People who are different change the world

03/03/2015

Bolo de laranja para toda a família :)


Há algum tempo que adoptei a regra que, quando faço uma sobremesa para nós quatro cá em casa, essa sobremesa tem de ser para todos, ou seja não faço uma versão para nós e outra para o Vasco, faço uma única versão que, por um lado, tem de ser suficientemente hipoproteica e, por outro, suficientemente saborosa, como é suposto uma sobremesa ser.
Isto por razões óbvias: somos a família do Vasco e acho que não é preciso dizer mais nada.
Para além disso, a sobremesa (doce) não é uma necessidade alimentar, é um plus, e portanto há aqui muito espaço para todos podermos saborear a mesma coisa, já basta o que de diferente é necessário fazer para o prato.
Bom, mas nem tudo são rosas, esta regra para se implementar é o cabo dos trabalhos, eu procuro imensas receitas, que se possam naturalmente adaptar a uma dieta hipoproteica, o que não é fácil. Receitas hipoproteicas de raiz testo poucas e só de fonte confiável, porque às vezes basta olhar para os ingredientes para conseguirmos adivinhar que a) vai ser mais do mesmo b) vai ser um falhanço e portanto nem vale a pena tentar.
Por outro lado, a farinha hipoproteica tem se ser usada com conta, peso e medida, pelo que não faço tantos bolos como gostaria.
Até que surgiu uma receita de pão, partilhada no facebook por uma mãe do nosso grupo (olá Joaninha!) com uma mistura de farinha sem glúten e de milho, ambas da marca e à venda no supermercado do El Corte Inglés, que experimentei a gostei do resultado final, pensando que "esta mistura deve ser óptima para bolo".
As farinhas são estas:
 
A farinha sem glúten tem 0,25g de proteína em 100g e a farinha de milho tem 1,25g de proteína em 100g.
Comecei por fazer uma adaptação de um bolo de laranja-limão, que adoro, mas que leva um ovo, (eu sei, foi ambicioso da minha parte...). Já fiz a receita 2 vezes e está quase lá, acho que na próxima tentativa vai ficar perfeito!
Entretanto vi uma receita de bolo de laranja e clementinas sem ovos no blog da Mafalda Pinto Leite http://www.diascommafalda.com/bolo-laranja-e-clementinas/ e decidi experimentar com esta mistura de farinhas e mais algumas pequenas adaptações. E não é que saiu bem à primeira!
Bolo de laranja saído do forno
Passemos então à receita:
Pré-aqueça o forno a 180º e unte uma forma média com manteiga e polvilhe com farinha (eu ainda coloquei papel vegetal no fundo da forma)
Ingredientes:
320g de farinha sem glúten
50g de farinha de milho
1 chávena medida de açúcar
1 e 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
raspa da casca de uma laranja grande
2 chávenas medida de sumo de laranja (a chávena medida que tenho leva 240ml)
3/4 de chávena medida de óleo
2 colheres de sopa de vinagre de cidra
Numa tigela grande misture as farinhas, o açúcar, o bicarbonato, o sal e a raspa de laranja.
À parte e num copo alto misture o sumo de laranja, o óleo e o vinagre.
Deite os líquidos na mistura seca e bata bem até ficar bem misturado. Deite a massa na forma preparada e leve ao forno que já deve estar bem quente.
Deixe cozer cerca de 40m (vá vigiando porque o tempo pode variar).

Todos gostámos do resultado final :)
São servidos?


Beijinhos
Paula Viegas

8 comentários:

  1. Delícia!
    Querida Chefa, tenho mesmo que ir ao Corte Inglês comprar essas farinhas! No entretanto vou tentar uma aproximação com a prata da casa, porque ando mesmo mortinha por fazer um bolinho de laranja para o João!
    O aspecto está maravilhoso e imagino que o sabor também! Sou servida sim, dá cá uma fatiazinha ou duas para o lanche.
    Beijinhos e obrigada
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sabes onde podes encontrar uma fatia à tua espera Chef! E suponho que também podes tentar com a farinha Loprofin, mas não garanto resultados. Bjs

      Eliminar
  2. Aqui tem tanta preocupação com glúten free e naturais que certamente vale a pena estudar as prateleiras do mercado e até mesmo sonhar com novos sabores aqui em casa e sabor em família que nunca me permiti, além do brigadeiro e sorvetes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joselma, o glúten free é mesmo uma moda. Eu acredito que tudo pode ser incluído, com moderação e variedade. O Vasco é um guloso e fica super feliz quando todos comemos o mesmo bolo. Com o extra de poder rapar a tigela do bolo :)

      Eliminar
    2. Joselma,
      Há que explorar as pequenas pontes que existem e com os celíacos em particular, temos algumas!

      Eliminar
  3. Olá, devo ir passar os anos da Mafalda à Disneyland... :) Estou com medo principalmente por causa da parafernália e alimentos que vou ter que levar para nada falhar... Uma coisa que gostava era de levar o bolo de anos já feito... conseguem-me dizer se esse aguenta algum tempo sem ficar duro? Ou comeram-nos todo e não deu para ver??? Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel, o bolo aguenta-se bem durante dois dias, ao terceiro já está um pouco mais seco, mas perfeitamente comestível (eu escondi umas fatias para testar :)

      Eliminar
  4. Eu fiz algum tempo este bolo ficou optimo fiz com loprofin estava uma delicia eu adorei o bolo laranja

    ResponderEliminar