People who are different change the world

27/09/2011

A fala, o controlo dos esfincteres e as diferentes Fases do Desenvolvimento Infantil.

Que faz um bebé com 12 meses? Que faz um bebé com 24 meses? Que faz um bebé com trinta meses? 

É talvez a questão que mais me (nos) preocupa, que o Desenvolvimento do nosso filho Pku seja o normal para a sua idade. O meu Pku com trinta meses está agora a deixar as fraldas com enorme sucesso. Pode parecer ridículo, mas estou impante de orgulho e felicidade por o processo do controlo dos esfíncteres estar a correr tão bem e na altura que vem indicada nos manuais. A última consulta de Desenvolvimento do HSM a que fui, deixou-me bastante aborrecida, esqueci-me de referir metade das coisas importantes, ele entrou mudo e saiu calado, e eu saí de lá com uma certa amargura e cheia de dúvidas. Se o trabalho que tenho feito em casa com ele tem sido suficientemente estimulante ou se ele estaria muito melhor, nessa perspectiva, entregue a profissionais educadoras e competentes,  e a um círculo de crianças da mesma idade. A verdade é o meu querido Pku anda um bocado preguiçoso no que respeita à comunicação oral, quero dizer, fala pouco! Fala pouco mas expressa-se bem. Sem apelo nem agravo, foi condenado a ir fazer uma visita à Terapia da Fala. Eu acho sinceramente que este eventual desfasamento na fala se deve ao facto de estar sempre comigo, e nós nos compreendermos tão bem ao mínimo gesto, que ele dispensa o esforço suplementar de "puxar pela língua". É a outra face da moeda, é a falta de convivência com crianças da mesma idade que pode não estar a  ajudar. Talvez por isso eu esteja tão feliz com este sucesso das fraldas, apetece-me telefonar ao médico a dizer-lhe que afinal, ele está mesmo bem entregue, que eu como Mãe lhe dedico toda a atenção e mais alguma! Conheço crianças da mesma idade que falam igualmente pouco, e outras que já falam pelos cotovelos, é verdade! Mas para elas não se põe esta questão de forma tão premente, connosco são os Protocolos das Doenças metabólicas a funcionar, e ainda bem! Porque assim se vão detectando os sucessos e os problemas que vão aparecendo e fazendo a necessária correcção.
Para quem se preocupa com estas questões, o Breve Manual para Pais Debutantes com Fenilcetonúria, tem uma excelente síntese na parte final, das diferentes etapas do Desenvolvimento Infantil. Até achei graça, porque imediatamente reconheci alguns pontos abordados ao longo das Consultas de Desenvolvimento a que temos ido com o nosso menino.


O Centro de Desenvolvimento do Serviço de Pediatria do HSM
Coordenadora: Dra. Rosa Gouveia
Localização: Pavilhão de Consulta de Desenvolvimento
217 805 324    


O Centro Brazelton
Este é o Centro português da rede internacional do Centro Brazelton (homepage: www.brazelton-institute.com/ - associado ao Boston Childrens Hospital e Universidade de Harvard) e está localizado no pavilhão da Consulta de Desenvolvimento. Esta rede internacional integra um conjunto de médicos em todo o mundo que se dedicam à promoção do desenvolvimento saudável de crianças e suas famílias. Um dos seus objectivos principais é o fomento de actividade de Investigação e de ensino, nomeadamente fornecendo treino no uso de N.B.A.S. (Neonatal Behavioral Assesment Scale) para técnicos na área da Pediatria.
Coordenador: Prof. Dr. João Carlos Gomes-Pedro
Localização: Pavilhão de Consulta do Desenvolvimento
217 805 324

Sem comentários:

Enviar um comentário