People who are different change the world

23/09/2013

O Mercado de Campo de Ourique, é muito chique!

A chegada ao Mercado evidenciando a Porta Principal
Abóboras, Romãs e alhos e cebolas perfeitamente arrumadas
Os marmelos, os tomatinhos em rama perfumados e os figuinhos pingos de mel
As montras perfeitas, o tubarão a atrair os olhares, o Sousa Tavares entre amigos
A balança oficial, a Luzinha à procura de uma ameixa e a galinha empalhada
Os nossos meninos lindos e uma princesa cheia de Luz
Pontuação do Mercado
Qualidade dos produtos : Boa 4/5 Pontos
Apresentação: Boa/Excelente 5 Pontos
Quantidade/Diversidade: Pouca 2 Pontos
Preço: Médio/Caro 2/3 Pontos
Lugar: Central, Limpo, Pouca Luz 4 Pontos
Café: Não descobrimos (mas está rodeado de muitos e excelentes cafés) 0

Talvez fosse necessário um guia, alguém que esteja habituado a fazer as suas compras neste mercado para nos orientar e nos apresentar os melhores spots para as compras, mas a verdade é que fomos todas igualmente à descoberta. O mercado apresenta-se acabado de receber obras de renovação e ainda faltam preencher muitos espaços o que deixa uma certa sensação de vazio e lhe retira vida. As bancas impecavelmente apresentadas, parecem a concurso, e os frutos e legumes calibrados e polidos brilham no seu lugar. Os preços achei-os bastante caros, ou sou eu que nestes tempos de vacas magras faço muitas contas e acho tudo muito caro! A verdade é que a minha merceeira de bairro habitual tem produtos frescos e bons por preços muito mais friendly, dai que a minha ceira tenha vindo muito leve. Achei que a peixaria tinha muito mais vida do que o mercado de frutas e legumes o que também pode ter a ver com a luz dos espaços e com o facto de não haver vazios nas bancas. E talvez haja sempre muito mais vida nas bancas a reluzir de gelo, guelras e olhos brilhantes. A profunda remodelação que sofreu deve ter-lhe alterado o cariz para uma boutique de frescos o que é um conceito interessante mas diferente daquele que gosto num mercado clássico, as bancas vazias a anunciar petiscos e sushi, são uma promessa que fica por cumprir por enquanto. Talvez mereça uma visita daqui a alguns meses quando estiver em pleno funcionamento mas assim, nestes moldes fez-me logo muitas saudades do mercado de Cascais cheio de desarrumação, gente, vida e luz! Bem haja a visão dos primeiros frutos a anunciar o Outono, como uns belos marmelos, os figuinhos pingos de mel dispostos em cama de folha de figueira, trés chic!
Quanto à companhia, foi uma alegria estar com este pequeno grupo de Mães e já amigas (apesar da minha pavorosa enxaqueca que me impediu de estar completamente presente!), com a miudagem pequena a brincar, o meu João ficou em casa (traição). O café com uns deliciosos mimos Pku da nossa Chef Paula Viegas a fazer as delícias de toda a gente e a conversa a disparar de todo o lado. Foi muito bom! E em Outubro mudamos o cenário mas mantemos a alegria.
Bem hajam

5 comentários:

  1. É um mercado definitivamente muito chique, calmo e também muito caro. Não faz muito o meu género e logo depois de ter visitado o mercado de Cascais, com toda aquela abundância e confusão (como eu gosto :)) foi um choque. Mas encontrei umas pequenas precisosidades como uvas pretas sem grainha deliciosas, beterraba com rama, rainhas cláudias e uns tomates cereja tão doces que fazem justiça ao facto do tomate ser uma fruta. A companhia foi maravilhosa, adoro estes encontros em que se põe a conversa em dia, os miúdos brincam, trocam-se dicas e receitas, explora-se a variedade do mundo vegetal e (cereja no topo do bolo) toma-se um café com as amigas. Obrigada minhas queridas foi maravilhoso e espero que possamos repetir brevemente mais uma excursão a um mercado. Se tiverem sugestões não se acanhem :) Bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu já não ia a um mercado há anos, diria mesmo muitos anos... E foi bom voltar e agora vou com outros olhos! Mas o mais delicioso destas visitas ao mercado é a companhia, adorei estar com vocês, conversar e a partilha de experiências é algo que me enche tanto! Foi uma manhã tão bem passada e acreditem cheguei a casa muito feliz e já a pensar no próximo mercado! :) e deixo aqui as minhas sugestões Mercado de Arroios, Mercado de Alvalade e Mercado de Benfica... Também podemos voltar ao Biológico do Príncipe Real, ou experiência o Biológico do Campo Pequeno Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria João,

      Eu também adorei e acho que se o tempo o permitisse, podíamos fazer uma "dobradinha" do Príncipe Real, se a Chef Paula concordar. Nem que fosse para nos despedirmos dos Mercados ao ar livre que são tão especiais e ali tudo é mais do que perfeito. Senão podíamos seguir com o Mercado de Arroios, como sugeres, que também é uma bela ideia e há anos que passo à porta sem entrar.
      Eu adoro Mercados e adoro descobrir Lisboa por isso alinho em todos. Adorei ver o Gui, ganhou o Sr. Gui o prémio das bochechas fofas!
      Beijinhos e obrigada
      Sofia

      Eliminar
  3. Sou encantada com esses encontros de vcs, "felizmente" não temos aqui na minha cidade outras pessoas com questões semelhantes, mas seria ótimo partilhar tantas boas experiências. Ahhhh!!!!! que lindos príncipes e que lindas princesas vcs tem por aí. Um bj grande.

    ResponderEliminar
  4. Viva querida Dri,
    A Dri era de certeza uma das Mães que alinharia neste programinha simples e divertido!
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar