People who are different change the world

18/11/2015

Quiche


Quando fiz a semana de alimentação hipoproteica, em jeito de homenagem ao dia internacional da pku, aperfeiçoei a minha receita de quiche e publiquei a foto acima como resultado.
Acabei por colocar a receita num comentário ao post da foto. No entanto esta receita fica tão saborosa, e é tão prática (pode ser comida quente ou fria, em casa ou num piquenique) que merece ser devidamente divulgada aqui no blog.
Eu adoro quiche, e esta quiche em particular, portanto aqui vai:

Para a massa: Para uma quiche pequena, com as dimensões da foto acima, faço meia receita da massa das empadas publicada pela Mafalda aqui http://pkumetabolicas.blogspot.pt/2013/11/empadas-de-cogumelos.html.
Já experimentei fazer esta massa com farinha Loprofin e farinha sem glúten e fica sempre bem.

Para o recheio: Os legumes que se quiser refogados. Já fiz com cogumelos e com cenoura e alho francês. Enfim, pode ser o que gostarem mais. Gosto especialmente da seguinte base:
Refogue cebola picada (70g), alho françês cortado em meias luas fininhas (64g) e cenoura ralada em fios (110g) (habitualmente uma parte de cada legume na tabela pku) em azeite.
À parte misture 1dl de nata (uso natas frescas da Mimosa 1,5g proteina ou 75mg phe) com 1dl de água. Junte 25g de mistura para omelete (receita 2 que publiquei aqui http://pkumetabolicas.blogspot.pt/2012/01/e-viva-omeleta.html ) e mexa bem.
Quando os legumes estiverem quase refogados reduza o lume, tempere com sal e pimenta e deite a mistura de nata. Deixe ferver até engrossar.
Forre uma tarteira com a massa, deite o recheio por cima, coloque os legumes que quiser para decorar e leve ao forno até cozer e dourar.
E está pronta. Rende cerca de 6-7 fatias.
Notas importantes: Caso queira usar uma menor quantidade de legumes ou só um legume, deverá aumentar a quantidade de mistura para omelete em 10-20g, para manter a consistência.
Não testei esta receita com natas vegetais, apenas com natas normais, a quantidade não é muita e o sabor vale a pena.
Para uma tarteira grande a receita deve ser duplicada.

Miniquiches

Quiche de cogumelos

Bom apetite!
Paula Viegas



1 comentário:

  1. Querida chef Paula,

    Desci agora mesmo da outra galáxia em que me encontrava e cheguei ao teu paraíso culinário! Que beleza de quiches! Vou mesmo ter que pôr mãos à obra.
    Beijinhos da tua
    Mana Sophia

    ResponderEliminar