People who are different change the world

22/12/2010

Chá de casca de cebola

Chá de casca de cebola, conhecem? Não resisto a partilhar, é uma das mezinhas que a minha pediatra, médica experiente com um olho clínico treinado, com anos e anos de experiência, aconselha como a melhor solução para os problemas de garganta, antes de atacar com os xaropes da indústria farmacêutica. E a receita não é um exclusivo para as criancinhas, estende-se a todos, até aos nossos metabólicos! O pior é que o meu PKU dá dois golos e logo de seguida, faz uma cara de quem está a tomar purgante, mesmo com açúcar...Pode-se juntar o que se quiser, eu vou juntar uma casquinha de limão. Juntar mel deve ser óptimo, mas os PKUs não podem. Azar!
Eu sei, não é uma receita bonita para a mesa de Natal, mas  nesta época fria tem muitas vantagens conhecer estas receitas ancestrais que passam de geração em geração e de boca em boca!

2 comentários:

  1. Olá Sofia,

    Já conhecia a "receita" do chá de casca de cebola e, se não cura, pelo menos é reconfortante.
    Relativamente ao mel, no folheto da dieta para a fenilcetonúria, que está disponível no site da Apofen, consta que o mel é um alimento de consumo livre para os PKU.

    Beijinhos e votos de um Feliz Natal

    ResponderEliminar
  2. A sério! Tens razão, aparece no folheto da apofen, mas não aparece na tabela, obrigado pela informação! De qualquer forma o que a Tabela do INSA diz é que tem 0,5 gr de Proteínas na composição por 100grs, daí que livre, livre não pode ser! Eu perguntei na última consulta em Santa Maria, à médica e à dietista se os alimentos que não vem na tabela, são automaticamente excluidos, como o mel, ao que me responderam que sim. Hei-de voltar à carga!

    Muitos beijinhos e um Santo e Feliz natal para todos vocês, em especial para o Vasco

    ResponderEliminar