People who are different change the world

01/07/2011

A gestão das Partes da Dieta e a Saciedade

"A soma total de phe ou partes por dia, pode ser distribuída de várias formas mantendo sempre o equilíbrio nutricional e de saciedade.
Por exemplo, se comer 150g  (0.37 partes) de maçã fica saciado e não tem fome para comer mais, se comer 25g (0.37 partes) de banana claro que não fica saciado e quer comer mais." 
Retirado das indicações da nossa dietista Dra. Zélia do H.S.M.

É aqui que reside a nossa principal intervenção na gestão da alimentação dos nossos filhos. Tendo sempre em mente que devemos respeitar rigorosamente o número de partes prescritas na dieta do hospital, podemos depois adaptar as refeições às variações de apetite e ao gosto dos nossos filhos. Hoje está com um apetite devorador? Vou fazer sopa de cenoura, com abóbora e cebola, e dar um prato de sólidos com tomate fresco e azeitonas a acompanhar massa hipoproteica! E da maçã (1P=400g.) ou da pêra, pode comer até se fartar!
Amanhã está com pouco apetite e esquisitinho para comer? Então dou-lhe feijão verde no prato com cogumelos frescos que ele adora (cogumelo, para ser rigorosa ou mesmo uma metade ou um quarto...), tudo cozido a vapor e regado com azeitinho do bom, e uma sopa de beterraba, cenoura, cebola, abóbora e coentros, por exemplo. Opto entre as cerejas e os morangos, a meloa ou as uvas brancas sem graínha (e viva o Verão e a fruta da época!), ou se ele estiver com mesmo muito apetite dou parte em maçã ou pêra. 
É aqui que entra a nossa liberdade e criatividade, a gestão das Partes conjugada com as variações do apetite para que seja atingida a Saciedade e de forma a que as refeições sejam também momentos prazeirosos. Que dentro das possibilidades curtas das grandes restrições a que estão sujeitos, possamos abrir-lhes também o PRAZER da alimentação o mais possível variada. É para mim este o grande desafio, ver o meu pequeno vegetariano à força, a deliciar-se com dióspiros e figos pingo de mel com a família toda a fazer o mesmo. Partilhar com ele o Prazer da Mesa, dentro do possível, claro! É um caminho longo, mas que eu continuo a acreditar que há ainda muitas possibilidades a explorar com as Cozinhas do Mundo, com a mandioca, a araruta e outras formas mais exóticas de cozinha. Lá chegarei, estou certa.


Tabela de equivalentes de Fenilalanina em dieta para Fenilcetonúria do CN/IGM
Cenoura crua 1P=110g
Abóbora crua 1P=110g
Cebola crua 1P=77g
Tomate crú 1P=133g
Feijão verde 1P=63g 
Cogumelos frescos crús 24g 
Cerejas 1 P= 87g
Morangos 1P=111g 

6 comentários:

  1. Gostei muito do teu post Sofia.
    Tenho adoptado essa estratégia agora que o Vasco já faz sopa, prato principal e fruta. Ou seja, tento colocar na sopa alimentos mais ricos em phe, com vista a diminuir a respectiva quantidade e assim conseguir que ele coma o prato principal e a fruta. É uma longa aprendizagem é certo. E existem alguns alimentos (frutas, legumes e outros), que tenho vindo a investigar, que não constam na tabela, mas que poderão ser incluidos na dieta.
    Este tipo de informação deveria estar congregada e acessível a qualquer um.
    Obrigada por partilhares essa dica.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ola Sofia. É uma sugestão/dica em que nunca tinha pensado.
    No caso da tabela de partes do André é um pouco diferente, pois cada legume ou fruta tem mais gramas do que a vossa, porque eu só controlo a proteína, mas a maneira de funcionar é igual a vossa.
    Por exemplo 1g proteína = 1 parte = maça-500gr
    1g proteína = 1 parte = cenoura crua -143gr
    abóbora crua - 143gr
    feijão verde - 52gr
    Banana com casca - 125gr
    pêra - 333 gr
    Mas na finalidade posso sempre jogar assim como dizes, e eu mais uma vez agradeço estas dicas , que só vou aprendendo, ainda estou muito verde nisto das sopas e papas de fruta, mas assim com a vossa ajuda vou lá.
    Agora mais um mês e o André inicia os sólidos, vai dando sugestões do que se pode fazer/conjugar , como falaste em cima de 1 prato de feijão verde e cogumelos,outro de tomate fresco azeitonas e massa, são estas coisas que ainda me faz confusão pois estava habituada a ter sempre carne e peixe a acompanhar e quase não usava legumes, assim não sei como fazer, por isso aceito todas as ideias.

    Obrigada pelas dicas, e vai dando mais.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Sofia sou eu a Sandra mãe do Rafael e estou a ver se consigo agora enviar a mensagem bjs Sandra

    ResponderEliminar
  4. Viva Sandra!
    Problema informático finalmente resolvido? Ainda bem! E ainda bem que finalmente nos conhecemos ontem! Adorei, e o teu Rafael é fantástico! Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  5. Ufa até que enfim que consegui resolver o problema agora nunca mais paro de comentar e escrever e espero que iniciativas como a que houve ontem se realizem mais vezes para país e filhos se encontrarem e conviverem beijocas Sandra

    ResponderEliminar
  6. Olá Sofia,estou fascinada com a tua persistência e apetência culinária nos "não proteicos" ou leveproteicos...escrito por ti , "os pratos" ainda parecem mais saborosos! Beijinhos da mana que adora os "verdes, laranjas e roxos" dos legumes.Paula

    ResponderEliminar