meu rapazinho fez quatro anos em vésperas natalícias e este ano, com a firme determinação de fazer um bolo de aniversário que desse para toda a família, resolvi atirar-me à receita de Bolo de Bolacha e adaptar de forma a que os ingredientes especificamente hipoproteicos fossem eliminados da receita. Já tinha anteriormente feito a experiência do Bolo de Bolacha Hipoproteico, utilizando as bolachas da aproten e o resultado tinha sido bom. Mas, nessa altura tinha feito um Bolo de Bolacha para os crescidos, e um mini-bolo de bolacha à parte para o João. Desta vez, o objectivo era cumprir todos os objectivos num só Bolo, e assim foi. A chave para o problema residiu na utilização das bolachas Maria sem glutén da Schar, Estas bolachas que comprei no Celeiro, são próprias para celíacos, mas como têm um valor relativamente baixo em proteína 1,8/100gr, no meu entender, podem ser introduzidas calculadamente na dieta. O João pura e simplesmente adora-as e eu também as acho com um sabor excelente.

Ingredientes:
  • 200 gr manteiga sem sal
  • 200 gr de açúcar de preferência em pó
  • 3/4 chávenas de café forte (depende da quantidade de bolachas utilizadas)
  • 2 pacotes de bolachas Maria sem glúten da Schar 
Preparação:
  1. Deita-se numa taça, a manteiga à temperatura ambiente juntamente com o açúcar e bate-se à mão com uma colher de pau durante cerca de meia-hora, até o açúcar ficar incorporado num creme. 
  2. Junta-se uma chávena de café forte e continua-se a bater até ficar macio e uniforme (deve poder utilizar-se um robot de cozinha, mas eu faço sempre à mão)
  3. À parte, tem-se uma taça com duas a três chávenas de café forte e açucarado à temperatura ambiente
  4. Molham-se as bolachas no café e dispõem-se num prato muito juntinhas em duas camadas
  5. Com uma espátula ou uma faca cobrem-se as bolachas até ficarem completamente unidas
  6. Repetem-se as camadas e por fim cobre-se tudo muito bem, também pelos lados com o creme de manteiga
  7. Decorei com Rainbow Sprinkles, ou granulado muti cores, da Schur Fine que comprei no Liberty e é feito de açúcar, amido de milho etc com valor proteico 0/4gr.
O João adorou o bolo de aniversário e todos partilhamos o Bolo, objectivo cumprido. Uma única ressalva, as bolachas Maria da Schar têm que ser muito bem embebidas no café, porque a sua consistência é mais consistente do que as bolachas Maria normais e por esse motivo ficaram um pouco duras. É assim, tenho que melhorá-lo! Mas, melhoramentos à parte, tudo afinal correu bem.

(Nem vos conto da noite desesperada que tive com a creme de manteiga deslaçado. Nunca me aconteceu antes, foi direitinho para o lixo. E fiquei até às tantas a fazer um novo. Ossos do ofício!)

4 comentários:

  1. Amiga querida, tômuito feliz que tenha dado certo, bjs grandes e parabéns para o lindo João. (Este é o nome do meu pai)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amiga Adriana,
      O seu pai tem um lindo nome! João, o discípulo bem amado, Dom João II o Príncipe Perfeito, João um nome que eu adoro.
      Beijinhos e obrigado também pela força durante o meu desastre com a cobertura.
      Sofia

      Eliminar
  2. Olá Chef Sofia!
    Eu também já fiz um bolo de bolacha utilizando essas bolachas e fica realmente muito bom. O creme que faço é que é um pouco diferente. Qualquer dia publico a minha versão também. E que belo bolo de aniversário, parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Chef Paula,
      As Schar, devo-te a ti a dica que muito agradeço, tornaram-se um básico cá de casa. Como é o teu creme? Acho que o meu Bolo de Bolacha precisa ainda de ser aperfeiçoado, mas o resultado, mesmo assim, valeu a pena.
      Beijinhos
      Sofia

      Eliminar