Andava há algum tempo há procura de uma boa receita de almôndegas que, em especial, não tivessem como base cogumelos. A receita que costumava utilizar tem como base a bolonhesa de cogumelos e não sou muito adepta de fazer coisas diferentes sempre com o mesmo sabor (embora tenha feito algumas experiências com a base desta receita...). Por outro lado o meu pequeno e exigente Vasco não é, regra geral, grande fã de cogumelos.
A receita que adoptei então é a deste site http://midwestveg.com/eggplant-meatballs/ que necessitou apenas de ligeiras adaptações e que resultou muito bem, porque a utilização da beringela ajuda a formar uma massa bastante coesa e muito saborosa. Mães com dificuldade em acertar numa receita de almondegas que não se desfazem, esta receita é para vós.
Ingredientes:
1 beringela de tamanho médio (depois de descascada pesará à volta de 200-250g)
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho bem picadinhos
1 chávena de migalhas de pão (utilizar pão de véspera triturado na picadora e NÃO substituir por pão ralado porque a capacidade de absorção de liquido de ambos é completamente diferente)
2 colheres de sopa de queijo hipoproteico ralado (mais ou menos 2 fatias de queijo trituradas na picadora);
salsa picada e sal a gosto
1 colher de chá de substituto de ovo
Preparação: Começe por descascar e cortar a beringela em cubinhos (na foto estão duas beringelas porque da última vez fiz a receita em dobro)
Leve a cebola picada e o alho a refogar na frigideira com um bocadinho de azeite até amolecer. Junte a beringela em cubos e continue a a saltear até ficar bem dourada. Deixe arrefecer.
Triture o refogado da beringela na picadora até ficar numa massa. Junte as migalhas de pão, a salsa, o queijo e tempere com sal. Junte o substituto de ovo e misture bem.
Deixe a mistura repousar no frigorífico algumas horas ou de um dia para o outro para ficar bem firme. Molde em bolinhas para almondegas ou para fritar (revesti apenas com farinha de mandioca), mas também pode fazer hamburgueres ou mesmo espetadas. Isto foi o que resultou da minha última experiência:
Para as almôndegas: leve-as à frigideira com uma ou duas colheres de azeite só até dourar o exterior ou então ao forno num tabuleiro untado até ficarem douradas. Os hamburgueres e as espetadas não necessitam de dourar previamente. A partir daqui as almôndegas estão pontas a ser utilizadas e podem ser congeladas. Para finalizar basta preparar um molho de tomate simples, e quando este estiver pronto é só deitar as almôndegas e deixar apurar por uns minutos ou então por mais tempo se estiverem previamente congeladas (nas fotos abaixo lancheira do Vasco com o clássico esparguete com almôndegas e imagem da preparação das ditas previamente congeladas).
Experimentei também em formato espetadas, basta grelhar na chapa e ficam firmes e perfeitas (nas fotos abaixo espetadas grelhadas com arroz branco e salada de beterraba temperada com vinagrete balsâmico)
Experimentei também fritar as almondegas com e sem revestimento e ficam igualmente perfeitas sendo mesmo dispensável o revestimento.
E finalmente hamburgueres (com arroz e azeitonas)Espero que experimentem e contem os resultados.
Bom apetite!
Paula Viegas
Super Chef Paula,
ResponderEliminarComeço por declarar que sou fanática de beringela, moi même. O João não tanto mas estas tuas receitas maravilhosas podem ser o caminho de lhe passar a beringela processada. Eu adoro-a in natura, ou panada. Utilizo sempre também a farina de mandioca para "panar" os meus pobres fritos. heheheh! E que pão utilizas aqui? O teu pão caseiro ou outro qualquer? É essa a minha grande dúvida.
Obrigada adorei as receitas e vou passá-las à prática.
Beijinhos
Sofia