People who are different change the world

05/09/2011

As requisições para o Doseamento de Fenilalanina e a Troika....

Acabada de chegar da consulta de Metabólicas, partilho convosco a notícia de que deixámos de ter acesso aos meios complementares de Diagnóstico através da consulta especializada do Centro de Tratamento, neste caso a Consulta Externa de Pediatria. Quero dizer, teremos que passar a deslocar-nos, agora também, ao nosso médico de família ( para quem o tem), nos sempre entupidos Centros de Saúde, para pedir o favor de nos passar as requisições necessárias aos indispensáveis Doseamentos de Fenilalanina. É um efeitos perverso da Troika nos serviços de assistência dos Centros de Tratamento, quando os cortes são cegos, os resultados obtidos são o inverso do pretendido.  O objectivo é desburocratizar, tem graça não tem? E claro, poupar! Mas aqui não há poupança possível, por isso o resultado vai ser o inverso, mais horas de trabalho gastas em filas e deslocações atrás das requisições que até aqui nos eram facilitadas simplesmente durante a consulta. Haja paciência, para tanta cegueira na administração da coisa pública! É um bom tema para a apofen que nos representa, tomar uma posição.

6 comentários:

  1. A Troika acaba por funcionar como a desculpa da praxe para muita coisa. Resultado desta medida: mais burocracia, mas tempo despendido entre serviços (quando todos eles pertencem ao Estado), cortes nos direitos dos doentes. Parece-me que a origem de tudo isto é o nosso velho Estado Português. Temos, mais do que nunca, de nos unir e levantar a nossa voz!

    ResponderEliminar
  2. Apoiado, Camarada Paula, levantemos as nossas Vozes!

    ResponderEliminar
  3. Olá boa tarde mamãs ... hoje sinto-me revoltada e impotente face a um telefonema que fiz para o instituto a pedir alimentos para o meu filhote...depois de quase dois meses a ligar e a falar com a D.Carla a pedir comida, ela dizia-me que estavam a espera de uma encomenda e eu esperei o mês de Julho e nada o Agosto nem me atendiam o telefone o que eu achei muito estranho e finalmente consegui hoje falar, não com a D.Carla porque não se encontra a trabalhar já lá mas com outra Sra. essa mesma disse-me logo que havia ruptura de stocks e todo o que eu ia pedindo não havia( tostas,leite loprofin, bolachas só 3 ou 4 marcas disponiveis, panquecas) enfim um caos que não dá para explicar...essa Sra. também me disse que os produtos eram caros e que iria ser cada vez mais dificil o que eu achei um profundo disparate porque o meu filho precisa de comer todos os dias e não tenho mais lado em que recorrer, sinto-me revoltada,irritada e impotente mas esta situação tem que ser resolvida e tem que haver stocks de produtos para as crianças poderem comer. Fico a pensar se haverá mais alguém nesta situação... beijocas Sandra e Rafael

    ResponderEliminar
  4. Olá,pensava que a falta de produtos era só para as ilhas afinal estamos todos no mesmo "barco".
    Espero que não tenha de ir para as filas do centro de saúde,pois saiu-me na rifa um médico de família que nem para veterinário serve!

    ResponderEliminar
  5. Esperemos que seja apenas uma fase e que tudo volte à normalidade rapidamente. Estamos a falar de direitos que são atribuídos por lei aos nossos filhos. Direito a uma alimentação que por rara e extraordinária, é fornecida pelo Estado a todos estes doentes sem discriminação. Em Agosto o País pára habitualmente,mas os nossos filhos continuam a ter que se alimentar.... Espero que agora que já estamos oficialmente na rentrée, os produtos voltem a estar disponíveis para todos. Em breve vou encomendar a receita da alimentação e logo verei o feed back.
    Beijos
    Sofia

    ResponderEliminar
  6. Olá, hoje fui à consulta em Santa Maria e a minha médica disse que as credenciais para os doseamentos de fenilalanina não são passadas pelo medico de familia. Em vez disso temos de ter um termo de responsabilidade pelo que condiciona as vezes que vamos tirar sangue. Ainda não sei bem como funciona.

    Quanto aos produtos, embora hajam poucos, como já não é a mesma pessoa que lá está, recebi hoje a encomenda que fiz e vem muita coisa que eu não pedi e não gosto. Só veio para a receita não ficar incompleta havendo lá produtos.
    Pelo que se alguém gostar de Aperitivos de Paprika, Pão de forma Loprofin, Queijo fatiado e/ou Bolachas de baunilha e chocolate diga qualquer coisa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar