People who are different change the world

04/05/2012

Mercado da Ribeira

Mercado da Ribeira * Azulejos da Entrada Principal * As naves
Abóboras Menina* Abóboras de Gila * Couves Pak-Choi
Os alhos franceses e os rabanetes * Montra de cogumelos fresquíssimos* Erva Príncipe
Uma ida ao mercado da Ribeira à procura de batata doce decente e de xuxú branco, dá sempre nisto, saio de lá carregadinha de maravilhas fresquíssimas, e mais pudesse carregar, mais traria. É sempre uma festa, o João delira com o eléctrico comprido, como lhe chama, que apanhamos na Praça da Figueira, delira com a largueza do espaço do Mercado que é dividido em duas gigantescas naves, com enormes corredores onde pode dar asas às suas corridas atrás das pobres pombas que por azar lhe cruzam o caminho e lá entraram à procura de alimento. Pede-me para ir ver os peixinhos, que nunca provará o sabor, mas que o fascinam com os olhos brilhantes e as formas recurvas sobre o gelo. Eu deliro com as abóboras gigantes e de formas variadas, com as resmas de cebolas e batatas, com a variedade de produtos expostos, com as flores aos molhos, com as conversas divertidas e a simpatia das vendedoras. Trouxe de lá a famosa chicória da Paula Viegas, a espirrar verde e ao preço da chuva, alfaces francesas macias, que adoro, gengibre fresco, cebolas roxas, cabeça de aipo que insisto em pôr nas massas contra tudo e contra todos, cogumelos pleurothos (já desapareceram.) e marrons fresquíssimos, funcho, beringela,  pimento vermelho, morangos deliciosos, as tais batatas doces, finalmente a salsa, os coentros e a hortelã, gentileza da casa, comme il faut! As couves romanescas também lá estavam a sorrir para mim, mas desta vez eu não caio, só para decoração. E por falar em couves, fiquei a namorar as Pak-choi de produção nacional, são lindinhas e apetitosissimas, alguém já provou? Trouxe também, para experimentar um bocado de erva príncipe, que na verdade não percebi muito bem como utilizar, chás e caldos? E não gastei muito o que é muito importante nos tempos que correm. Faltou-me tempo para matar saudades do Cacau, em memória de outros tempos, e ir cuscar as lojas de produção biológica (muito mais caras!) e as mais exóticas dedicadas a produtos afro brasileiros que envolvem o mercado. Lá está, terei que regressar com mais tempo. Aconselho o passeio com os miúdos, divertem-se e aprendem imensas coisas novas.
As compras

3 comentários:

  1. Que delícia... que cores e formas fantásticas e que Saudável. Aí está um bom passeio aos nossos Bons mercados. Estou longe do Mercado da Ribeira, mas conheço bem :) que descrição.... apetece-me ir agora mesmo. Os nossos filhotes são uns privilegiados porque aprendem o que de melhor há na gastronomia saudável. Usufruir do melhor e mais saudável que existe para a alimentação (Sabor, cor, textura)um vício quando se aprende a gostar :) Obrigada Sofia pela partilha, bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Abriu-me o apetite, que deliciosa crónica. Imagino as corridas nos corredores.... Não vou à ribeira, há tanto tempo que nem me lembro.
    Passeio a combinar!!
    Espero que agora sejam invenjadas novas combinações à mesa. Boa partilha!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Sofia,
    Mas que relato maravilhosos! Temos de combinar uma ida ao mercado da Ribeira, que não frequento há anos. Os mercados, praças, bancas de beira de estrada, vendedores de rua e qualquer local onde haja frutas e verduras fresquíssimas é para mim uma tentação!
    Beijinhos

    ResponderEliminar