People who are different change the world

17/09/2013

O sorvete italiano

Morango e meloa uma conjugação perfeita
Na caixa à porta dos Santini:
- Por favor, quero dois copos pequenos com uma bola de dois sabores.
- Mãe, quero um cone, não quero copo.
- João, a Mãe também vai comer um copinho igual.
- Mãe, eu não quero um copo, quero um cone!
- João, não pode ser um cone que te faz mal, os copinhos são muito bonitos e tu vais ver como os sorvetes são maravilhosos. Vamos comer os dois igual!

Avançamos depois até ao balcão com os tickets pré-pagos na mão:
- Quero um copinho com morango e meloa ( o morango dos Santini, é seguramente o melhor morango que alguma vez provei em gelados do género) e o outro com morango e manga.
- Mãe, quero chocolate. - diz o João de nariz encostado ao vidro da montra dos gelados recheado das cuvettes com mil cores.
- João, chocolate não pode ser. Vamos comer morango e outro sabor, preferes que fruta?
- Eu quero chocolate.

Agarrei nos dois copos de sorvete e fomos os dois para a esplanada numa mesinha de dois lugares frente a frente. O João provou o morango com a colherzinha. Duas colherzinhas passadas, declarou:
-Mãe, o que eu queria era chocolate.

Desde que o João fez um ano que todos os Verões eu planeio leva-lo comigo aos Santini. Todos os Verões desde essa altura, que deixei de comer os meus sorvetes preferidos, ou quando o fazia era às escondidas e com sentimentos de culpa.
O João passou o Verão com os valores no limiar máximo do intervalo e quando finalmente baixaram entendi que tinha chegado a altura para o iniciar nos meus sorvetes italianos favoritos. Há já dois anos que tento obter da fábrica Santini a informação nutricional dos sorvetes de fruta, mas sem sucesso. Por isso baseada na informação de que estes sorvetes são feitos de água, açúcar e fruta fresca, parece-me seguro partilhar um sorvete de fruta da Tabela sem riscos.
O que eu pensava ser um momento de partilha especial entre Mãe e o menino dos meus olhos, revelou-se uma decepção. Será da idade, do mau feitio? Será que lhe transmiti nos genes a loucura pelo chocolate, mesmo sem alguma vez o ter provado? Ou será que o fruto proibido vence sempre? É o mais desejado por muito boas que sejam as alternativas. Não sei. Também serviu para eu desdramatizar as idas aos gelados, já percebi que vai sempre trocar-me as voltas e que é impossível agradar-lhe por muito que eu me esforce.

3 comentários:

  1. Eta amiga, que situação né, acho q muitas já passaram por isso e muitas ainda vão passar. A minha sugestão, de quem ainda não passou pq Arthur é pequenino ainda, rs.... É negociar, tipo: João, você quer ir tomar sorvete em tal lugar? - Quero mãe. Então você sabe que quando chegarmos lá não poderá escolher tais e tais, somente os de frutas, vc quer assim mesmo? .... sei que falando parece fácil, imagino que na prática não seja, de todo modo é só uma ideia amiga, rs.... Um bj bem grande.

    ResponderEliminar
  2. Viva Adriana,
    É difícil para mim lidar com a negação permanente. E mais ainda negociar com os 4 anos e meio determinados do meu pequeno Pku. Leva tudo apaixonadamente, quando gosta, adora, quando não gosta, odeia. Os meus planos estudados ao pormenor para que tudo corra bem ou pelo menos razoavelmente bem, acabam sempre virados do avesso.
    Mas, Dri, este é um pequeno episódio que para mim é significativo. Não sei se estou a falhar ao não lhe dizer frontalmente que ele tem uma doença que o impede de comer esses alimentos em particular, vou-lhe dizendo que não pode porque lhe fazem mal, mas se calhar deveria ser mais assertiva. Na verdade , acho brutal ter que lhe explicar um dia a doença, e esse momento há-de chegar mais tarde ou mais cedo. São as minhas dúvidas e a minha aprendizagem individual que continua a ser diária.

    Beijinhos e abraços

    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Olá Sofia,
    Também passei ao meu Vasco o gene "loucura por chocolate".
    Neste Verão também decidi ir a uma gelataria na Costa de Caparica que tem gelados artesanais óptimos e passou-se exactamente o mesmo, queria chocolate. Mas teve de se contentar com um sorvete de fruta, neste caso banana, mas nem sequer tocou nele.
    Também não tenho a informação nutricional do gelado, apenas a garantia do responsável que os de fruta são feitos com polpa de fruta, açucar e água.
    Beijinhos

    ResponderEliminar