O xarope Clamoxyl mudou a sua composição e passou a conter aspartamo, Raios! Por este motivo, deixou de ser uma escolha para crianças com Fenilcetonúria. Muita pena tenho eu, que sempre recorri a ele com o meu filho mais velho e agora também com o Joãozinho. Na falta deste antibiótico geralmente prescrito para as infecções da infância, fica-nos o principio activo, a Amoxicilina, e com a palavra chave podemos desvendar as bulas de todos os medicamentos autorizados em Portugal no site do Infarmed, e assim procurar um substituto que não tenha o maldito aspartame. Os medicamentos são obrigados a submeter ao Infarmed qualquer alteração a que sejam sujeitos, para autorização, um bom princípio de segurança.
Recorrendo a uma querida Irmã minha que é farmacêutica hospitalar, partilho convosco umas dicas de utilização do site do Infarmed para leigos. É fácil!
- Aceder ao site do Infarmed
- Baixar a página principal até ao fim. Quando avistar os serviços on-line, clicar no quadro Infomed
- Clicar no quadro ao centro que diz: Acesso à base de dados Infomed
- Na pesquisa de medicamentos, preencher o DCI (Denominação) com a substância activa que procuramos, no caso: Amoxicilina
- Se tivermos mais algum dado importante que facilite a procura, como a Dosagem, ou a Forma Farmacêutica (comprimido+suspensão oral, por ex.), introduzimos e clicamos no botão pesquisar, com a lupa ao lado.
- Et voilá! A pesquisa apresenta-nos a lista de medicamentos com este principio activo autorizados no nosso país, agora é só começar a clicar no primeiro que nos serve e consultar os detalhes.
- O primeiro medicamento que corresponde à busca na forma de pó para suspensão oral, é da Generis e após ler com atenção os detalhes, constatamos que contém o maldito aspartamo também... Grrrrr!
- Passo ao próximo e segue-se o Amoxicilina Labesfal, 250 mg/5ml pó para suspensão oral, ora vamos ler os detalhes e.... Bingo! não contém aspartamo.
- Agora é só perguntar ao nosso médico, se este pode ser e encontrá-lo na Farmácia ou então, seguir a lista dos outros até encontrar um que nos sirva.
Parece complicado? Mas não é e deixa-nos muito mais felizes porque podemos também nós ajudar a encontrar a agulha no palheiro. Experimentem!
Obrigada Tia Francisca!
* olha que engraçado, a goma xantana também é utilizada nestes xaropes!
Obrigada pela informação Sofia, sempre extremamente útil. Estive com o Vasco nas urgências de um hospital, como sabes, e foi algo difícil para o pediatra que nos atendeu descobrir um antibiótico que pudesse prescrever, porque o nosso conhecido xarope clamoxil agora também tem o malfadado aspartamo. Obrigada mais uma vez pelo teu ombro amigo e apoio nesta, como em tantas outras, situações de aflição. Beijinhos
ResponderEliminarQuerida Paula,
ResponderEliminarOs teus problemas são os meus problemas, e nada melhor do que estar com a cabeça fria para sistematizar um pouco estes "caminhos". Como os Mosqueteiros, Um por todos e todos por Um.
Beijinhos
E não é que parece que estava a adivinhar? Hoje mesmo, nas urgências de Santa Maria, quando chegou a hora da prescrição, saltei (a convite) para a cadeira do lado da médica e orientei-a através do site do Infarmed para confirmarmos a composição do Atarax! Muito útil, mesmo.
ResponderEliminar