People who are different change the world

26/05/2015

Tudo é possível...

Olá a todas, sei que já faz muito tempo que não escrevo por aqui. Acontecimentos recentes fizeram-me escrever este post para vocês como um motivo de inspiração.
O tempo passa, passa depressa, parece que foi ontem que entrei na faculdade e sexta-feira já será o meu último dia de aulas ali.
Passou-se muita coisa, conheci pessoas fantásticas das quais não quero perder o rasto nunca, aprendi muito com grandes mestres que me ensinaram muito mais do que simples matérias na sala de aula.
Mudei muito, confesso que sim, conheci-me como realmente sou e descobri o meu próprio caminho.
Esta pasta é o símbolo de uma vitória, ou melhor, de várias vitórias conseguidas após três anos de trabalho, dos quais não me arrependo, só lamento ter passado tudo tão depressa.
Conheci verdadeiras dificuldades, descobri que nem todos os direitos estão garantidos, descobri o lado mau das pessoas, descobri o lado bom delas e o que é inesperado pode ser muito bom.
A Universidade é um mundo bastante complexo, repleto de experiências de vários tipos. Podes perder-te nelas como nem as viver.
Eu escolhi um pouco dos dois nos meus últimos dois anos de curso, voltaria a fazer essa escolha.
Vivi a vida académica, mas sem deixar os estudos. Este ano foi mais intenso de experiências que os anteriores.  Sinto-me bastante diferente e preparada para as próximas etapas que se seguirem, com a noção daquilo que quero para a minha vida !
A Leucinose nunca foi impedimento ainda que tivesse tido alguns problemas com ela tanto neste ano como ainda no primeiro, mas nunca a considerei uma barreira.
Em Outubro, irei rumo ao país vizinho para trabalhar na minha área, ensinando a minha língua, a minha pátria a quem a quer aprender.
Isto tudo para vos mostrar que os vossos filhos têm armas que vocês não imaginam nem eles próprios. Têm uma força incrível e estão preparados para as situações.
Muitas vezes ri-me das perguntas das pessoas porque eram sempre as mesmas e algumas se esqueciam que não podia comer, outras achavam me normal como qualquer pessoa e tinha um amigo que tinha receio de comer comigo para não me magoar. Cada um irá reagir à sua maneira a nós. Alguns conseguirão ver para além do que tu comes. Outros não é a vida não consigo mudar a mente das pessoas.
Irei continuar a ser quem sou e a fazer o que faço sem que a doença interfira na minha vida, continuarei a ajudar quem vier ter comigo com doença rara quer seja a língua que fale, ou o país onde viva.
Sou feliz assim e sinto-me bem como nunca o tinha sentido antes!
E o mais importante: Estou orgulhosa de mim mesma, de todo o meu percurso de vida !
Não haverá desistências quando se trata daquilo que realmente queremos!

4 comentários:

  1. Querida Catarina,
    O teu exemplo de força e determinação é absolutamente maravilhoso, e sim, acredito que os nossos filhos possuem armas incríveis e que, tal como tu, nos vão surpreender ao longo de toda a nossa vida. Obrigada por esta partilha tão importante e desejo que assim continues, a vencer barreiras e a conquistar o mundo. A leucinose, assim, como as outras metabólicas, devem ser consideradas como parte do desafio.
    Muitos beijinhos e abraços meus
    Também partilho da alegria e do orgulho de te ver assim, tão forte, determinada e crescida, eras uma miúda, estás uma mulher feita

    Obrigada

    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Catarina,
    Adorei ler este teu belíssimo e inspirador testemunho. Confesso que ao ler o teu post, e apesar do meu Vasco apenas ter 5 anos, reconheço nele algumas características que descreves: força, confiança, determinação. Obrigada por partilhares connosco esta tua experiência de vida. Estou muito orgulhosa de ti e desejo que esta nova etapa da tua vida seja repleta de sucessos. Stay strong! :)

    ResponderEliminar
  3. Mts Parabéns Catarina!
    Grande vitória esta!
    Desejo que toda essa força que mostras no teu testemunho se mantenha e cresça no teu dia-a-dia. Vai em frente, porque tens dentro de ti as capacidades de uma lutadora (ex: a Leucinose) e isso da-te asas para atingir todos os sonhos que tenhas e venhas a desenvolver.
    Muitas felicidades
    Sony e Iny

    ResponderEliminar
  4. Olá sou o Fabio casado com Ana Carolina, descobrimos a leucinose em nossa filha com 7 dias de vida, e estamos procurando exemplos como seu, sei que teremos um grande luta pela frente e que Maria Izabel consiga melhorar dia a dia, quero apenas agradecer o seu relato se possível seu contato,
    Obrigado
    Fabio e Carol
    Fabio.guisarsfaria@gmail.com/fabio@daydog.com.br

    ResponderEliminar