A tabela tem quase mil alimentos crus, processados e/ou cozinhados, analisados ao pormenor: peixe, carne, doces, salgados, fruta, vegetais, etc. Os resultados são dados por 100 gramas e dividem-se em 42 factores, como a quantidade de calorias, água, proteína, gordura, fibra, colesterol, vários tipos de vitaminas, etc.
Através dela ficar-se-á a saber, por exemplo, que 42% de um croquete são água, 13% proteína e 19% são gordura. Cada 100 gramas, (o equivalente a dois pequenos) têm 317 calorias.
Segundo revelou à SÁBADO Pereira Miguel, presidente do Instituto Nacional Ricardo Jorge (Insa), um dos principais objectivos desta ferramenta é a promoção da saúde e a prevenção de doenças associadas à alimentação.
"A tabela permite que qualquer pessoa - e não apenas os profissionais de saúde - possa localizar alimentos que sejam do seu interesse para fazer cálculos nutriconais que permitirão a elaboração de refeições equilibradas ou o planeamento de dietas", afirma Pereira Miguel.
(...)
Para que a tabela passe a ser acessível a todos, de forma gratuita, só faltam pormenores técnicos, relacionados com a aplicação web que permitirá o acesso online aos dados.
Para já, apenas existe em papel (à venda por 30 euros) e em CD-ROM (custa€ 40). Até ao fim de Março passará a estar no site do instituto (www.insa.pt) para pesquisa individual de alimentos. A tabela completa continuará, no entanto, apenas disponível mediante compra. Isabel Lacerda.
14-01-2010 Revista Sábado
pois eu ja tinha lido essa noticia, vamos esperar para ver...
ResponderEliminarThis text is priceless. Where can I find out more?
ResponderEliminarmy site - natural cellulite treatment